Autoconhecimento Psicologia

Fobia social e os gatilhos mentais

Um homem isolado de um grupo de pessoas. Ele parece triste.
fizkes / Shutterstock
Escrito por Carla Marçal

A fobia social, também conhecida como ansiedade social, é caracterizada por sintomas de ansiedade intensos diante de situações sociais. Pessoas com esse transtorno apresentam um medo constante e acentuado de interações sociais do dia a dia. A ansiedade gera o medo de se expor, ser julgado, avaliado, humilhado e desaprovado.

Quem apresenta fobia social pode apresentar esses sintomas:

💡 – Dificuldade em falar e se apresentar em público
💡 – Dificuldade de se expressar adequadamente
💡 – Tremores nas mãos
💡 – Sudorese excessiva
💡 – Respiração ofegante
💡 – Batimentos cardíacos acelerados
💡 – Rigidez muscular
💡 – Temer qualquer interação social como escrever, falar e comer em público

Por serem muito sensíveis diante das situações sociais, geralmente essas pessoas se consideram inferiores, e isso só faz aumentar o medo e a ansiedade. São pessoas que se sentem inadequadas e com uma grande expectativa de fazer tudo errado.

Como tratar a fobia social?

A terapia é fundamental para investigar quais fatores levam a pessoa a ter os sintomas da fobia social.

O propósito é identificar quais são os fatores que contribuem para a ansiedade, como traumas e experiências negativas, baixa autoestima, e outros. A partir daí, o psicólogo desenvolve estratégias para ajudar o paciente a administrar a ansiedade do dia a dia, mudar crenças negativas sobre si mesmo e os outros e curar feridas emocionais causadas por situações traumáticas.

Nosso cérebro faz conexões atemporais, que marcaram a nossa história.
Os gatilhos mentais se conectam aí. Os gatilhos nos levam a reviver vários tipos de experiências que tivemos ao longo da vida, desde experiências alegres e boas até as mais traumáticas.

Uma mulher escondendo o seu rosto (preocupado) por baixo de um suéter.
Koldunov de Getty Images / Canva

Todas as experiências que tivemos são muito importantes, por isso é preciso saber lidar com os gatilhos mentais.

Adquirir consciência de que temos esses gatilhos e que eles podem ser ativados a qualquer momento é o primeiro passo para aprender a lidar com eles.

É preciso encontrar a origem dos gatilhos, quais foram as experiências negativas que os fizeram surgir. Então, poderá ser compreendido mais a respeito de cada situação vivida pela pessoa.

Na psicoterapia a pessoa poderá compreender o que são os gatilhos mentais e como eles se manifestam. Além disso, será orientado como pensar e falar, o que ajudará a pessoa a aprenderá a gerir as diversas reações advindas dos seus gatilhos.

Você também pode gostar

Agende um bate-papo. No nosso primeiro encontro, conversaremos e avaliaremos a melhor forma para conduzir o seu processo. Não se preocupe, pois eu não cobro essa conversa.

Envie Whatsapp para fazer o seu agendamento.

Psicóloga Carla Marçal
📲- (11) 99916-1828.

Sobre o autor

Carla Marçal

De uma carreira de destaque em grandes corporações à busca incansável por um propósito mais profundo, minha jornada de vida tem sido uma busca constante por significado e realização. Como psicóloga integrativa de formação, alcancei o sucesso profissional em níveis diretivos, acumulando todas as conquistas tradicionalmente associadas à felicidade.

No entanto, sempre senti que faltava algo, uma lacuna na minha busca pela plenitude. Paralelamente à minha carreira, mergulhei nos estudos do comportamento humano, obtendo formação como psicodramatista e aprofundando meu conhecimento em coaching, PNL, antroposofia e outras técnicas. Meu objetivo era claro: auxiliar indivíduos e organizações a prosperarem em processos de mudança, humanização e desenvolvimento pessoal e profissional. Mas ainda assim, algo essencial parecia escapar.

Em 2017, um diagnóstico de câncer de tireoide transformou minha vida de maneira profunda. Optei por um período sabático que se revelou um mergulho profundo em busca do meu verdadeiro propósito. Devorei livros, concluí cursos com diversos mentores e explorei todas as ferramentas disponíveis para desvendar meu destino. Foi nessa jornada de autoconhecimento que encontrei o ThetaHealing®, e minha vida deu um giro transcendental.

De cliente, me tornei terapeuta e instrutora oficial dessa incrível técnica. Além disso, obtive a certificação como operadora de mesa quântica estelar e mesa quântica estelar-pets, além de me tornar professora de MQE. Hoje, sou movida por uma paixão ardente pelo que faço, e vivo plenamente de acordo com meu verdadeiro propósito: espalhar luz, boas vibrações, alegria e energias positivas para ajudar pessoas e o planeta a desfrutar de uma vida plena e feliz.

Minha maior realização é auxiliar pessoas e animais a alcançarem a saúde mental, emocional e física que merecem. A transformação de vidas é a essência do meu trabalho, e estou dedicada a disseminar cura, amor e crescimento, proporcionando uma jornada de descoberta e renovação para todos aqueles que cruzam o meu caminho. Acredito que todos podem alcançar um estado de harmonia, e é isso que me impulsiona a continuar, cada dia, nessa incrível jornada de cura e evolução.

Site: linktr.ee/carlamarcal_
Facebook: carlamarcalpsicoterapeuta
Instagram: @carlamarcal_
Twitter: @carlamarcal
Youtube: Carla Marçal
Youtube: Carla Marçal
E-mail: carlamarcal.psi@gmail.com