Convivendo

Informar, recordar e expressar: Dia Mundial da Fotografia

Uma mulher segurando uma câmera fotográfica à altura dos olhos.
19 STUDIO / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ah!… A linda arte da fotografia faz parte dos momentos mais importantes da nossa vida!… Já parou para pensar nisso? Com ela, podemos contar, ler e rever histórias, em todos os âmbitos. Por tudo isso, o Dia Mundial da Fotografia é essencial!

Você sabia que a primeira fotografia foi feita por um cara chamado Joseph Nicéphore Niépce, na França? Foi no ano de 1826. Porém, a imagem não ficou lá essas coisas, sendo aprimorada mais adiante.

Um retrato ou uma foto é o resultado de um processo chamado fotografia, que captura luz com a câmera.

Gosta de fotografar? Acompanhe o artigo para saber mais sobre o Dia Mundial da Fotografia!

O que é fotografia?

Como já falamos, a fotografia é uma técnica, ou seja, um processo que captura luz, formando uma imagem. De forma analógica, o processo se dá por meio de um filme fotográfico. Já, atualmente, pode ser digital, ocorrendo por meio de um sensor eletrônico.

Uma pessoa segurando uma câmera fotográfica.
Porapak Apichodilok de Pexels / Canva

Tecnicamente falando, o que pode ser visto pode ser fotografado. É claro que, nesse processo, entra também a questão da ética, avaliando o que deve e o que não deve ser mostrado. Aliás, muitos tipos de fotografias necessitam de direito de uso e imagem, sabia?

A história de quem registra momentos

A história da fotografia está envolta por muitas experiências: desde as primeiras fixações de uma imagem no papel, até a evolução das câmeras digitais.

Comentamos, na introdução deste artigo, sobre Joseph Nicéphore Niépce como sendo o autor da primeira fotografia, porém, há outro nome muito importante nesse “túnel do tempo”.

O francês Louis Jacques Mandé Daguerre foi o responsável por gravar uma imagem permanente, por meio de um aparelho: o famoso “daguerreótipo”.

A história da fotografia é cheia de curiosidades, não é mesmo? O Dia Mundial da Fotografia é uma delas, vale a pena continuar lendo o artigo para saber mais.

Como surgiu o Dia Mundial da Fotografia?

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado no dia 19 de agosto, e o seu surgimento se deve ao fato de que, em 1839, o governo francês adquiriu o daguerreótipo, uma tecnologia moderna para a época.

Um daguerreótipo.
primipil de Getty Images / Canva

Pode-se dizer que ali começava a invenção da fotografia, graças a Niépce e Daguerre e, claro, a tantos outros que também se aventuraram nessa inovação.

Qual a importância do Dia Mundial da Fotografia?

Nem é preciso dizer que esse dia é de fundamental importância, porque a fotografia está em nossas vidas de diversas formas, seja nos jornais, nos contando as notícias, seja na publicidade, com suas fotos que divulgam produtos.

Isso sem falar, claro, dos nossos registros diários, em câmeras digitais ou pelo celular — que servem tanto para mostrar nossos momentos felizes quanto para contar o nosso dia a dia nas redes sociais.

O Dia Mundial da Fotografia nos mostra que tudo e todos possuem uma história. Já fez algum registro hoje contando o seu dia?

Fotografia: a arte de informar, expressar e recordar momentos

A relação da fotografia com o tempo e as emoções é algo extraordinário, pois nos mostra a sensibilidade dessa arte.

Ao rever momentos vividos, por meio das imagens, voltamos no tempo, mexendo com todas as nossas emoções. A verdade é que, ao rever uma foto, nós nos sentimos como se estivéssemos de volta àquele mesmo instante.

Uma mão masculina capturando uma fotografia num celular.
Kaique Rocha de Pexels / Canva

Em uma exposição de arte, também presenciamos a expressão humana, de alguma forma, e isso, certamente, também nos afeta de uma maneira intensa. Saímos transformados do contato com uma imagem.

Qual a sua relação com a fotografia? Expressão, arte ou recordação? Ou apenas serve para entender e compreender as informações e as notícias? Seja qual for a sua conexão com esse tipo de arte, a transformação é certa: a fotografia sempre nos toca de alguma forma!

Você também pode gostar

Se você quer saber mais sobre assuntos que transformam a sua vida, fique de olho no site do Eu Sem Fronteiras. Tem muito mais para você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br