Nutrição

Incorpore um novo hábito e não mais uma dieta da moda

No último dia 31/08 comemorou-se o dia do Nutricionista, o profissional habilitado responsável pela promoção da alimentação saudável, ações de bem-estar e qualidade de vida para a nossa população.

Neste contexto, a Clínica Sementes e a Dra. Vilani Figuiredo Dias promoveram um encontro para confraternizações, assim como também organizaram um espaço para falarem sobre o que é ser saudável em um ambiente descontraído e aconchegante.

Os convidados puderam degustar um lanche da tarde saboroso e equilibrado montado pela nutricionista e parceiros caracterizando o tema da proposta, ser saudável é poder comer todas as categorias de alimentos de forma moderada e não conviver somente com restrições ou foco em um só tipo de alimento. Quanto mais colorida for a alimentação e tiver a presença de alimentos in natura e minimamente processados, melhor!

Tal comportamento obsessivo de ficar buscando erroneamente somente comida saudável, hoje é conhecido como a Ortorexia Nervosa que é um novo distúrbio do comportamento alimentar caracterizado por uma obsessão por comer apenas o que seja saudável. O termo (do grego, ortho: correto; orexis: apetite) foi criado pelo médico americano Steven Bratman, autor do livro Health Food Junkies (Viciados em comida saudável), sendo assim, a nutrição incentiva a alimentação variada.

O prato saudável foi apresentado como uma questão de disciplina nutricional, mostrando que escolhas mais saudáveis no dia a dia contribuem com a saúde e faz parte da qualidade de vida.

A mensagem do evento pode ser resumida na frase da Dra. Vilani: “Incorpore este hábito e não mais uma dieta da moda”. Pratique esta ideia! Sabemos que abrir mão de alimentos convidativos ao paladar, como doces, salgadinhos, produtos de pastelarias e guloseimas em geral, não é tarefa fácil, mas que pode ser conciliado a um equilíbrio, conforme visto no coffee oferecido, no qual a presença de frutas da época, quiche de farinha integral e alho-poró, bolo integral de frutas e oleaginosas, sucos naturais antioxidantes, queijos, geleias artesanais, pão integral, patês com ervas finas, doces e cocadas orgânicas sem açúcar e sem lactose conviveram harmoniosamente e foram degustadas com prazer pelos participantes.  O evento contou também com a presença de profissionais da área de nutrição, médicos, alunos, parceiros, pacientes e amigos.

É sempre bom ressaltar a importância do convívio social e do comportamento alimentar frente a presença de eventos que devem ser um momento agradável e de prazer para todos os envolvidos, só assim a alimentação desempenha o seu papel de trazer benefícios nutricionais e felicidade, porque comer precisa ser um prazer.

Confira as receitas:

Quiche de farinha integral e Alho-Poró

Massa

Ingredientes:

– 800 gramas de farinha integral;

– 200 gramas de farinha de trigo;

– 5 ovos;

– 200 gramas  de creme de leite light;

– 500g de manteiga ou gordura vegetal;

– Sal somente se necessário, utilizar o mínimo possível.

Modo de preparo da massa

– Misturar todos os ingredientes com as mãos, sovar até obter uma massa macia e reserve.  

Recheio

Ingredientes:

– 2 alhos-poró médios e picados;

– 2 cebolas médias e picadas;

– 3 colheres de sopa de azeite;

– 400g de requeijão light.

Modo de preparo do recheio

– Lavar e higienizar bem o alho-poró e a cebola. Sanitizar com hipoclorito de sódio por 15 minutos (solução clorada), após enxaguar, cortar a cebola e  triturar o alho-poró;

– Em uma panela coloque o azeite refogar a cebola com o alho-poró triturado por 5 minutos em fogo brando;

– Retirar do fogo e acrescentar o requeijão light.

Montagem do quiche

– Abrir a massa com o rolo e cortá-la utilizando um cortador redondo de 5cm de diâmetro, se optar em fazer mini quiches individuais;

– Colocar a massa cortada nas forminhas tipo empada  e rechear. Caso opte por fazer em porcionamento maior, utilize uma forma redonda e proceda da mesma forma;

– Levar ao forno preaquecido e assar por 40 minutos a 200 graus.

Rendimento: mini quiche 150 unidades. 

Forma redonda: 3 unidades.

Bolo Integral com frutas e oleaginosas 

Ingredientes

– 2 maçãs com casca picadas;

– 1 banana nanica picada;

– 3 ovos;

– 2 1/2  xícara de chá de açúcar mascavo;

– 1 xícara de chá  de óleo de girassol;

– 1 colher chá de canela em pó; 

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;

– 1 xícara chá de aveia em flocos fina; 

– 1 colher de sopa de fermento em pó; 

– 100g Frutas secas picadas (damasco, castanha do brasil, amêndoas, uva passa, etc).

Modo de preparo

– Bater a maçã, banana, os ovos, açúcar, o óleo no liquidificador e reservar;

– Em uma tigela, colocar as frutas secas bem picadas, a farinha, a aveia e acrescentar os ingredientes batidos e reservados do liquidificador. Mexer misturando bem os ingredientes e após acrescentar  o fermento em pó;

– Se optar em fazer mini bolinhos formato Cupcakes individuais, colocar a massa em forminhas próprias e levar ao forno preaquecido e assar a 180 graus por 20 minutos.

– Caso queira maior porcionamento, colocar a massa em assadeira de bolo redonda tamanho pequeno e levar ao forno preaquecido e assar a 180 graus por 40 minutos.

Rendimento: 30 unidades nas forminhas de cupcakes ou 2 bolos em assadeira redonda pequena.


Parceiros

Sobre o autor

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Mestre em Ciências da Nutrição - Nefrologia - Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP

Nutricionista, formada pelo centro universitário São Camilo e Mestre em Ciências da Nutrição, pós graduada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP com enfoque em doença renal crônica - Nefrologia.

Atuação profissional no departamento de nutrição clínica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Trabalhou como Docente- Coordenadora de cursos técnicos e livres na área de nutrição e dietética no Senac São Paulo. Entre as atividades atuais desenvolve atendimento clínico nutricional em consultório e Home Care com ampla experiência em Nutrição Clínica e Rotina Hospitalar envolvendo atendimento Clínico de Paciente Renal em tratamento conservador e em Hemodiálise, Cardiologia, Diabetes e Oncologia.

Realiza Consultoria Técnica em nutrição e saúde, palestras e Workshop na área de docência em nutrição, atua como Docente das disciplinas: Nutrição clínica, Fisiopatologia, Dietoterapia, Gastronomia Hospitalar, Bioquímica Metabólica, Bromatologia, Nutrição nos diferentes estágios da vida, Educação Alimentar e Nutricional, Orientação de projetos, Acompanhamento e Supervisão de Estágios, além de coordenação de projetos de educação nutricional corporativos em instituições públicas e privadas.

Currículo Lattes

Contatos:

LinkedIN: Vilani Figuiredo Dias
Facebook: Nutrição, Saúde & Educação - Harmonia Perfeita
E-mail : [email protected]
Telefone: (011) 9 9848-9437

Atendimento em consultório:

Consultório & Home Care - Clínica Sementes
Endereço: Rua Bento de Andrade, 58 - Jardim Paulista - 04503-040 São Paulo – SP - Brasil
Telefones: (011) 3884-8984 | (011) 3051-4932