Nutrição

O papel da dieta Materna no desenvolvimento do seu bebê

Mulher grávida segurando uma maça vermelha em frente da sua barriga.
Jacqueline Rodrigues
A partir da concepção, a formação e saúde do bebê são definidas pelas condições nas quais se dá o seu desenvolvimento no útero materno.

E este desenvolvimento é diretamente influenciado pela quantidade e qualidade da NUTRIÇÃO MATERNA. 

A alimentação da mulher é um dos fatores de maior influência na programação do metabolismo do feto. E a matéria-prima para que esse processo ocorra adequadamente chama-se NUTRIENTES.

Os nutrientes enriquecem o ambiente intrauterino atuando em diversos processos importantes nesse início de vida fetal: regulação da síntese de DNA, divisão celular e crescimento (ácido fólico, vitaminas A, B12, D, ferro e zinco), participação no desenvolvimento cerebral (iodo e ácidos graxos específicos), ação antioxidante (Vitaminas A, C, E), etc.

Esses nutrientes são provenientes DA SUA ALIMENTAÇÃO. Ou você tem, ou falta para o aproveitamento nesse processo explicado acima, ou seja, falta para o bebê.

A primeira boa providência de saúde na gestação DEVE SER a qualidade do que você coloca no prato. TODA REFEIÇÃO é uma oportunidade de fornecer matéria-prima de qualidade para o potencial de saúde do ser em formação.

dieta Materna

ALIMENTO fresco, bem preparado, é matéria-prima de qualidade. Inclui: vegetais de todos os tipos: frutas, verduras, legumes, hortaliças, leguminosas, raízes, etc. / castanhas e sementes in natura, grãos integrais, água, ovos.

Produto alimentício (industrializados) alguns podem ser bons, dependendo do que o compõe: leia SEMPRE os ingredientes! Inclui: leite e laticínios de qualidade superior, carnes, azeites.

Produto alimentício (industrializados ultraprocessados) com muitos ingredientes, ou ingredientes artificiais, nomes estranhos, congelados, não oferecem nutrição! Inclui: a maioria das bebidas lácteas e laticínios, margarinas, sucos de caixa ou saquinho, refrigerantes, adoçantes, salgadinhos de pacote, biscoitos, bolachas e crackers, macarrões instantâneos, produtos congelados, molhos e condimentos prontos, cookies e merendinhas, chocolates comerciais e doces prontos e de confeitaria/sobremesas de restaurantes.

Quer saber mais sobre o que evitar e consumir? Acesse o vídeo gratuito do programa online para gestantes no site www.nutricaoparagestantes.com 


Você também pode gostar de outros artigos da autora: O que a gestante deve consumir para favorecer o paladar do bebê?

Sobre o autor

Jacqueline Rodrigues

Jacqueline Rodrigues

Nutricionista Clínica e Materno-Infantil - CRN3 13794

Formação Profissional

Graduação em Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM - SP;
Pós graduação em Nutrição Materno Infantil pelo IMeM - SP;
Pós graduação em cultura e psicologia da alimentação pela Universidade de Milão - IULM;
Especialista em Alimentação Mediterrânea e Nutrigenômica pela INDIM - Istituto Nazionale per la Dieta Mediterranea e la Nutrigenomica - Roma;
Formada em COACH pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching - SP;
Formada em Yoga e membro da Aliança do Yoga do Brasil;
Autora do primeiro guia on-line de "Nutrição para Gestantes", um guia sobre alimentação e nutrição para a gestação, lactação e pré concepção.

Áreas de Atuação

Educação e reeducação alimentar - adultos e crianças;
Nutrição e alimentação para a fertilidade;
Cuidados nutricionais na gestação - alimentação e suplementação para prevenção e alivio de eventuais sintomas e aumentar o potencial de saúde da mãe e do bebê;
Cuidados nutricionais no pós-parto e aleitamento materno;
Emagrecimento pós-parto;
Introdução alimentar;
Alimentação infantil - bebês, crianças e adolescentes;
Reequilíbrio nutricional e emagrecimento;
Prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao estilo de vida e alimentação, que impactam na saúde.

Contatos:

Telefone: (11) 969182222 | Consultas: (11) 30523558
Clínica Vila Nova, São Paulo
Site: nutricaoparagestantes.com |
Youtube: Nutrição para Gestante | LeveMente
Facebook: Nutrição Para Gestantes |
Instagram: @nutricaoparagestante
Email: [email protected]