Convivendo

Plante uma floresta em qualquer lugar

healthy lifestyle fitness sporty woman running early in the morning in forest area fitness healthy lifestyle concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As árvores são vegetais que possuem troncos lenhosos, e seus ramos saem de uma determinada altura do solo. O que todos nós sabemos é que elas exercem um papel muito importante no meio ambiente, já que é a grande responsável por produzir o oxigênio que respiramos. Por isso, se faz tão importante a plantação de árvores novas, já que estas produzem muito mais oxigênio que gás carbônico.

Além disso, as árvores desempenham grande papel no que diz respeito a erosão. Isso acontece porque suas raízes absorvem a água das chuvas, o que ajuda na manutenção dos nutrientes, além de reduzir o efeito de assoreamento dos rios.

A Technology Entertainment Design (Tecnologia, Entretenimento, Design), também chamada de Ted Talks, criada no ano de 1984, é um grupo sem fins lucrativos que se dedica a disseminar ideias boas em diversos seguimentos, seja na cultura ou na ciência. As conferencias são feitas através da internet, e todas se limitam a apenas dezesseis minutos de apresentação.

Shubhendu-Sharma-founder-of-Afforest Alguns dos palestrantes são Bill Gates, Bill Clinton, Gordon Brown e diversas personalidades, que já ganharam Prêmio Nobel. O empreender ecológico Shubhendu Sharma é um dos participantes e idealizadores desse revolucionário projeto. Em seus vídeos, o engenheiro industrial ensina como plantar uma minifloresta em qualquer lugar do mundo.

A ideia surgiu quando Sharma começou a trabalhar com Akira Miyawaki, em uma das fábricas da Toyota. A técnica utilizada permitiu que árvores fossem regeneradas na Tailândia. O engenheiro então decidiu aplicar este processo na Índia. Em apenas dois anos, ele conseguiu a incrível façanha de criar mais de 30 florestas em 11 cidades do país.

A metodologia recebeu o nome de Afforest e funciona de duas maneiras distintas. A primeira delas é o fornecimento de serviços para a execução e também para o gerenciamento do projeto, o que abrange materiais, ferramentas, equipamentos, arranjo de obra e tudo mais o que se fizer necessário para que o Afforest seja executado. O outro método é o fornecimento de consultoria, apoio ao projeto e um software que pode ser utilizado no site de Sharma.

Before_and_After1

Primeiramente, é feito um levantamento da qualidade do solo. Vale ressaltar que o terreno deve ter pelo menos 1.000 pés quadrados. Depois, é feito um estudo que indica a espécie mais adequada para ser plantada naquele espaço. Só assim, as mudas são colocadas em viveiros, além de serem misturadas com a biomassa e o solo para, assim, se tornarem mais férteis.

Em apenas dois anos, as árvores crescem e se tornam autossustentáveis, ou seja, não necessitam de nenhum tipo de manutenção. Em média, cada arbusto cresce pelo menos 1 metro a cada ano. No entanto, o maior benefício desse projeto é que ele possui um baixo custo.

Para Shubhendu Sharma, o desafio maior foi lançar algo no mercado que até então não existia. As florestas e as árvores ocupam um espaço considerável, mas nem todas as pessoas se abrem ou gostam da ideia de terem uma minifloresta em seu próprio quintal.

O próximo passo desse empreendedor é lançar um software onde as pessoas poderão escolher qual a espécie deseja plantar. Isso acabaria facilitando e muito o seu trabalho.

As árvores da Afforest possuem 100 vezes mais biodiversidade, são 30 vezes mais densas, além de crescerem 10 vezes mais rápido do que no método de plantação que conhecemos, o convencional.

Projetos como esse são muitos importantes, pois o meio ambiente é cada vez mais impactado com as ações do homem. Preservando a natureza, estamos cuidando de nós mesmos.


  • Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Imagens retiradas do site Afforest.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]as.com.br