Autoconhecimento

O que é empoderamento?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ultimamente temos ouvido falar sobre empoderamento feminino em matérias na internet e na TV; sobre empoderar-se, empoderar as pessoas. Mas o que vem a ser empoderamento?

Empoderamento é proveniente da palavra Empowerment, que significa executar ação coletiva pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais do indivíduo e do todo. É quando você, ao entrar em contato com uma outra pessoa, através de um diálogo, exalta o poder que ela tem para a mudar algo. E claro quando você mesmo é capaz de identificar o seu poder pessoal em relação a diversas situações.

Ilustração de flores escrito grande "Power"

É o ato de mostrar às pessoas as qualidades que elas possuem e sua força capaz de moldar e alterar a realidade da maneira que elas desejam. É muito mais que somente incentivar e conceder um ombro amigo – no caso de outras pessoas. Empoderamento é quando você consegue mostrar o poder que outra pessoa possui, é também participar desse processo de evolução junto a ela, empoderando-se também.

Esse termo vem ganhando relevância acadêmica e social nos últimos anos, passando a fazer parte de campos do conhecimento, como administração, economia, saúde pública, psicologia e sociologia. Além disso, o termo faz parte da agenda política, de governos, empresas e organizações da sociedade civil, de agências e bancos internacionais de desenvolvimento. Na visão de uma sociedade humanista, empoderamento incita a expansão da liberdade do indivíduo, princípio defendido por Amartya Sen, famoso economista indiano.

empoderamento

Ele diz: “Nessa perspectiva, o indivíduo é agente central de todo o processo de transformação. Assim, deve-se remover os vários tipos de barreiras para ampliar as escolhas e oportunidades das pessoas para que elas vivam de forma mais plena e com mais liberdade. Quando as pessoas possuem a liberdade de escolher e a oportunidade de decidir, elas melhoram a sua vida”.

Empoderamento é quando estamos passando por momentos difíceis e sempre pensamos em desistir, mas algo vem e nos puxa para o centro, onde descobrimos nosso real poder. Esse é o sentimento do empoderamento, o sentimento de dar a volta por cima e mostrar a si mesmo e a todos do que se é capaz. Exercer o empoderamento requer força, capacidade e determinação. Ainda mais quando se trata de mudança individual e coletiva. Todas as pessoas são capazes de manifestar e empoderar a própria vida e a vida das pessoas ao redor.

O empoderamento na sociedade como um todo

Nossa sociedade é mesclada com homens e mulheres. Destes vem a diferença de raças, crenças, capacidades e incapacidades. Por isso, o empoderamento deve abranger todas as situações. A mulher, por exemplo, sempre foi colocada em um patamar menor do que o do homem e isso precisa ser mudado – inclusive, já está se modificando.

As mulheres em geral precisam compreender que são poderosas e não dependem da presença masculina para alcançar o que desejam. Essa força já é presente em todas elas, basta procurar uma forma sincera para que possa ser acessada em cada uma delas.

Ilustração de mulheres unidas

Por outro lado, as mulheres negras são ainda mais diminuídas por causa de sua raça, o que requer, sim, um auxílio de empoderamento. Assim como as mulheres negras, os homens negros também precisam se empoderar para que possam compreender sua força. É claro, vivemos em uma sociedade patriarcal, e isso já faz com que eles sejam “empoderados”, mas a raça acaba limitando-os.

No caso dos negros em geral, o maior ato de empoderamento é conseguir fazê-los acreditar em si, independentemente do julgamento que é redirecionado a eles em relação à sua cor. Isso vale tanto para homens quanto para mulheres, pois ambos se sentem, na maioria das vezes, sem chances de conquista por causa dos preconceitos que vivem.

Pessoas com deficiência também se sentem, muitas vezes, medíocres e incapazes de certas conquistas. Por esse motivo, levar o empoderamento a essas pessoas também é mais que essencial. Mostrar a essas pessoas que elas possuem potencial para chegar aonde desejam é um ato gratificante para ambos os lados. Portanto, sempre que puder, lembre-as de que as limitações delas só existem na mente.

Mãos unidas pelo dedinho

Você acha que não merece? Você merece muito!

Se você é uma pessoa que busca por empoderamento, está no lugar correto. Tire agora mesmo essa máscara de não merecimento que você está carregando há anos e veja o lado positivo de ser negro, mulher, deficiente etc.

Você sabia que atualmente a pele negra, tanto de homens quanto de mulheres, tem sido a mais exigida em passarelas? Você sabia que cadeirantes, pessoas com síndrome de Down e outros tipos de deficiência têm se tornado grandes inovadores? E mulheres em geral também… você sabia que sem elas muitas empresas não alcançariam o topo do mercado?

Pois é, tudo isso só pode se tornar real quando todos nós olhamos para dentro e descobrimos nossa força. Quando nos enxergamos fortes, temos a capacidade de levantar os obstáculos e seguirmos adiante.

Ilustração de mulher meditando com planetas saindo do pensamento

Você também pode gostar:

Se você quiser se aprofundar em empoderamento, veja as dicas que separamos:

Livro: “Quem tem medo do feminismo negro?” – empoderamento feminino negro;

Site: Baobá – fórum de empoderamento masculino e feminino;

Filme: “Pantera Negra” (2018) – consciência negra;

Filme: “Xica da Silva” (1976) – consciência negra;

Livro: “Como empoderar pessoas com deficiência”;

YouTube: JoutJout prazer – empoderamento feminino;

YouTube: Papo de preta – empoderamento feminino negro;

Site: Alma preta – empoderamento negro;

YouTube: Vai uma mãozinha aí? – empoderamento de pessoas com deficiência;

YouTube: Visurdo – empoderamento de pessoas com deficiência;

Livro: “Os homens explicam tudo para mim” – empoderamento feminino.

Se você pesquisar, encontrará muitos conteúdos que auxiliam o empoderamento de diversos tipos de realidade. Apenas lembre-se de que podemos ser tudo o que quisermos e que não somos diferentes de ninguém, você merece muito!


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]