Convivendo

Life Planner: como mudar a sua vida em 2018

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

2018 está chegando e eu te convido a fazer uma coisa quase vintage: ter uma agenda!

Mas calma, não me venha com argumentos de que o celular pode fazer isso por você e que não existe motivo algum para escrever em um papel hoje em dia. O que quero te convidar, na verdade, é para fazer uma agenda muito mais elaborada e com diversos outros benefícios: a ideia é fazer um Planner, melhor ainda: um Life Planner.

Você já percebeu que muitas das coisas que pretendemos fazer caem no esquecimento ou apenas não são cumpridas, pois não conseguimos tempo para elas? Pois bem, a chave para tudo isso mudar é a organização! E uma das melhores formas para conseguir se organizar e ao mesmo tempo visualizar tudo que se pretende fazer em 2018 é construindo um life planner.

Ele até pode ser digital se você preferir, mas garanto que nada como um bom caderno, muitas canetas coloridas e alguns adesivos para indicar importâncias ou categorias. A ideia é que você tenha toda a sua vida organizada em um local só. Desde tarefas simples até os objetivos mais longos e projetos mais complexos.

life planner

Fonte: Pinterest

Uma das formas mais organizadas e facilitadoras de um planner é dividi-lo em quatro grandes áreas:

1- Agenda 

Aqui não existe segredo, é uma agenda propriamente dita, com todos os dias do ano. E ela serve exatamente para a mesma coisa, anotar compromissos. O importante é delimitar que nesta área entrarão apenas os compromissos com data específica, coisas que não podem ser feitas em nenhum outro dia do ano, como uma consulta médica marcada, a entrega de algum trabalho ou aquela reunião importante. Se acostume a olhar todos os dias, logo no início do dia, quais são as suas tarefas.

2- Checklist 

Sabe aquelas listas que você faz em post-its e cola no monitor ou escreve em um bloco qualquer e depois não encontra? Pois bem, nesta área você colocará tudo que precisa de um processo para ser feito e é repetido algumas vezes durante o mês, como compras no mercado, por exemplo, ou o relatório mensal que precisa entregar para o seu chefe.

life planner

Fonte: Pinterest

3- Tarefas

Aqui a ideia é passar para o papel tudo que está (ou deveria estar) na sua mente. Vale tarefas imediatas e tarefas a longo prazo, desde que se comprometa a fazer divisões que tornem isto visualizável. Jogue para o seu planner qualquer coisa que tenha se comprometido a fazer.

4- Projetos

Esta é a área do seu planner em que você provavelmente mais escreverá, discorrendo sobre cada etapa e cada objetivo que pretende atingir. É uma área para projetos maiores, que provavelmente ocorrerão em longo prazo.

Óbvio que estas áreas são apenas ideias, você pode se organizar da forma que mais se adequar com o seu tipo de vida e com as suas necessidades. O importante é ter neste caderno um refúgio para as suas ideias e uma forma de fácil consulta sempre que precisar. Se torna muito mais fácil ter uma vida plena quando tudo que precisamos está reunido em apenas um lugar.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]