Nutrição

Inclua a Jaca na sua dieta

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As frutas são uma ótima fonte de saúde para nós. Só que a maioria delas não são muito utilizadas em dietas, como por exemplo a lichia, a romã, o kiwi, o figo e a jaca. No entanto, deveriam ser. A jaca, por exemplo, é uma fruta deliciosa e doce, que contém grande quantidade de calorias e de carboidratos, capazes de fornecer energia quase que instantaneamente. Além disso, ela é rica em antioxidantes, que protegem contra o envelhecimento precoce, o câncer e doenças degenerativas.

Este fruto, grande em tamanho, cresce de modo fácil em jaqueiras e é resistente a temperaturas secas e altas, a pragas e possui grande quantidade de nutrientes. Apenas dez gomos dessa fruta são suficientes para alimentar um adulto por pelo menos metade do dia.

Nativa da Ásia, mais precisamente da Índia, da Indonésia, das Filipinas, da Tailândia e da Malásia, a jaca é a maior de todas as frutas cultivadas. Ela produz cerca de 100 frutos por ano, e o peso pode chegar a 37 quilos.

Ela foi trazida para nosso país pelos portugueses, e facilmente se adaptou ao nosso clima tropical. Ela é cultivada no período de dezembro a abril, na costa tropical e toda a região da Amazônia.

Por ser rica em vitamina C e em antioxidantes, a jaca traz diversos benefícios para o sistema imunológico, agindo contra resfriados, tosse e gripe.

Outro grande benefício da jaca é para a saúde dos ossos. Por conter alta quantidade de cálcio, ela previne contra o aparecimento de osteoporose.

A jaca também previne contra o envelhecimento precoce.

O envelhecimento é um fator natural que acontece com o aumento da idade. Mas, por causa da fumaça, da radiação ultravioleta e da poluição, esse processo acaba sendo mais rápido do que o normal. Os antioxidantes presentes na fruta destroem esses radicais e retardam o envelhecimento. Além disso, ela mantém a pele com um nível de hidratação alta, e protege contra o aparecimento de doenças e manchas.

Já a vitamina A é muito importante para a saúde dos olhos. Além de proteger contra os radicais livres, ela é capaz de aumentar a visão. Além disso, ela protege contra a degeneração macular, da catarata e evita a degeneração da retina.

O potássio é essencial para que o nível de sódio se mantenha baixo, ajudando dessa maneira a reduzir o risco de ataque cardíaco e de derrames e a baixar a pressão arterial.


  • Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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