Autoconhecimento Cidadania Convivendo Crônicas da Vida

O que está por trás da ignorância no mundo?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

É normal olharmos para o mundo e às vezes ficarmos confusos com tanta coisa acontecendo que não conseguimos compreender. São tantas guerras, atrocidades e descaso com o ser humano que começamos a pensar que tudo está perdido e que os seres humanos não passam de seres ignorantes, mas é exatamente aí que está o erro!

Isso é o que nos mostra o sábio Sri Ramana Maharshi. Certa vez, lhe perguntaram o que ele achava que aconteceria neste mundo em estado crítico. E ele respondeu: “Por que você deveria se preocupar com o futuro? Você nem conhece apropriadamente o presente. Tome conta do presente e o futuro tomará conta de si mesmo. Como você é, assim também é o mundo”.

Tome conta do presente e o futuro tomará de si mesmo.

O primeiro ponto importante dessa declaração é sobre o valor que damos ao futuro e assim esquecemos da importância de viver no presente. O mundo não será nada no futuro se não focarmos no presente, no agora! É no presente que podemos fazer as mudanças que queremos ter. Se conseguirmos mudar o mundo e a nós mesmos hoje, o futuro será uma consequência natural dos nossos atos.

O segundo ponto que ele destaca nessa pergunta é um sábio ensinamento de como, na verdade, o mundo apenas reflete o que está dentro de nós. Se vemos um mundo crítico e cheio e ignorância, é porque essa ignorância está, antes de tudo, dentro de nós mesmos. Por isso, o primeiro passo para combater qualquer ignorância no mundo é mudando a si mesmo antes de tudo. “Como você é, assim também é o mundo”.

O primeiro passo para combater qualquer ignorância no mundo é mudando a si mesmo.

E é por causa disso que os métodos de autoconhecimento são tão importantes para todos nós. Somente quando cada pessoa se conhece e entra em contato com o seu verdadeiro eu, é que a ignorância começa a se dissipar. Quanto mais você se conhecer, mais o mundo fará sentido para você!

Pode parecer difícil de acreditar em uma primeira reflexão, mas essa é uma verdade. O mundo externo é alterado quando mudamos o que está dentro de cada um de nós. Portanto, antes de apontar para a ignorância que você vê no mundo, trabalhe o autoconhecimento e remova qualquer tipo de ignorância que esteja dentro de você.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]