Convivendo

A importância das mulheres apoiarem umas as outras

Best friends are dressed in the style of pin-up. Girls laugh. Piggyback. The concept of true friendship.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não é segredo nenhum que, hoje, as mulheres enfrentam uma longa lista de problemas na sociedade. A discriminação acontece de várias formas e em vários lugares. Entre diferenças salariais, xingamentos e a terrível cultura do estupro, ser mulher não é fácil. A recente batalha que vem chamando cada vez mais atenção é a luta pela igualdade e justiça. Agora é a hora de ficarmos unidas mais do que nunca. Ninguém deve sofrer sozinho e, se todas nós jurarmos nos defender e proteger umas as outras, então ninguém terá que sofrer.

Crescer através do vigor e da conciliação das lutas diárias é uma longa batalha que oferece o melhor tipo de luz no fim do túnel. Toda vez que alguém tenta diminuir nosso brilho, transformamos essa energia negativa em algo positivo e acabamos brilhando ainda mais. Parte desse processo deve acontecer tendo a mente aberta para as experiências e emoções daquelas pessoas que realmente nos entendem: outras mulheres. Sem esse fator crucial, aqueles nossos sentimentos guardados vão acabar com a nossa saúde mental e nos impedirão de atingir o nosso potencial máximo.

Passar o tempo se divertindo com outras mulheres é cientificamente comprovado que faz bem. O segredo está na ocitocina, o hormônio liberado durante o parto e o orgasmo, responsável por nos fazer criar laços tanto com nossos bebês quanto com nossos parceiros. Ela também é liberada quando criamos memórias especiais com aquelas pessoas próximas a nós. A ocitocina cria confiança, aumenta nossos pensamentos felizes e nos faz sentir mais plenos. Passamos a amar mais tudo o que temos.

O suporte vem de muitas formas e leva tempo para descobrirmos qual é o melhor para nós individualmente. Para algumas, é algo simples como só ligar para checar como a pessoa está ou o que anda fazendo. Outras precisam de sinais físicos, como ajudar a arrumar a casa ou terminar alguma tarefa. Se você realmente quiser ir além, faça uma viagem com um grupo de mulheres para algum lugar que sempre quis visitar. Você vai se dispersar um pouco, relaxar e experimentar momentos que serão eternamente lembrados por você e suas irmãs. Não importa qual jeito você vai escolher para ficar ao lado das suas colegas mulheres, você vai fazer a diferença para todas — inclusive para si mesma.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]