Autoconhecimento Comportamento

Empoderamento feminino

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Empoderamento feminino, sororidade, feminismo, patriarcado e muitas outras expressões que estão ganhando mais espaço muitas vezes são compartilhadas de forma irresponsável. Sem a devida explicação do que elas significam, os conceitos acabam se perdendo ou sendo entendidos erroneamente.

Ao falar sobre empoderamento feminino, algumas pessoas imaginam que esta expressão do feminismo tem como objetivo tirar o poder dos homens e deixar as mulheres poderosas. Ou então podem imaginar que se trata de fazer os homens atribuírem poder às mulheres. Existem muitas interpretações equivocadas sobre o conceito, e é por isso que vamos analisá-lo corretamente.

Empoderamento feminino é definido como a conceção de poder de participação social para as mulheres. Ou seja, as mulheres devem ser representadas política, social e economicamente na sociedade, de forma a terem seus direitos conquistados e preservados.

Linda mulher loura com um laço vermelho e bolinhas brancas na cabeça. Ela usa uma camisa jeans azul claro e está mostrando a banada com as mãos.

Desta forma, o empoderamento feminino é responsável por debater as questões pertinentes às mulheres, sobretudo assuntos que podem melhorar suas qualidades de vida e de existência. Questões raciais, de classe e de sexualidade, então, também são abordadas com auxílio do empoderamento feminino.

Embora esse seja o cerne do conceito, o da participação da mulher na sociedade, o empoderamento feminino pode ser interpretado de outras maneiras atualmente. Uma mulher pode ser empoderada quando não tem medo de dizer o que pensa, quando faz parte de movimentos sociais que objetivam o fim da opressão ou até quando veste uma roupa que a faz se sentir confiante.

Empoderamento feminino passou a ser um sinônimo de força, coragem, autoconfiança, união e respeito, não só de participação. No entanto, essa faceta do conceito não pode ser esquecida. É por meio dela que as mudanças na base da sociedade podem ser desenvolvidas, deixando o patriarcado para trás.

Grupo de mulheres ativistas em plena manifestação em prol do empoderamento feminino. Elas estão na rua e seguram cartazes com vários dizeres em torno do empoderamento feminino.

Empoderamento feminino para grandes pensadoras

Para exemplificar e para compartilhar o que o empoderamento feminino pode representar para uma mulher, separamos dez frases de grandes feministas da história. A partir delas, você pode refletir sobre o papel da mulher na sociedade e sobre como podemos melhorar a realidade de cada uma delas.

“Nossa premissa feminista é: eu tenho valor” – Chimamanda Adichie

“O objetivo não é que as mulheres tirem o poder das mãos dos homens, pois isso não mudaria nada. A questão é exatamente destruir essa noção de poder” – Simone de Beauvoir

“Eu nunca me considerei feminista, mas não acredito que se possa ser mulher nesse mundo e não ser uma” – Oprah Winfrey

“Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância” – Simone de Beauvoir

“A melhor maneira de cultivarmos a coragem nas nossas filhas e em outras jovens é sendo um exemplo. Se elas virem as suas mães e outras mulheres nas suas vidas seguindo em frente apesar do medo, elas vão saber que é possível” – Gloria Steinem

“Eu quero ser tudo que sou capaz de me tornar” – Katherine Mansfield

“Uma triste verdade: nosso mundo está cheio de homens e mulheres que não gostam de mulheres poderosas” – Chimamanda Adichie

“Não podemos todos ser bem-sucedidos quando metade de nós está restringida” – Malala Yousafzai

“É importante frisar que quando empodera uma mulher, você munda o mundo. Espero que, em 20 anos, tenhamos menos batalhas e que toda mulher possa ser aquilo que deseja” – Diane Von Furstenberg

“Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciadas” – Malala Yousafzai

Mulher negra vestindo uma camisa azul clara com listras vermelhas segurando um megafone nas cores branco e vermelho. Ela está falando no megafone palavras de empoderamento feminino.

Empoderamento feminino na atualidade

A partir dos pensamentos que as frases de grandes feministas suscitaram em nossas mentes, precisamos olhar para a sociedade. O que o empoderamento feminino representa atualmente?

O poder de uma pessoa pode partir da quantidade de bens materiais que ela adquiri, do cargo que ela ocupa no trabalho, da influência que ela exerce sobre outras pessoas. Em um sistema capitalista, neste sentido, uma mulher empoderada deveria ser uma mulher que tem capital suficiente para influenciar pessoas e levar uma vida sem preocupações financeiras.

Você também pode gostar

Perceba como os homens poderosos são, normalmente, ricos e brancos. Mulheres poderosas são muito associadas a mulheres ricas, mas será que as posses de uma pessoa representam o quanto ela se dedica a mudar a sociedade e torná-la mais justa e igualitária?

O empoderamento feminino ainda precisa vencer o racismo, a LGBTfobia e a desigualdade de classe. São muitos obstáculos que uma mulher empoderada precisa enfrentar para ser considerada como tal. O empoderamento não terá o mesmo valor se ele só for aplicado a uma mulher que já é privilegiada na sociedade.

Na atualidade, o empoderamento deve ser sempre uma busca por melhorias. Só será possível dizer que as mulheres são empoderadas quando todas forem, quando não houver distinção entre pessoas de raças e sexualidades diferentes e quando a quantidade de dinheiro que uma pessoa tem não for determinante para o caráter dela.

Vários cartazes com diferentes citações feministas escritas à mão com canetão preto. Todos os cartazes estão espalhados pelo chão.

Empoderamento feminino e espiritualidade

Ainda que o empoderamento feminino seja fundamental para a mudança da sociedade, ele também pode promover mudanças na interioridade de cada mulher. Uma mulher empoderada é uma mulher que se sente capaz de tudo, inclusive de cuidar de si mesma.

É o autocuidado proporcionado pelo empoderamento que permite que uma mulher busque uma conexão com a própria espiritualidade. Uma das formas de se conectar com esse aspecto da sua interioridade é por meio do sagrado feminino.

Esta filosofia pode estimular o empoderamento feminino a partir do momento em que ela estimula o autoconhecimento sobre o corpo feminino e aborda a relação entre as mulheres e a natureza. Este resgate de um conhecimento ancestral, concebido por mulheres que eram chamadas de bruxas, pode ser a melhor forma de promover união e respeito entre as mulheres.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]