Convivendo

Melhore sua Comunicação e seu marketing pessoal!

Eliuse Silva
Escrito por Eliuse Silva
É inegável que saber se comunicar bem na faculdade, no trabalho ou mesmo numa roda de amigos abre caminhos para diversas oportunidades, seja de emprego, de negócios e de relacionamentos dos mais variados tipos.

Você sempre está comunicando algo a seu respeito, mesmo quando fica em silêncio. Consciente ou inconscientemente, isso acontece por meio da linguagem verbal que você expressa ou por meio de sua linguagem não verbal, como seus gestos, suas expressões faciais, sua postura ou até o modo como você se veste.

Essa forma como você interage com seus pares define o modo como eles te veem. 
Sua postura, sua conduta e seu modo de interagir criam a sua marca, ou seja, seu marketing pessoal.

É um engano pensar que marketing é feito apenas por empresas. Considerando que, querendo ou não, você vende uma imagem de quem é você, esta é uma “marca” sua! Ou seja, seu marketing pessoal é o que você comunica para as outras pessoas.

Mulher com expressão de pensativa.

Logo, saber lidar com as pessoas é um requisito que conta muitos pontos. Assim, para você construir um marketing pessoal de excelência, onde quer que você atue, você precisa melhorar sua comunicação. Para isso, te trago três dicas primorosas:

Viva bem consigo mesmo(a). Se você quer cultivar uma boa imagem, é preciso ser uma pessoa positiva, estar de bem com a vida, com a SUA vida. Não digo ser acomodado, mas aceitar as circunstâncias desfavoráveis e trabalhar para que seja diferente, se for o caso. É preciso se colocar de forma proativa e não se sentir vítima dos desafios cotidianos. É necessário, antes de tudo, se agradar, porque dificilmente agradará aos outros com sua fala se não se agrada, e ninguém gosta de lidar com pessoas que vivem de birra consigo mesmas. É preciso assumir a postura de quem está disposto a se melhorar continuamente e, sobretudo, sentir que é alguém que tem algo de interessante para partilhar. Quem não está de bem com a vida não vai se sentir assim.

Você também pode gostar de:
  • Oratória Mestra e eu: histórias entrelaçadas!
  • Como melhorar a sua comunicação: 4 sacadas incríveis!
  • Como vencer o medo de falar em público em 6 passos

Viva bem com os outros. Tenha predisposição para estabelecer relacionamentos harmoniosos e para alimentar uma vida social saudável. Seja empático, observe como as pessoas gostariam de ser tratadas e procure tratá-las bem. Porém trate-as com sinceridade, porque a sinceridade é fundamental, já que as falsidades são facilmente detectadas e não são benéficas. Isso não significa que você tenha que se expressar com hostilidade, hein? Gentileza é bom e todo mundo gosta. Além disso, tenha visibilidade para ser alguém marcante, pois já diz o ditado: “quem não é visto não é lembrado”. Ofereça-se, mas respeite-se sempre!

Mulher executiva no ambiente de trabalho.

 

Saiba escutar as pessoas. Antes de ser aquele que fala, coloque-se como aquele que ouve, ou melhor, que escuta atenta e sinceramente. As pessoas se encantam por aqueles que sabem ouvi-las, por isso é que ser um bom ouvinte é um dos requisitos fundamentais para ser um comunicador marcante. Se você não dá atenção às pessoas e não ouve o que elas têm a dizer, você não saberá o que elas pensam e sentem, logo não saberá dizer o que elas efetivamente gostariam de ouvir. As pessoas valorizam muito quem as ouvem. Ouvindo-as você certamente será muito bem visto por elas e sem dúvida será lembrado também.

Melhore seu modo de se comunicar com seus colegas, amigos, familiares. Fazendo isso, você melhora também o seu marketing pessoal e desfruta dos benefícios e oportunidades que advirão desta nova postura!

Oratória Mestra. Pratique! Comunique-se!

Sobre o autor

Eliuse Silva

Eliuse Silva

Nascida e residente na Bahia, carrego a alegria de minha gente e o jeito espontâneo de se expressar. Realizo-me profissionalmente como Professora Universitária e como Coach em Comunicação Harmônica e em Oratória.

Licenciada em Letras e mestra em Linguística, sou uma apaixonada pela linguagem, pelas formas de interação e pelo contínuo desenvolvimento do ser humano, seja pessoal ou profissional. Acredito que somos seres múltiplos e inacabados, em constante transformação e potencialização.

Por isso, venho mesclando estudos relativos a autoconhecimento, autodomínio emocional e comunicação intra e interpessoal. E, dessa simbiose, nasceu o Projeto Oratória Mestra, através do qual ofereço cursos presenciais e online em Comunicação Compassiva e em Oratória Emocional, provocando a expressão autêntica e autônoma de cada participante.

Email: [email protected]
Facebook: eliusesilva.oratoria
Instagram: @eliusesilva_om
YouTube: eliusesilva