Comportamento Educação dos filhos

Experiências criativas na infância impactam as escolhas na vida adulta

Mãe e filha desenhando em uma folha rosa.
Escrito por Anna Maria Oliveira

“Todos os dias, aquela criança saía. E o primeiro objeto em que punha os olhos, nele se tornava. Aquele objeto passava a fazer parte dela o dia todo ou parte do dia ou por anos e ciclos intermináveis de anos.” – Walt Whitman 

A palavra criança do latim “creare” tem o mesmo radical de onde derivam as palavras criação e criatividade, e indica total relação com o mundo da infância.

A criança é uma (re)inventora por natureza, ao explorar o mundo cria soluções inesperadas para problemas ou desafios.

Garoto pequeno segurando uma câmera fotográfica em seu rosto.

Usa a imaginação, enxerga as formas das coisas com olhar amplo, descobre o prazer de brincar, inventar histórias, desenhar, pintar, transformar a função de objetos e a realidade que a cerca.

As experiências vivenciadas na infância são responsáveis por muito do que realizamos na vida adulta.

A motivação da criança por uma determinada atividade é que prepara o caminho para uma vida criativa.

As crianças entram, facilmente, no estado de fluxo criativo em que o tempo cronológico não existe, o tempo mítico é ampliado, a noção de tempo não é uma preocupação.

O dilema da vida contemporânea está na pressa que temos em realizar tarefas, dar conta das demandas diárias, das ocupações, e esses comportamentos estão permeando a vida das crianças. A cultura da pressa do adulto surge no instante em que a criança está no auge de seu processo criativo, no tempo fora do tempo.

Você também pode gostar de:

Outro aspecto importante: a criatividade da criança não é estimulada sob críticas constantes, vale mencionar que os elogios fora de contexto são extremamente prejudiciais.

A criatividade floresce quando fazemos as coisas por prazer, se existe sentido, significado, existe motivação para ser e fazer algo.

Diante dessas afirmações, vale a pena relembrar:

O que você gostava de fazer na sua infância? 
Que histórias gostava de ouvir ou inventar? 
Como era a sua relação com a natureza? 
Com quem gostava de brincar?

A nossa criança interior pode ser a nossa mestra, a nos guiar quando o adulto balançar.

Menina asiática entre asas desenhadas na parede.

Ela está disponível, basta um sorriso, um gesto de afeto!

E ela vai convidar você para brincar, soltar as cargas da vida diária e ser mais criativa.

Exercício para (re)encontrar seus recursos internos criativos.

“Sente-se confortavelmente, com as costas retas e as mãos relaxadas. Feche os olhos, inspire e expire suave e profundamente. Depois respire naturalmente. Deixe que os pensamentos apareçam e desapareçam sem dar importância a eles. Agora traga uma questão desafiadora para sua mente. Apresente o desafio para si mesma, sem julgamento ou emoção, deixando-o apenas diante de seu olho mental. Em pensamento, diga ‘a intuição que existe em mim já conhece a solução para esse desafio’. Sinta a energia latente da intuição. Respire profundamente e diga ‘dentro de mim, no centro do meu corpo, existe uma vontade absoluta e robusta para solucionar essa questão. Tenho coragem firme para resolver esse desafio. Minha compaixão me permite me perdoar e perdoar outros. À medida que os pensamentos sobre seus recursos cruzarem sua mente, fixe a atenção neles, sem tentar resolver nada. Apenas sinta e renda-se aos seus recursos internos. Quando se sentir pronta, abra os olhos suavemente. Depois disso terá mais consciência de como proceder. Sempre que sentir vontade, refaça a prática. Sementes de uma ideia surgirão. Cuide delas e crie um lindo jardim, alegre e leve, como sua criança interior.”

Boas práticas e reflexões!

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Atuo como palestrante, consultora, professora formadora na abordagem meditação e yoga lúdico na educação, desenvolvida por mim. Graduada em cursos complementares, como arte contemporânea, xilogravura, educadora brincante, reiki tibetano, técnicas corporais ayurveda, instrutora de yoga na educação com crianças.

Vasta experiência em educação pública e no terceiro setor.

Realizo atendimento individualizado para profissionais da educação, utilizando a abordagem consultoria integrada experiencial.

Fundadora da Academia Confluência, escola de desenvolvimento humano para autogestão.

CONTATOS
E-mail: annaeduc@outlook.com
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira