Autoconhecimento

O que é empoderamento

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ultimamente temos ouvido falar sobre empoderamento feminino em matérias na internet e na TV; sobre empoderar-se, empoderar as pessoas. Mas o que vem a ser empoderamento?

Empoderamento é proveniente da palavra Empowerment, que significa executar ação coletiva pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais do indivíduo e do todo.

É quando você, ao entrar em contato com uma outra pessoa, através de um diálogo, exalta o poder que ela tem para a mudança.

Mostra para ela as qualidades que somente ela possui e sua força para moldar e alterar a realidade da maneira que ela quiser. É muito mais que somente incentivar e conceder seu ombro amigo. Empoderamento é quando, além de você manifestar o poder que a pessoa possui, é também participar desse processo de evolução junto a ela, empoderando-se também.

Mas o empoderamento não termina nessa etapa do “sentimento”. O indivíduo empoderado possui a capacidade e a força necessária para viver sua vida de maneira digna e correta, empoderando as pessoas ao seu redor.

Esse termo vem ganhando relevância acadêmica e social nos últimos anos, passando a fazer parte de campos do conhecimento como a administração, economia, saúde pública, psicologia e sociologia. Além disso, o termo faz parte da agenda política como governos, empresas e organizações da sociedade civil, agências e bancos internacionais de desenvolvimento.

Na visão de uma sociedade humanista, empoderamento incita a expansão da liberdade do indivíduo, princípio defendido por Amartya Sen, famoso economista indiano. Ele diz: “Nessa perspectiva, o indivíduo é agente central de todo o processo de transformação. Assim, devem-se remover os vários tipos de barreira para ampliar as escolhas e oportunidades das pessoas para que elas vivam de forma mais plena e com mais liberdade. Quando as pessoas têm a liberdade de escolher e a oportunidade de decidir, elas melhoram a sua vida”.

Uma pessoa empoderada reflete numa força capaz de mudar o que for desfavorável para melhor, dentro da sua casa e sucessivamente na sociedade.

O filósofo e pacifista Dr. Ikeda conclui: “Empoderamento é quando numa situação difícil, por meio do diálogo, incentivamos outra pessoa a manifestar o seu poder inerente para mudar a realidade. E, uma vez que ela decide mudar, juntos, avançamos compartilhando o juramento de alcançar a resolução daquela situação”.  

Exercer o empoderamento requer força, capacidade e determinação. Ainda mais quando se trata de mudança individual e coletiva, e todas as pessoas são capazes de manifestar e empoderar sua vida e a das pessoas ao redor.


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]