A mulher sempre teve um papel de grande importância na sociedade, mas infelizmente não faz muito tempo que o espaço foi reconhecido por todos. Ainda é necessário muito a se fazer para conseguir a igualdade que as mulheres tanto merecem perante os homens, mas o feminismo vem arrebanhando tantas seguidoras que já tem rendido diversos frutos.
O empoderamento também tem sido um tema com muita atenção da mídia e das pessoas em geral. Além da igualdade de gênero, a mulher também tem conseguido reconhecimento e até mesmo autoaceitação seja por raça, idade, orientação sexual e até mesmo peso.
O YouTube se tornou uma fonte inesgotável para saber mais sobre o assunto. Existem diversos canais que abordam o assunto de maneiras bem diferentes. Separamos abaixo seis deles que merecem a sua atenção. É só dar o play:
1- Super Mulheres
É um dos que usa a linguagem mais séria do gênero. Com cerca de 500 inscritos, aborda assuntos que mostram a importância de mulheres que se destacaram em busca da autonomia feminina. Um dos vídeos em destaque mostra um grande problema ainda enfrentado, a desigualdade no mercado de trabalho:
2- Jout Jout Prazer
A queridinha das feministas, Jout Jout já caiu nas graças de todos e até publicou um livro com a mesma temática. Usando uma boa dose de humor em todos os seus vídeos, ela é uma espécie de psicóloga das mulheres, que encontram vídeos que abordam todo o universo feminino. Tendo mais de 1 milhão de inscritos. Entre seus vídeos fique com esse que aborda a importância de não aceitar menos do que se merece:
3- Nátaly Neri
Este canal traz a voz de uma mulher negra poderosa que mistura autoestima, estilo de vida e militância. Nátaly faz vídeos sobre representatividade, racismo, feminismo e beleza negra, mostrando que empoderamento inclui todas as identidades. Ela questiona padrões e oferece modelos de inspiração para quem busca se afirmar no mundo sendo autêntica:
4- Canal das Bee
É um canal LGBT que prega, acima de tudo, a liberdade de ser quem você verdadeiramente é. É empoderamento no nível extremo e para todos os seres humanos. Com média de 15 a 20 mil visualizações em cada vídeo, também faz diversas coberturas internacionais, como a da Marcha das Vadias em Portugal:
5- Neggata
Canal pautado pela discussão franca sobre o empoderamento de mulheres, com especial foco nas experiências negras e periféricas. Com linguagem acessível e direta, aborda temas como feminicídio, apropriação cultural e autoestima negra, trazendo uma combinação de humor, crítica social e empoderamento real:
6- Não me Kahlo
Um canal mais focado em denúncias e em divulgação de projetos que podem ajudar as mulheres a entender a importância do feminismo e também trazer à tona casos esquecidos pela mídia. Neste a abordagem é sobre feminicídio:
Você também pode gostar
Texto escrito por Roberta Lopes da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras
