Beleza Natural Comportamento

O que são e quais os benefícios dos cosméticos naturais. Conheça e aprenda dicas para a sua beleza

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já parou para pensar no que os cosméticos industriais causam à sua pele? Imagine a seguinte situação: se alguma coisa faz bem para você, com certeza ela fará bem à sua pele. Concorda? É meio lógico definir que se você não pode ingerir algo, então isso significa que talvez isso não seja tão saudável como você imagina.

Todos sabemos que a pele é o maior órgão do corpo humano, apresentando diversas funções, como proteção, impermeabilização, sustentação, comunicação e ainda é um órgão de assimilação. Tudo o que passamos na pele é absorvido com uma rapidez surpreendente, e isso significa que, em poucos instantes, qualquer coisa que passarmos sobre ela circulará na nossa corrente sanguínea – grandes exemplos disso são os medicamentos feitos em adesivos, como anticoncepcionais, anti-tabagismo e alguns emagrecedores.

Os cosméticos produzidos por indústrias são compostos por inúmeros produtos químicos sintéticos, entre derivados do petróleo, e não é preciso dizer muito para saber que esses ingredientes causam muitos danos às nossas células. É comprovado que alguns produtos responsáveis pelas fragrâncias irresistíveis, pela conservação do produto e pela espessura, por exemplo, estão diretamente relacionados a doenças – de alergias e irritações, dores de cabeça e até mesmo o câncer, além de causarem um considerável impacto no meio ambiente e na fotossíntese da flora. 

Muitos produtos podem parecer inofensivos, como é o caso dos óleos para bebês, mas, por ter em sua composição o óleo mineral, derivado do petróleo, eles podem impossibilitar a pele de respirar.

É claro que o cenário perfeito seria que todo mundo usasse apenas cosméticos naturais, mas sabemos que extinguir o uso dos industrializados é muito difícil. Porém, é possível usá-los de maneira mais consciente e também produzir cosméticos naturais em casa. Veja algumas dicas:

Imagem de um hidratante corporal em um pote de vidro. O pote está sobre pétalas de rosas na cor rosa.
Imagem de photosforyou por Pixabay

1. Hidratante para o corpo

No lugar de loções e cremes prontos, inove a forma de hidratar a sua pele usando um óleo vegetal de sua preferência. As opções variam entre azeite extravirgem, óleo de amêndoas e semente de uvas. Esses óleos possuem grande teor de vitaminas e são capazes de deixar a pele muito mais saudável. 

Obs: você não ficará com cheiro de tempero de salada.

2. Batom vermelho natural

Para fabricar o seu batom em casa, você precisará de:

– 1 colher de chá de cera de abelha (você pode encontrar facilmente em lojas de ingredientes específicos para cosméticos);
– 1 colher de chá de óleo de amêndoas ou de azeite de oliva extravirgem;
– 1 colher de chá de manteiga de amêndoas ou de karité;
– 2 colheres de chá de pó de beterraba.

Modo de preparo:

– Ponha os ingredientes em um recipiente próprio para microondas – com exceção da beterraba. Coloque o recipiente no aparelho e, em intervalos de 30 segundos, aqueça até que todos os ingredientes fiquem derretidos. Misture bem. 
– Coloque as duas colheres de chá do pó de beterraba. Se você achar que a cor ficou fraca, adicione mais. Misture bem todos os ingredientes até chegar na cor de sua preferência.
– Escolha um recipiente para guardar o seu batom natural, pode ser uma embalagem velha higienizada ou um potinho pequeno de cosméticos por exemplo. Coloque a mistura no recipiente escolhido e deixe endurecer – pode ser em temperatura ambiente ou dentro da geladeira. Pronto!

3. Rímel de argila

Produzir uma máscara de cílios utilizando argila é uma tarefa mais simples do que você imagina. Você precisará de:

– 5 colheres de chá de argila (cor de sua preferência);
– 1/4 de colher de chá de glicerina vegetal;
– 10,5 ml de água;
– 1 pitadinha de goma de guar.

 Modo de preparo:

– Em uma tigela, coloque uma pitada da goma de guar. A goma tem a função de engrossar e estabilizar a máscara. Em seguida, pegue as colheres de argila e misture com a goma.
– Em seguida, adicione os ingredientes líquidos. Mexa bem até que a mistura fique homogênea. Se você achar que ficou muito difícil de misturar, acrescente mais água de pouco em pouco. Se você colocar água demais, a máscara ficará líquida.
– Coloque a máscara em um tubo completamente higienizado para evitar a proliferação de bactérias e, de preferência, faça uma receita nova de 3 em 3 meses.

Imagem de um desodorante caseiro em um pequeno frasco de vidro, Ao lado do frasco duas flores amarelas (uma clara e outra mais escura).
Imagem de Marina Pershina por Pixabay

4. Desodorante caseiro

Evite as substâncias químicas contidas nos desodorantes comuns e faça o seu em casa! 

Ingredientes:

– 1/4 de xícara de chá de amido de milho;
– 1/4 de xícara de chá de bicarbonato de sódio;
– 6 colheres de sopa de óleo de coco;
– Um óleo essencial de sua preferência.

Modo de preparo:

– Em um recipiente, misture o bicarbonado e o amido. Acrescente o óleo de coco e misture. Não é obrigatório, mas, se você quiser aromatizar o seu desodorante, adicione óleos essenciais.
– A mistura deve ser colocada em qualquer pote que tenha tampa, ou em um antigo potinho de desodorante vazio e higienizado.

