Alimentação saudável na gravidez
A introdução de alimentos às crianças tem início ainda na gravidez. Filhos de mulheres que tiveram uma dieta saudável na gestação são mais tolerantes a novos alimentos.
As futuras mamães devem comer a cada 3 horas, consumir alimentos com vitamina B9 no primeiro trimestre, ferro e cálcio no segundo trimestre e intensificar a ingestão de fibras no terceiro trimestre. Além disso, as gestantes precisam se policiar para beber 2 litros de água diariamente.
Ser o exemplo
Quer que seu filho coma direitinho, mas, todo mundo em casa faz o contrário? Crianças aprendem com exemplos e não com discursos, por isso, incorpore água, frutas e legumes ao cardápio. Outro bom exemplo é comer sem a interferência da TV, celular e tablets.
Variedade
Ofereça à criança duas porções de papinhas de frutas e uma papa salgada no almoço e outra no jantar. Você também pode dar frutas em pedaços. Os pediatras ainda aconselham a deixar o bebê chupar um pedaço de carne, o que ajuda na formação dos dentes.
Regra dos 15
A pediatra e nutróloga Jomara de Araújo, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, aconselha a Regra dos 15, na qual o alimento deve ser oferecido ao bebê de 12 a 15 vezes para ele gostar. Jomara explica que as tentativas precisam ter um intervalo de alguns dias e ter variedade na apresentação da comida. Seu filho torce o nariz para cenoura? Sirva cozida, coloque ralada no arroz e faça purês.
Não faça barganhas
Falar para seu filho comer em troca de um doce, ou passar mais tempo brincando é péssimo. A criança precisa se alimentar bem para ser saudável e não para ganhar um presentinho.
Atenção com os doces e sal
Até um ano, somente o doce das frutas. Depois, você pode incorporar mel ou açúcar mascavo na alimentação da criança. Outra substituição a ser feita no primeiro ano é trocar o sal por cebola, cebolinha, salsinha e hortelã.
Introduzir alimentos às crianças não é tão difícil assim. Com jogo de cintura você terá sucesso na empreitada. Em caso de dúvida, consulte o pediatra e o nutricionista. E depois, não se esqueça de contar como foi esta mudança na alimentação do seu filho.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.