Autoconhecimento Comportamento

Festas à distância: como comemorar o natal e ano novo estando longe?

Imagem de uma decoração bem festiva para celebrar as festas de final de ano. A decoração é composta por: festão dourado, bolas vermelhas e douradas, taças com champanhe, serpentina.
Anncapictures / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A pandemia da Covid-19 sobressaltou o mundo todo, principalmente pelo fato de ser um vírus de rápida disseminação, que pode ser assintomático para algumas pessoas, enquanto fatal para outras. A maneira mais eficaz de se proteger da doença e de manter os entes queridos seguros é praticando o isolamento social e, caso seja necessário sair de casa, é imprescindível usar máscaras e manter as mãos limpas com álcool em gel.

Com um clima de incertezas e de constante temor, muitas pessoas não se sentem motivadas a celebrar as festas de final de ano. A empolgação para celebrar a união das famílias no Natal não existe mais, e o desejo de começar um novo ano é consumido pela necessidade de se encontrar uma vacina efetiva para que a vida volte ao normal. O que fazer para reverter essas sensações tão negativas em uma época do ano tão especial?

Se você quer retomar a esperança, o amor e a união que essas festas trazem, ainda é possível fazer isso. Celebrar a distância, com segurança, é uma necessidade em um momento tão delicado. Precisamos estimular os sentimentos positivos para agradecer pelas pessoas que continuam ao nosso lado, pelas que sobreviveram, pelas que enfrentaram de cabeça erguida até as piores dificuldades. É preciso renovar nossos pensamentos e acreditar que o futuro será melhor do que o presente.

A seguir, aprenda como trazer novos sentimentos para a sua vida com as festas de final de ano, mantendo os cuidados essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Inspire-se a celebrar as mudanças que podem acontecer e mostre que o Natal e o Ano Novo a distância vão acontecer com mais amor e com muita união!

Um Natal com amor

Durante o Natal, arrumamos toda a casa com enfeites, tiramos a árvore do armário e o bom velhinho se faz presente por meio da decoração. Se você não tem ânimo suficiente para fazer isso em 2020, não tem problema. O seu Natal não será menos especial por causa disso. Para uma decoração mais afetiva, você pode espalhar fotos de família pela sala de estar, como se todos estivessem com você.

Para a troca de presentes, você pode fazer compras online e colocar como endereço de entrega a casa da pessoa que será presenteada. Em algumas redes, é possível acrescentar uma mensagem carinhosa à embalagem, mas, caso você não consiga fazer isso, pode mandar uma carta pelo correio. A expectativa de saber que um presente chegará a qualquer momento pode trazer muita alegria a quem você mais ama.

Imagem de um panetone inteiro disposto sobre uma mesa de madeira e ao lado dele três bolas de enfeites de Natal nas cores: vermelho, branco e dourado.
Daniel Reche / Pixabay

A ceia de Natal, que será feita para uma quantidade menor de pessoas, ainda pode ter os alimentos que vocês costumam comer, desde que sejam feitos em menor quantidade. Entretanto seria interessante também usar esse dia para fazer uma refeição mais descontraída, com comidas que fazem a sua família ter boas lembranças. Os alimentos que degustamos podem trazer ótimas memórias de tempos em que tudo estava bem.

Para encontrar as pessoas que você ama mesmo estando distante, faça uma chamada de vídeo e coloque uma roupa que o faz se sentir bem, entre no espírito de festa, mesmo que não esteja se sentindo tão feliz assim. Ao conversar com quem gosta, você vai perceber que sua animação aumentará, principalmente se vocês planejarem o que farão quando tudo estiver melhor ou compartilharem histórias do passado.

Uma boa ideia para estimular o amor e o afeto no Natal é participar de campanhas solidárias para apadrinhamento de crianças ou para ajudar pessoas que estejam em uma situação de vulnerabilidade social. Lembre-se de que essas pessoas também precisam de carinho e que você pode fazer um gesto positivo por elas. Demonstre toda a sua generosidade!

Um Ano Novo com esperança

O Ano Novo é sempre um momento de definir metas e de enviar ao universo nossos desejos para o próximo ano. Na maioria das vezes em que celebramos esse evento, reunimo-nos com amigos e familiares, assistimos aos fogos, pulamos ondas no mar e nem sempre lembramos que esse é o real sentido da festa. Durante a pandemia, porém, podemos resgatar esse significado tão importante e essencial.

A chamada de vídeo com seus amigos e familiares é bem-vinda nessa ocasião também e será ainda mais fácil encontrar todos eles nessa noite, sem ter que se deslocar. Você pode usar a roupa que apresenta a cor que estimula as energias que você deseja para o próximo ano e existe até a possibilidade de combinar isso com as outras pessoas que estarão na ligação. Será divertido ver uma tela com todo mundo vestindo as mesmas cores!

Para a ceia, você pode optar por cozinhar versões em menores quantidades do que normalmente come ou apostar em petiscos, somente para acompanhar o champanhe, quando for a hora de celebrar a chegada de um novo ano. É importante que você preze pelo conforto e pela facilidade nesse momento, para não ter que se preocupar com algo.

Imagem de uma árvore de Natal feita de galhos decorados com luzes amarelas.
Pietro5792 / Pixabay

A parte mais importante da celebração seria estimular os melhores pensamentos para esse recomeço. Se quiser incrementar seus desejos, use velas aromatizantes para espalhar tranquilidade, amor, saúde e alegria pelo ar. Escreva tudo que você deseja em um papel e o guarde na bolsa ou na carteira, para estar sempre com você. Se quiser um ritual de renovação, use outro papel para escrever o que quer esquecer e, com cuidado, queime tudo.

Reconheça que o Ano Novo pode ser uma ótima oportunidade para fortalecer a união entre as pessoas e para ter mais esperança de que tempos melhores virão. Se puder, faça suas contribuições para instituições de caridade e permita que mais pessoas acreditem que a realidade pode melhorar e que um futuro transformador nos espera.

Você também pode gostar

Aproveite as festas de final de ano para se renovar, para se transformar e para trazer mais união entre as pessoas que você ama. Além disso, use essa oportunidade para fazer o bem a quem você não conhece, mas que também precisa de mais esperança e de mais alegria. Que o próximo ano seja repleto de boas notícias para todos nós!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]