5. Esfoliante de gengibre

O gengibre é uma raiz que beneficia de inúmeras formas a pele. Para fazer um esfoliante com esse ingrediente precioso, você precisará de:

– 1/3 de xícara de chá de óleo de coco;
– 1 colher e meia de sopa de gengibre picado;
– 1/4 de xícara de chá de óleo de amêndoa ou girassol em temperatura ambiente;
– 3/4 de xícara de chá de açúcar cristal;
– 1/4 de xícara de chá de sal refinado;
– Óleos essenciais se você quiser.

Modo de preparo:

– Aqueça em fogo baixo, por cerca de 5 a 12 minutos, o óleo de coco e os pedacinhos de gengibre. Retire a panela do fogo, passe a mistura ainda quente por um filtro de café ou por um coador bem fino e misture o outro óleo frio. Espere até que a mistura fique em temperatura ambiente;
– Adicione o açúcar, o sal, e os óleos essenciais se você quiser aromatizar o esfoliante. Para esfoliar a sua pele, passe a mistura e deixe ela descansar por aproximadamente 5 minutos. Deixe um pano úmido com água morna descansar por 1 minuto em cima da área do seu corpo que está com a mistura, e em seguida, limpe-a. Enxague até que todo o óleo seja completamente removido.

Imagem de um conjunto de espelho e pincéis para uso de maquiagem. Ao lado do kit um pequeno pote contendo um creme demaquilante natural.
Imagem de Monfocus por Pixabay

6. Demaquilante natural

Chega de passar cosméticos que fazem a sua pele arder na hora de remover a maquiagem! Use óleo de coco ou de amêndoas para tirar a make! Pegue um algodão, umedeça com algum desses dois óleos e passe para remover os produtos do seu rosto. Em seguida, lave a face com bastante água. Não se preocupe, usar esses ingredientes não fará com que a sua pele fique oleosa, mas saiba que ela ficará extremamente hidratada!

7. Blush natural e vegano

Essa receita é incrivelmente simples e o melhor de tudo: você pode até comer esse blush! Os ingredientes são fáceis de se encontrar e você ainda poderá usá-los para fazer uma jantinha! Você precisará de:

– 1 colher de chá de pó de beterraba;
– 1 colher de chá de hibisco;
– 1 colher de chá de pó de cúrcuma;
– 1 colher de chá de pó de argila rosa;
– 1 colher de chá de gengibre em pó;
– 1 colher de chá de noz moscada;
– 1 colher de chá de amido.

Modo de preparo:

– Tudo o que você precisa fazer é misturar os ingredientes aos poucos para chegar à tonalidade que você deseja. O gengibre serve para dar brilho e o amido para clarear um pouco mais o seu blush. A dica é começar com os pós mais claros para chegar com mais facilidade ao tom que você deseja!

Imagem de um pote com cera natural para depilação. Atrás do pequeno pote de sera, rosas na cor rosa.
Imagem de silviarita por Pixabay

8. Cera depilatória

Esta receita é bem doce, acredite! O principal ingrediente dela é o açúcar. Você precisará de:

– 250 ml de açúcar refinado;
– 1/4 de xícara de chá de suco de limão tahiti ou siciliano;
– 1/4 de xícara de chá de água;
– Folhas para depilação.

Modo de preparo:

– Em fogo médio, derreta o açúcar até que uma calda caramelizada seja formada. Adicione a água e o suco do limão e mexa bastante até que a mistura fique homogênea – demorará aproximadamente 20 minutos. Em seguida, desligue o fogo e espere alguns minutinhos até que a cera fique em temperatura morna. Você pode guardá-la em um recipiente de vidro com tampa pra que fique conservada.

Como usar:

Com uma espátula, passe a cera na pele limpa e seca, movimentando-a sempre no sentido em que o pelo cresce. Estique bem a pele e aplique a folha sobre a cera. Espere alguns segundos e, na hora de retirá-la, puxe rapidamente, no sentido oposto ao do crescimento dos pelos.

Você também pode gostar

9. Esmalte

Não é de hoje que sabemos que os esmaltes causam danos à saúde das unhas. Esta receita de esmalte natural é perfeita para manter as unhas lindas e saudáveis. Você precisará de:

– Qualquer alimento em pó que apresente coloração forte (beterraba, açafrão, salsa, etc);
– 1/2 colher de sopa de argila branca em pó;
– 1 colher de sopa de azeite extravirgem;
– Se quiser brilho, utilize pó de mica até que o brilho desejado seja obtido.

Modo de preparo:

– Misture a argila e o azeite em um recipiente de vidro, até que uma massa homogênea seja formada;
– Acrescente o pó de alimento da sua escolha, e mexa bem até que a mistura se torne uma pasta lisa;
– Adicione o pó de mica para dar brilho;
– Transfira o esmalte para um recipiente de vidro fechado e pronto! O seu esmalte caseiro pode ser usado!

Imagem com potes de vidros e de porcelana e alguns pequenos frascos. Neles contêm máscara de capilar de babosa natural. Os potes estao sobre uma folhagem com flores brancas.
Imagem de photosforyou por Pixabay

10. Máscara capilar de babosa 

A babosa é muito famosa por apresentar propriedades que regeneram tecidos. Ela tem os poderes de hidratar, de restaurar e de dar brilho aos cabelos. Para essa máscara, você precisará apenas de uma folha de babosa! Corte-a no sentido longitudinal, retire toda a polpa com uma colher e bata por cerca de 2 minutos no liquidificados. Espalhe toda a polpa pelos fios dos cabelos limpos e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos, usando uma touca térmica se possível. Após este tempo, enxágue!

Observação: todas as dicas dadas podem ser utilizadas em todos os tipos de pele. Tanto o blush quanto o batom, podem ser feitos em tonalidades específicas para adaptar-se à cor de pele desejada!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]