Autoconhecimento

5 dicas para não criar expectativas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Expectativas vêm um pouco da ansiedade, nós a criamos quando estamos esperando por algo, criar expectativas pode ser ruim inclusive em relacionamentos, pois acabamos fazendo uma distorção do que é real, com algo idealizado. Colocamos nossa expectativa a frente da realidade e se nos frustramos depositamos isso nas pessoas a nossa volta, mesmo que não seja por culpa delas, portanto não é interessante criar muitas expectativas. Para não criá-las e não desenvolver frustrações é necessário um pouco de paciência e treino,  mas aqui vão algumas dicas para evitá-la.

expectativas

  1. Não idealize: Não fique imaginando, ou criando cenas em sua cabeça, evite as perguntas, Como será que vai ser? Será que é perda de tempo? Será que vai dar certo? E se der errado?
  2. Espere: Esperar é algo difícil, mas ajuda a ser realista, espere acontecer, depois tire conclusões, não se precipite, não julgue, apenas deixe que tudo se encaixe não saber esperar é um tanto quanto problemático, você fica nervoso e ansioso, o que acaba fazendo com que na hora certa não aproveite o momento.
  3. Pesquise: Por exemplo, se for uma viagem, pesquise os lugares aonde quer ir, opiniões de algumas pessoas (lembrando que não se deve julgar), se for conhecer uma pessoa aceite as opiniões sobre ela mas não se deixe influenciar, você não sabe a história por trás do relacionamento para com outra, para alguém ela pode ter sido ruim mas não significa que será para você.
  4. Não se importe com opiniões dos outros: A expectativa também pode ser criada se você se importar com o que as pessoas vão falar de você caso aja de determinada forma, então o jeito é desligar-se disso, não se importar, seja você mesmo e pronto.
  5. Seja realista: Não idealizar como foi dito é o primeiro passo para ser realista, o segundo é encarar as coisas como elas realmente são, deixe-se levar mas mantenha o chão firme, esteja atento principalmente se estiver viajando, você não conhecer o lugar e mesmo que seja uma praia linda, não significa que não possa ser perigosa.
Você também pode gostar:

Texto escrito por Giulia Maquiaveli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]