Autoconhecimento Vídeos

Manipulação da Mídia – Histórias com Osho

Neste vídeo, Nisargan, do Espaço Presença, relata que foi três vezes à cidade de Rajneeshpuram, a cidade criada à volta do mestre Osho.

Inicialmente Rajneeshpuram era uma fazenda desértica chamada Big Sur, e os sannyasins de Osho a compraram e a transformaram em um oásis, com restauração da natureza, com extensas plantações, com três lagos artificiais, com aeroporto, com frota de ônibus para circulação interna, com acomodações para até 20 mil pessoas, com restaurantes, lojas, grandes construções para abrigarem grupos de crescimento pessoal…

Foi algo grandioso e que preencheu todas as condições para ser uma cidade oficial dos Estados Unidos, e realmente se tornou uma, aparecendo no mapa do estado de Oregon e com placas rodoviárias indicando-a.

Essa cidade, como tudo o que Osho fez nos Estados Unidos, foi parte de uma tremenda provocação orquestrada por ele. Para Nisargan, que presenciou tudo aquilo, era evidente que Osho foi para os Estados Unidos para provocar ao máximo o sistema político e religioso americano.

E não dava para não prestar atenção a ele… Só as dezenas de Rolls Royces à sua disposição tornavam impossível ignorá-lo…

O presidente dos Estados Unidos na época, Ronald Regan, era fonte de piadas por parte de Osho como um personagem estúpido, e o papa também entrava com frequência no rol das piadas como um personagem burro…

As provocações de Osho tomavam todas as frentes possíveis, e ele não media esforços para encontrar essa e aquela maneira de espetar o sistema e o governo, não só federal como também estadual e regional.

Nisargan diariamente assistia aos vídeos de Osho gravados nos Estados Unidos. Na época ele morava em uma comuna de Osho, em Hamburgo, na Alemanha, filiada a Rajneeshpuram.

Bandeira se mexendo devido ao vento
Brett Sayles/Pexels

Por esses vídeos dava para perceber que Osho estava “ordenando” para ser repudiado e preso e que fatalmente a CIA e o FBI estariam trabalhando extensivamente para calar a boca desse indivíduo.

Certa vez, todos da comuna da Alemanha em que Nisargan morava foram para Rajneeshpuram, em um de seus festivais, e lá, uma noite foram convidados a assistir à reprodução de uma matéria difamatória contra Osho que tinha acabado de sair em um programa de televisão chamado “Sixty Minutes”.

Era um programa de grande audiência nacional, e um quarto desse programa foi dedicado a distorcer Osho, a distorcer Rajneeshpuram e a todos que estávamos com ele.

Nisargan relata que a reação dos que assistiam à matéria foi dar risada, já que era ridiculamente gritante a distorção que o programa estava dando sobre o que de fato acontecia ali.

Foi uma experiência bem marcante, ao ver na carne como a mídia distorce, associando falas com determinadas imagens totalmente fora de contexto. Só mesmo quem estava lá para saber o quão distante da realidade era a matéria, na clara intenção de denegrir impiedosamente Osho. Realmente foi bombástico…

Mas a manipulação da mídia contra Osho na época não aconteceu apenas nesse programa, é claro. Mas também em revistas, jornais, rádios e em outros programas de televisão… Osho constantemente era alvo de matérias nas diferentes mídias, não só americanas mas mundiais da época.

Você também pode gostar

A responsabilidade pela perseguição a Osho e pela mobilização para difamá-lo, obviamente, é do próprio Osho, já que foi ele quem provocou. Ele deu todos os motivos para os governos federais, do Oregon e dos municípios próximos terem ódio mortal dele, e a manipulação da mídia contra Osho foi uma consequência natural disso, procurando denegri-lo de todas as formas possíveis.

Assim, uma importante aprendizagem é: poderosos têm poder sobre a mídia e, dependendo do interesse dessas pessoas, a habilidade de ela nos manipular sobre qualquer tema é enorme!

E, só para finalizar o drama, Osho acabou sendo preso, o que era inevitável.

Mas a pergunta que não quer calar é: por que Osho foi tão provocativo quando estava nos Estados Unidos?

Assista ao vídeo e se surpreenda pela hipótese de Nisargan…

http://https://youtu.be/1gA8KfQGVYw

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: contato@espacopresenca.com.br
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)