Convivendo

Hora do planeta

Ilustração de lampada amarela , com o as palavras hora da terra em inglês, de fundo há um mapa mundo todo azul marinho.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras


Em 2019, a hora do planeta será dia 28 de março, com início às 20h30 e término às 21h30. Como em todos os anos desde 2007, nesse período é desejável que as pessoas apaguem as luzes de suas casas e de seus estabelecimentos, a fim de dedicar um momento à reflexão sobre os rumos que a natureza e a humanidade estão tomando.

Essa campanha foi idealizada pela ONG WWF (“World Wildlife Fund”, ou “Fundo Mundial da Natureza”), na Austrália, e conquistou adeptos por todo o mundo. Em 2011, por exemplo, quase cem cidades do Brasil já apagavam as luzes no período previsto.

Foto de dedo humano apagando interruptor de luz em uma parede branca.

Além do ato de apagar as luzes, a hora do planeta é uma oportunidade de promover a conscientização da sociedade sobre os males do aquecimento global e do efeito estufa.
Desde o século dezoito, com o avanço da Revolução Industrial, o planeta tem sofrido com o aumento da emissão de gases tóxicos na atmosfera. Em todo o mundo, países como os Estados Unidos da América, China, Índia e Brasil provocam, indiretamente, alterações no clima e na vida de inúmeras espécies, a partir da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento. Embora o efeito estufa seja um processo natural, o aquecimento global é prejudicial até mesmo para a vida humana.

Por esses motivos, é importante destacar que a hora do planeta também tem como objetivo estimular comportamentos em prol do meio ambiente, para serem adotados durante todo o ano. Alguns deles são os chamados de Cinco R’s: reciclar, reusar, reutilizar, reduzir, responsabilizar e respeitar.

Ilustração de mão segurando um planeta terra, com um fundo azul, escrito hora da terra em inglês

Se você quiser participar da hora do planeta, no dia 28 de março, não basta só apagar as luzes da sua residência. É necessário olhar para a sua vida, para os seus hábitos diários e rever tudo aquilo que de alguma forma prejudica o meio ambiente. Produza menos lixo, consuma menos e ajude a salvar o planeta!


Você também pode gostar de outros artigos do autor: Energia das árvores

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]