Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro. A ação é dirigida à sociedade, principalmente aos homens, com o objetivo de conscientizar sobre as doenças masculinas, enfatizando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com o nome de Movember, pegando o gancho com as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que acontece em 17 de novembro.
Índice de conteúdo
Já aqui no Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o simples objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque, quando necessário. A iniciativa teve ampla divulgação e em 2014 o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, que incluíram a iluminação de pontos turísticos, adesão de celebridades, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas e intervenções em eventos populares.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela fica localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas do câncer de próstata:
No início, o câncer não apresenta sintomas e, quando começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Na fase avançada os sintomas são:
-dor óssea;
-dores ao urinar;
-vontade de urinar com frequência;
-presença de sangue na urina e/ou no sêmem.
Fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.
Prevenção e tratamento:
Para garantir a cura do câncer de próstata é necessário o diagnóstico precoce, ou seja, mesmo na ausência dos sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem os fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, o que permite ao médico avaliar possíveis alterações na glândula, como o endurecimento e presença de nódulos suspeitos, além de também fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Você também pode gostar
- Saiba como começou o novembro azul e junte-se a essa causa
- Entenda por que os homens se esquivam de ir ao médico
- Saiba o que existe de real sobre o ipê roxo curar o câncer de próstata
Cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, porém outros exames podem ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
Por fim, o importante é se manter atento aos sintomas, mas principalmente fazer o acompanhamento médico regularmente.
O câncer, assim como outras doenças, pode se desenvolver por causa de problemas emocionais e psicológicos que carregamos (você pode conferir mais aqui no livro de Cristina Cairo “A Linguagem do Corpo”).