Autoconhecimento

Felicidade não tem fórmula mágica… mas já conhecemos os ingredientes

Muito se questiona desde muito tempo atrás: qual é o segredo da felicidade? Bom, não existe um ingrediente secreto ou um hábito com o qual, se você adquirir, todos os seus problemas serão resolvidos. Mas a ciência já aponta diversos detalhes que contribuem significativamente para isso.

Analisando o ranking dos 10 países mais felizes do mundo, divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em 2022, podemos perceber que, no topo da lista, figuram os países nórdicos.

Tendo em vista diversas pesquisas que apontam o Sol como um fator essencial para os processos cerebrais que moldam a felicidade, ter predominantemente países com clima frio entre os mais felizes do mundo pode parecer incoerente, mas isso serve para ressaltar que apenas o clima não é o suficiente para definir o humor.

Expectativa de vida saudável, alimentação, relação com a natureza, conhecimento, renda e, destacadamente, a segurança também são fatores muito importantes para a percepção de felicidade. Para ser feliz, é importante primeiro suprir as necessidades básicas.

Mulher feliz na beira da praia com uma perna levantada
marymarkevich / Freepik

Mas, além disso, a inteligência é um aspecto fundamental para a felicidade. Ela proporciona a capacidade de ver o mundo de uma forma mais analítica, de lidar melhor com os sentimentos, o que ajuda a prolongar e estimular sensações de felicidade, reduzindo a influência do cenário nesse processo.

Para reforçar isso, também podemos analisar que grande parte dos países que estão no ranking dos mais felizes do mundo também figura no ranking dos mais inteligentes, em especial no caso dos países nórdicos, que, no passado, foram marcados por guerras e atos de barbárie e hoje têm habitantes mais introspectivos e analíticos, demonstrado uma evolução.

Você também pode gostar:

Isso também pode ser trazido para nosso dia a dia. Evoluir, olhar para trás e aprender com nosso passado como evitar situações que trazem tristeza é a habilidade mais importante para alcançar mais felicidade.

Sobre o autor

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, psicanalista, neuropsicanalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e especialista em neurociência cognitiva e comportamental, neuroplasticidade, psicopedagogia e psicologia positiva.

Pós PhD em Neurociências e biólogo membro das principais sociedades científicas como SFN - Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Sigma XI, sociedade científica onde os membros precisam ser convidados e que conta com mais de 200 prêmios Nobel e a RSB - Royal Society of Biology, maior sociedade de biologia sediada no Reuno Unido.

É membro de 10 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa, Intertel, ISPE, Triple Nine Society, coordenador Intertel Brazil, diretor internacional da IIS Society e presidente da ISI e ePiq society, todas sociedades restritas para pessoas com alto QI comprovados em testes supervisionados. Criou o primeiro relatório genético que estima a pontuação de QI através de teste de DNA e o projeto GIP - Genetic Intelligence Project com estudos genéticos e psicológicos sobre alto QI com voluntários.

Autor de mais de 50 estudos sobre inteligência, foi voluntário em testes de QI supervisionados, testes genéticos de inteligência e estudo de neuroimagem já que atingiu a pontuação máxima em mais de um teste de QI em mais de um país corroborando com os demais resultados genéticos e de neuroimagem.

Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.

Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo, criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.

Lançou os livros “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, “Como Se Tornar Uma Celebridade”, “7 Pecados Capitais Que a Filosofia Explica” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.

Contatos:

Email: deabreu.fabiano@gmail.com
Site: deabreu.pt
Site: pressmf.global/
Facebook: FabianodeAbreuOficial
Instagram: @fabianodeabreuoficial
Twitter: @Filosofofabiano
Youtube: Filósofo e jornalista Fabiano de Abreu
Linkedin: Fabiano de Abreu