Comportamento Convivendo

O poder da palavra Obrigado

Silhueta de mulher sobre fundo laranja com as mãos sobre o peito em sinal de gratidão.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Dizer Obrigado é uma das coisas mais bonitas que podemos fazer. As pessoas não só se sentem felizes por terem feito algo bom para você, mas você também se sente feliz por essa ação, não é? Muitas pessoas nem sequer conhecem o poder dessa palavra, pois vivem em uma realidade onde não a reconhecem.

E claro, a palavra Obrigado pode ser até mesmo um hábito e, se este for o seu caso, que bom! Afinal de contas, quando possuímos esse hábito muitas coisas podem se tornar melhores para nós e também para os outros.

Por que as pessoas estão deixando essa palavra de lado?

Cadeado preso a uma grade com os dizeres "obrigado" em inglês.

No contexto geral, você pode conhecer muitas pessoas que dizem obrigado por tudo e talvez você seja uma delas. E não há nada de errado nisso, aliás, está muito correto agradecer por coisas boas que nos são feitas. O grande problema é que essa palavra tem sido pouco usada, até mesmo pelas pessoas mais velhas.

Quando se trata do grupo jovem da sociedade, vemos um número muito pequeno de pessoas usarem a palavra Obrigado. Mas por que será que estão esquecendo essa palavrinha que é capaz de mudar tudo?

Você também pode gostar

Em primeiro lugar, o egoísmo tem vivido com maior intensidade nos nossos dias. As pessoas passaram a acreditar que obrigações devem ser realizadas e pronto, não é atoa que aquela frase “você não fez mais que a sua obrigação” é tão comum. Lamentável, nós sabemos!

Outro motivo é a educação recebida em casa. Quando os pais possuem o hábito de agradecerem aos outros, a criança compreende aquilo e começa a praticar. Porém, quando isso não acontece e eles também não os ensinam – assim como a palavra Desculpa – a criança pode crescer sem nem conhecer essa palavra.

Muitos são os motivos que impedem as pessoas de dizerem Obrigado. Inclusive, a amargura no coração e o fato de acharem que a palavra é inútil – acredite se quiser – são grandes sabotadores da palavra no cotidiano.

Por que devemos dizer Obrigado?

Mulher sorridente com as palmas das mãos encostadas em sinal de agradecimento.

Devemos dizer obrigado pois essa palavra é capaz de trazer boas energias não só a quem doa mas também a quem a recebe. Não é muito mais gratificante quando terminamos um trabalho e alguém nos diz “Obrigado pelo seu trabalho” ou até mesmo quando demonstramos nossos sentimentos e recebemos um “obrigado por ser tão cuidadoso”?

Pois é, dizer obrigado pode fazer toda a diferença na vida de todos nós, portanto, se você está distante dessa palavra, busque inseri-la em seu vocabulário. Diga mais Obrigado para as pessoas! Além disso, citar cada vez mais essa palavra em seus dias pode fazer com que a energia da gratidão comece a fazer parte da sua rotina.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]