Convivendo

Férias com crianças em casa. O que fazer?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As férias estão aí para as crianças, mas muitos dos pais não têm o mesmo privilégio. O problema está em o que fazer para que as crianças possam aproveitar seu tempo de maneira produtiva e divertida mesmo com a rotina dos pais no ritmos de sempre?

Uma boa alternativa para os pais trabalhadores é que, no período que as crianças estariam em aulas, elas possam estar sobre a responsabilidade de algum outro parente como as avós, afinal toda criança adora a casa da vó, ou até mesmo que seja feito um combinado entre famílias de amigos para que possam alternar turnos para que seus filhos e os colegas fiquem um pouco em cada casa.

No tempo em que estiverem juntos em casa é normal que elas queiram mais atenção. Por não estarem no meio dos amigos e realizando os horários e tarefas do dia a dia, essas crianças buscam estar ativas o tempo todo e estar perto dos pais significa para eles a nova companhia para brincadeiras.

Preparação

Sabendo disso, prepare seu tempo para dedicar-se mais aos seus filhos nessas férias. Será importante estar com eles e ao mesmo tempo se tornará um grande prazer.

Aceite que algumas tarefas terão de ser deixadas de lado e aproveite este tempo para se divertir também você mesmo.

O que fazer?

Não faltará criatividade para eles dentro de casa, afinal, sabem se distrair com pequenas coisas. Mas se para os pais estão faltando propostas de atividades, abaixo seguem algumas dicas do que fazer com os filhos dentro de casa e também atividades interessantes, baratas e divertidas para sair com eles por aí.

Encenação

Vocês podem, juntos, criar e ensaiar uma peça de teatro. Essa brincadeira é ainda interessante por estimular o pensamento e a habilidade de concentração. Façam ensaios e montem uma trama envolvente e que chame a atenção das crianças. Então, podem montar um cenário e apresentar um espetáculo, a presença de espectadores, sejam eles parentes ou até mesmo bichinhos de pelúcia deixará a brincadeira mais completa.

Argila e Papel Maché

Essa brincadeira pode sair um tanto quanto suja, mas eles adoram. Mexer com argila ou criar esculturas de papel maché desenvolve criatividade e gera envolvimento. Vocês podem ainda criar decorações para casa ou outras lembranças feitas por vocês mesmos. Na hora da organização, envolva-os nas tarefas de limpeza, assim, poderão aprender como se organizar e manter a ordem após as diversas brincadeiras não só nas férias.

Festa Temática

Organizar uma festa leva tempo e dedicação, eles vão adorar principalmente se tudo sair do jeitinho que imaginavam. A festa ficará ainda mais interessante se for temática, entre os temas podem estar: festa do pijama, festa do super-herói, festa de desenhos animados etc. Envolva-os nas atividades de convidar os colegas, preparar os comes e bebes e decorações.

Mão na Massa

Outra tarefa que também pode dar um pouco de trabalho mas que vale a pena é colocá-los na cozinha. Inventem receitas, façam suas comidas favoritas e novamente arrumem e limpem tudo juntos.

Ler Histórias

shutterstock_208493680

O ato de ler histórias, além de saudável, é fonte de grandes aprendizados. Intercale as funções, uma hora os pais podem ser os leitores, outra hora os filhos. De alguma maneira se tira um aprendizado e se prática a importante habilidade de ler, se concentrar e prestar atenção no enredo. Variem entre gêneros e formatos e discutam sobre aquilo que se lê e interpreta em conjunto.


  • Escrito por Julia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]