Saúde Mental

O último mês de 2020

Calendário de Dezembro de 2020
Ma-no / Getty Images
Escrito por Andrea Pavlo

Finalmente! Chegamos ao último e derradeiro mês desse fatídico ano. Se alguém, lá em janeiro, tivesse me dito que o ano seria assim, eu teria rido uma hora na cara da pessoa, mas não, não teve riso quando uma pandemia foi declarada; ninguém riu vendo o número de mortos e o lockdown mundial. Não houve nenhum som quando todas as bolsas do mundo baixaram. Foi simplesmente terrível.

Todo mundo surtou! To-do-mun-do! E se você está falando agora “eu não surtei”, acredite, você está no pior surto de todos: a negação. Foi o ano em que vimos todos os mecanismos de defesa em ação. O ano que vimos a porca torcer o rabo. O ano mais macabro da história!

Muitos mortos e muitas vítimas, muito medo, pânico e terror. Muito de algo que evitamos a qualquer custo. Evitamos a diversão em bares, já que estavam fechados, evitamos sair para fazer compras. Todas as nossas fugas foram trocadas pelo fato de assistirmos a filmes e lermos livros, como se todo o mundo tivesse voltado ao ano de 1888, quando sair de casa era um evento, uma mistura de filme de zumbi, Jack o Estripador e Sai de Baixo. Uma zona!

Não, ainda não estamos seguros, mas já sabemos o que aconteceu e como. Já sabemos como evitar e a morte iminente não é mais tão certa quanto parecia no começo. Não estamos seguros, mas nunca estivemos mesmo. A proximidade do desconhecido causou caos, mas também aprendizados. Entendemos coisas que levaríamos séculos para entender. Mudamos nossas rotinas e mandamos às favas a burocracia ou o que parecia certo. Responsabilizamo-nos ainda mais por nossos filhos, voltamos a lavar a louça e a fazer bolo e, mesmo com todos esses contrapontos, sonhamos com o futuro.

E vai voltar. Tudo vai voltar. Teremos novamente linhas aéreas ganhando trilhões e pessoas atravessando o mundo para fazer uma reunião, mas faremos isso diferentemente, com uma saudade estranha de nossa casa. A Europa, enquanto escrevo esse texto, volta a fechar e talvez você esteja lendo este artigo enquanto prepara seu Natal em casa, porque fechou também por aqui. Não podemos, no entanto, negar que o que aprendemos neste ano como coletividade dificilmente será superado por qualquer outra coisa.

Você também pode gostar

Sendo assim, feliz último mês do pior ano da história. Tenha um feliz ano novo, em que continuaremos a tentar compreender tudo e sobreviver como sempre fizemos, com a certeza de que não temos controle sobre nada, que nada é para sempre e que o melhor é sempre viver o presente. Afinal, ele é isto: um grande presente! Feliz ano realmente novo!

Sobre o autor

Andrea Pavlo

Meu nome é Andrea Pavlo. E poder apresentar esse nome assim, parece fácil, mas não foi. Esse nome é fruto de muito autoconhecimento e autoanálise.

Fruto de duas faculdades e mais de mil horas de cursos, mentorias, vivencias e aprendizados. Fruto de muitos risos, muitas dores e muitos resultados. Sou uma espiritualista que aprendeu a servir. Servir ao outro com seus aprendizados. Apoiar mulheres a passarem por suas próprias dores.

Filha de pais narcisistas, passei a vida tentando entender a cabeça deles. Isso me ajudou a me apaixonar pela psicologia e por todas as ciências afins.

Filha de Iansã, devota de Santa Sara e neta da Dona Arlinda, trouxe uma
mediunidade temperada com clarividência, sonhos premonitórios e um dom de ler o inconsciente coletivo e pessoal. Dom que eu uso justamente para servir.

Apaixonada pela beleza da arte, da decoração e da moda, adoro transitar nesses pequenos grandes universos cheios de simbologias. Amante dos ensinamentos de Carl G Jung e seu entendimento do mundo, dos arquétipos milenares do tarot e por todas as formas de mistérios ocultos e especiais que considero o tempero especial da realidade.

Tentando manter os pés sempre no chão, o peso equilibrado e o humor em dia, esses são meus desafios eternos. Desafios que eu encaro com força e muita criatividade, além de uma xícara de café quente e um pão de queijo saindo do forno.

Bem vindos ao meu infinito particular:

Whatsapp: (11) 989043635

E-mail: contato@andreapavlo.com

Facebook: facebook.com/AndreaPavlo

Instagram: instagram.com/andreapavlo/

Site: andreapavlo.com

Youtube: youtube.com/@andreapavlo5277

Linkedin: linkedin.com/in/andreapavlo/