Autoconhecimento Coaching Comportamento

Hora de melhorar seu marketing pessoal com o discurso de confraternização!

Membros de uma reunião de trabalho olhando para o telespectador da cena.
Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva

O fim de ano está chegando e com ele as tradicionais confraternizações. É hora de reunir os colegas de trabalho, os amigos, a família para celebrar as conquistas do ano que se foi.

Se não teve muitas conquistas, não tem problema, celebre assim mesmo… celebre a vida… e aproveite esta excelente oportunidade para melhorar a imagem como as pessoas veem você. É um maravilhoso momento para criar oportunidades de relacionamento para 2018.

Agregue valor à sua imagem, fazendo um impactante discurso de confraternização. Não desperdice essa oportunidade de turbinar seu marketing pessoal e faça as pessoas te verem de uma maneira mais positiva, mais respeitosa.

Mulher dando um discurso durante reunião em ambiente de trabalho.

Então como fazer um discurso de fim de ano marcante para melhorar sua marca pessoal? Neste artigo, você terá dicas incríveis. Continue a leitura!

1ª DICA – Procure transmitir sua mensagem com o mínimo de palavras. Seja breve em sua fala para deixar o gostinho de quero mais e não se tornar cansativo(a).

2ª DICA – Expresse alegria, mantenha o sorriso no rosto e fale com entusiasmo para que as pessoas tenham vontade de te ouvir. Expresse sua alegria em estar com elas, mas seja extremamente sincero(a).

3ª DICA – Cumprimente seus ouvintes de maneira sincera, entusiasta e respeitosa; só tenha cuidado para não parecer artificial ou bajulador(a).

Você também pode gostar

4ª DICA – Agradeça aos organizadores por promoverem a confraternização; se você for o(a) organizador(a), agradeça a presença dos seus convidados.

5ª DICA – Comece com uma afirmação positiva, um comentário positivo (se possível, relacionado à prática). Jamais comece pedindo desculpas, seja pelo que for!

6ª DICA – Apresente uma frase de uma pessoa de referência, como Gandhi, Mandela, Madre Teresa de Calcutá, ou de qualquer outro de sua área e que tenha relação com a mensagem que você quer transmitir, mas não uma frase que esteja “batida”, manjada.

Pessoas rindo e aplaudindo durante confraternização casual.

7ª DICA – Conte uma breve história a partir da qual você possa tirar uma mensagem final. Pode ser um fato seu, um desafio que você superou, mas é importante que você extraia um ensinamento da história.

8ª DICA – Finalize com uma mensagem que promova uma reflexão e, de preferência, que promova uma ação ou uma mudança de postura. Finalize de forma impactante!

9ª DICA – Dê um toque de humor, de leveza, mas cuidado para não falar nada que ofenda ou que seja preconceituoso, ou que te faça parecer um(a) palhaço(a), afinal seu marketing pessoal está em jogo.

Menina discursando com um tablet em mãos durante uma reunião em ambiente de trabalho.

10ª DICA – Faça um discurso que esteja condizente com sua vida, com sua postura para não soar falso. Fale algo de que você tenha credibilidade para falar.

11ª DICA – Ensaie… ensaie muito, você precisa ter na ponta da língua o que vai falar, porque dar branco ou gaguejar não fará nada bem a seu marketing pessoal. Mas atenção… não artificialize sua fala, pareça totalmente espontâneo(a).

Siga estas dicas, faça um discurso de confraternização de excelência e conquiste o respeito de seus pares!

Oratória Mestra. Pratique! Comunique-se!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva