Saúde Integral

Perfume Natural: o que é e como fazer?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Perfumes são verdadeiros afrodisíacos, utilizados há milhares de anos no mundo todo. Um perfume de boa qualidade é capaz de marcar os nossos melhores momentos e sustentar as nossas fantasias através de diferentes aromas. No entanto, a mistura de substâncias da natureza, de milhares de litros de água e produtos químicos variados, que, na maioria das vezes, não são extraídos de maneira sustentável, pode ocasionar sérios e diversos impactos no ambiente que vivemos e principalmente, na saúde de quem utiliza o produto.

Nós, seres humanos, temos uma capacidade enorme de armazenarmos em nossa memória e no nosso inconsciente e exatamente por isso, os perfumes são capazes de nos fazer recordar um momento ou uma pessoa para lá de especial.

Por isso, vamos dar aqui uma receitinha bem básica para você passar a fabricar o seu perfume em casa, utilizando produtos baratos, simples e naturais. Além de um cheiro agradável no seu dia a dia, esta é uma ótima opção de um presente inesquecível, que causa impactos mínimos na natureza.

Notas importantes para a fabricação de um perfume caseiro

Cada perfume possui três níveis de notas (ou aromas), termo técnico que significa os níveis essenciais para que se crie o aroma desejado. Estes recebem o nome de base, médio e topo.

As notas topo, são aqueles aromas que acabam evaporando rapidamente, aquela fragrância que não dura por muito tempo. Isso acontece porque elas são uma poção pequena da mistura final, que incluem citrinos leves e aromas de frescor, como limão, menta, néroli, bergamota, laranja e rosmaninho. Os aromas médios, como o próprio nome diz, ficam entre a base e o topo. Neste nível, encontram-se os óleos essenciais de flores, como a rosa, o jasmim e a cananga do Japão.

No terceiro nível, encontramos os aromas de base, também conhecidos como fixativos, dão corpo ao perfume. Proveniente de raízes, bálsamos, madeiras e resinas, as notas de bases incluem óleos como o patchouli e o sândalo e aromas que tendem a ser escuros, pesados e doces.

Um perfume de boa qualidade possui de maneira balanceada essas três notas. Vale ressaltar, que a lavanda e o limão são ótimos neutralizadores.

Para se criar o perfume ideal ou até mesmo um simples aftershave (Loção Pós-barba) e desodorizante, é necessário seguir a receita certa. A grande maioria de perfumes básicos, são uma mistura de óleos essenciais, mistura de álcool e de água destilada. Mas, vale o cuidado aqui de nunca utilizar água de torneira para formulação do mesmo. Tenha calma e paciência. Os óleos devem ser misturados de maneira lenta, gota a gota, com o álcool, até que se dissipem.

E assim como os vinhos, cada perfume possui um tempo certo de amadurecimento para que consiga atingir o seu ápice, seu nível de perfeição. Depois disso, ele deve ser filtrado através de um filtro, aqueles iguais de café, para que qualquer tipo de impureza e de sedimento possam ser removidos. Em seguida, coloque a mistura em um invólucro escuro, e tampe com a ajuda de um isolante.

Nunca pense que na sua primeira tentativa conseguirá criar um perfume maravilhoso. Registre todos os seus passos, anotando o que foi utilizado, a quantidade e o resultado que obteve para ir melhorando a cada tentativa.

Receita 1:

Ingredientes:

  • Óleo de sua preferência;
  • Cera de abelha;
  • Óleo puro de amêndoas;
  • Recipiente para armazenamento.

Primeiramente, derreta em banho maria a cera. Mas, atente-se para a quantidade. Em seguida, misture na mesma proporção, a cera que acabou de derreter com o óleo puro de amêndoas. Para chegar a fragrância ideal, vá acrescentando, gota a gota as gotas de óleo de sua escolha. Coloque a mistura no recipiente, e espere que ela esfrie e endureça. Pronto, agora é só presentear a pessoa amada.

Receita 2: perfume para a casa

Ingredientes:

  • 1 xícara de flores picadas e frescas de laranjeira;
  • 2 xícaras de água destilada.

Em um recipiente de armazenamento, bote um pano de musselina e deixe que as pontas para fora. Coloque a xícara de flores picadas de laranjeira e cubra com a água destilada. Deixe a mistura repousando durante toda a noite.

No dia seguinte, pegue as pontas de pano de maneira suave e comece a espremer a mistura sobre a água restante em um recipiente com pulverizador.

Vale ressaltar que as flores de laranjeira podem ser substituídas por pétalas de rosa, jasmim ou lavanda.

Receita 3: água de rosas utilizada em toaletes

Essa receita é bem simples e pode ser feita utilizando pétalas de rosa secas ou frescas.

Separe um recipiente de vidro que seja resistente ao calor. Coloque nele as pétalas de rosa aquecidas e ferva cerca de um litro de água destilada. Em seguida, adicione a água ao recipiente de maneira que todas as pétalas fiquem cobertas.

Tampe e deixe a mistura esfriar.

Depois disso, adicione 40 ml de álcool ou de vodca à misture e tampe o recipiente novamente, e deixe que a composição esfrie por completo.

Coe a mistura com a ajuda de um pano de musselina. No final, esprema as pétalas de rosa que restaram no pano. Coloque seis gotas de óleo essencial, preferencialmente de rosas, misture e guarde-a por pelo menos 48 horas.

Por fim, coe com um filtro a misture e coloque a fragrância obtida em um recipiente hermeticamente fechado.

Receita 4: água de colônia

Ingredientes:

  • Dez gotas de óleo néroli essencial;
  • 1,5 mililitros de óleo de bergamota;
  • 1,5 mililitros de óleo de limão;
  • 100 mililitros de óleo de raiz de íris;
  • 35 gotas de óleo de laranja.

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em um recipiente de sua escolha e deixe repousando por pelo menos 48 horas. Em seguida, utilizando um filtro de papel, coe e conserve em um recipiente fechado hermeticamente.

Há ainda a possibilidade de diluir a mistura utilizando metade da água destilada.


Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]