Autoconhecimento • Comportamento • Convivendo • Desacelera • Energia em Equilíbrio • Mantras

O poder do agora: lições do 4º princípio Huna

Uma mulher está sentada de costas para a imagem ao ar livre. Ela faz a posição da meditação e observa um céu azul claro. Ela está sentada em um campo cheio de flores amarelas.
Studio Light and Shade / Getty Images / Canva
Escrito por Leticia Vidigal

O texto explora o princípio “Manawa” da filosofia Huna, que afirma que o momento presente é o único em que temos poder. Ao nos concentrarmos no agora, podemos atrair as experiências desejadas e nos libertar de padrões negativos, tornando o presente o ponto chave para transformar nossas vidas.

O 4º princípio Huna conhecido como “Manawa” nos ensina que o agora é o momento do poder. Isso significa que a nossa energia não está no passado nem no futuro, mas no presente. É aqui, no momento presente, que temos o poder de transformar nossas vidas.

Quando nossos pensamentos insistem em revisitar o passado, não estamos mudando o que já aconteceu. Em vez disso, recriamos aquele evento em nossa mente, alimentando-o com as emoções e pensamentos que temos agora.

Esse processo recria a energia do passado no presente e é ela que passa a ser a condutora das nossas escolhas. Com isso, corremos o risco de sempre repetir comportamentos, de passar pelas mesmas situações com pessoas diferentes, de vivenciar os mesmos tipos de problema vivenciados no passado.

Não são as coisas que são iguais – são nossas respostas ao que nos acontece que são, pois elas estão acontecendo quando temos poder: agora.

Uma mulher jovem está sentada  em uma biblioteca. Ela olha para cima e encosta uma caneta perto do queixo, expressando estar pensativa. Ela segura um livro que está sobre a mesa. Ao fundo, há outros jovens estudando.
Andy Barbour / Pexels / Canva

Quando desejamos mudar algo, é essencial que visualizemos o cenário exato que queremos. Precisamos visualizar, pensar e sentir sobre isso o tempo todo, como uma situação vivida no passado que temos o hábito de pensar a respeito.

Essa situação ainda não aconteceu, mas com a energia do AGORA, começamos a abrir nossa mente para responder a essa situação no momento presente. E aquilo que desejamos começa a ser construído em nossa vida a partir das escolhas que estamos fazendo neste momento.

“Manawa” nos ensina que criamos a nossa realidade o tempo todo no presente. Mas para isso precisamos fazer escolhas conscientes sobre o nosso foco.

Você também pode gostar

Ter poder é estar focado no que realmente importa no agora. Ao escolher conscientemente o que pensar, sentir e fazer neste momento, nos libertamos das amarras do passado e criamos o futuro que desejamos.

O poder está sempre no agora — e o agora está em suas mãos.

  • Leticia Vidigal

    Leticia Vidigal

    Pedagoga, escritora e facilitadora de Ho'oponopono
    [email protected](31) 99152-6843@hooponoponoanjos@HooponoponoAnjoshooponoponoanjos

    Letícia Vidigal é pedagoga, escritora e facilitadora de Ho'oponopono, com mais de 20 anos de experiência na área da educação. Ao longo de sua trajetória, atuou como professora, coordenadora pedagógica, gestora e, mais recentemente, na gestão de projetos educacionais e sociais.

    Seu encontro com o Ho'oponopono começou a partir das conhecidas frases “sinto muito, me perdoe, te amo e sou grata”. O interesse despertado por elas a levou a pesquisar e estudar a prática em uma época em que o tema ainda era pouco difundido no Brasil.

    Sua primeira leitura foi “Limite Zero”, de Joe Vitale. Em 2015, participou do curso online Zero Limits, com Joe Vitale e Dr. Hew Len, e posteriormente aprofundou seus estudos em formações internacionais promovidas pelo IZI LLC, Pacifica Seminars e Global Science Foundation.

    É autora do Oráculo Ho'oponopono, ilustrado por sua sobrinha Marie Amorim, além de produzir conteúdos, e-books e textos sobre Ho'oponopono, espiritualidade, autoconhecimento e experiências da vida.

    Aos 50 anos, também passou a direcionar sua escrita para temas relacionados à maturidade, aos recomeços e às transformações que acontecem quando aprendemos a olhar para nossa própria história não apenas como passado, mas como ferramenta para construir aquilo que ainda desejamos viver.