Saúde Integral

Diferença entre óleo e essência nas terapias

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Uma casa cheirosa tem seu valor. Desfrutar de um ambiente agradável é sempre uma oportunidade para nos conectar com a beleza e os cheiros que a casa possui. Por isso, aromatizar a moradia com óleo e essências tem sido a opção de muitas pessoas para deixarem o lar perfumado.

O mercado voltado para a produção de óleos e essências aumentou nos últimos anos. Mas seus benefícios não estão voltados apenas para a aromatização de ambiente. Eles também estão presentes em massagens, inalações, banho de chuveiro e o óleo é utilizado até como propriedade medicinal.

Embora os dois deixem a casa perfumada, há uma diferença: os óleos essenciais são substâncias naturais, já a essência é produzida em laboratório e não possui efeito terapêutico. Conheça um pouco sobre cada um deles:

O óleo essencial

São compostos extraídos diretamente da planta e suas propriedades. Sua comercialização deve vir diretamente da plantação, colheita e extração das plantas que possuem o óleo. Podem ser extraído de flores, cascas, resinas e frutos. Desta forma, eles são bem concentrados. Algumas das plantas para a extração e produção dos óleos mais usados são: Gerânio, Alecrim, Lavanda, Camomila.

shutterstock_154410266-2Onde é utilizado o óleo essencial?

O óleo essencial é muito utilizado na medicina alternativa e também na aromaterapia, que é o ramo da fitoterapia, que é o tratamento de indisposições físicas e mentais.

Seus componentes são muito usados na medicina terapêutica, cosmética e farmacêutica. Podem estar presentes em muitos lugares que talvez você nem imagine como no detergente e produtos de beleza.

Para você ter certeza de que está comprando o óleo, uma dica é observar se ele possui o registro da Anvisa já que é obrigatório e observar o preço. Os preços dos óleos são mais elevados do que os da essência que costumam ser mais baratos. Dificilmente você vai encontrar um óleo por menos de 10 reais. Alguns até são importados.

Os benefícios do óleo essencial
  • Ajuda a equilibrar as disfunções emocionais;
  • Alivia dores;
  • Combate bactérias e fungos;
  • Diminui a dor de cabeça.
A essência, o que é?

É produzida em laboratório e não possui princípios ativos assim como óleo. Elas imitam aromas de diversas plantas e flores. Na maioria das vezes são usadas como aromatizadores em ambientes.

A essência, por exemplo, você pode encontrar facilmente e com preço mais em conta. Seu uso é apenas na perfumaria e jamais pode ser usado como um tratamento terapêutico porque pode causar reações adversas.

Onde é utilizada a essência?

A essência é usada na perfumaria para fabricar perfumes, aromas, e outras fragrâncias. Pode até estar presente na fabricação de alguns brinquedos, aroma em alimentos, cosméticos e produtos de limpeza. Vale salientar que a essência não pode estar presente em um tratamento terapêutico.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]