Autoconhecimento

Poder pessoal

poder pessoal
Joana Netz
Escrito por Joana Netz
Vivemos em uma sociedade na qual a desconexão com o próprio corpo, essência e quereres reais é fato comum. O desejo de ser quem não se é, de seguir padrões de comportamento e beleza preestabelecidos e consagrados pela cultura vigente custa, muitas vezes, a fluidez da energia no corpo e na vida e o bloqueio do prazer pela não aceitação de si mesmo.

Nossa sociedade também se baseia majoritariamente em valores ligados ao masculino, como a competitividade, onde o ato de comparar-se com o outro se faz muito presente. As cobranças internas e as exigências externas normalmente são altas e dentro dessa realidade aparente você ainda pensa que precisa ser igual ou melhor que as outras pessoas, em vez de buscar ser alguém mais próximo dentro das suas possibilidades e essência.

É justamente por viver uma personalidade ou vida que segue um padrão, e não o coração, que grande parte da população ainda se mantém afastada de seu potencial e brilho interior. O menor vislumbre desse brilho e potencial próprio pode seduzir ou afastar aquele que se deparou com a beleza e a magnitude de si mesmo, com os seus dons, saberes e missões. Quando a pessoa é seduzida, ela pode seguir por dois caminhos distintos: o primeiro é o da autorrealização, vivendo uma vida de autoconhecimento, com equanimidade, empoderando-se, manifestando e compartilhando com o mundo sua missão, seu Dharma. O segundo é o caminho de embriaguez com seu próprio “ouro”, agindo apenas em benefício de si próprio.

poder pessoal

Já a pessoa que se afasta de seu néctar pessoal, muitas vezes foge da responsabilidade e do poder de ser ela mesma, do compromisso de compartilhar com o mundo sua magia e potencial, de co-criar uma realidade alinhada com o coração e com a ação consciente. Dizer sim ao encontro com seu poder pessoal, muitas vezes, implica numa ruptura com padrões e crenças considerados normais e aceitos pela cultura quadrada que teima em aprisionar a liberdade de expressão e a criatividade.

Implica também em falar sobre temas que são tabus, em aceitar ser diferente da maioria das pessoas, em não permitir que opiniões alheias lhe desviem do caminho que seu coração e intuição dizem que é certo. Em compartilhar, enfim, seus dons e saberes com os demais, em reconhecer-se pleno exatamente como é.

A distância e o medo de ir ao encontro e assumir seu poder pessoal transcende questões de gênero. Está por toda a parte. A sensação de que sempre está faltando algo internamente é recorrente. Faz-se necessário trilhar a jornada de volta a si mesmo, refletindo e sentindo o que o coração e a alma dizem. Requer coragem e confiança. Reconhecer-se como inteiro, capaz e merecedor de manifestar aquilo que ressoa internamente, vibrando abundância e fluidez em sua vida, faz parte da transformação interna e da reapropriação do brilho, da plenitude e do poder pessoal.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Joana Netz

Joana Netz

É terapeuta ayurvedica e bioenergética, Moon Mother, doula na tradição, instrutora de yoga para gestantes, percussionista e dançarina.

Há mais de uma década vem desenvolvendo trabalho com mulheres em diferentes áreas terapêuticas, firmando cada vez mais o foco de seus estudos, mergulhos pessoais e profissionais no resgate dos saberes ancestrais femininos, no trabalho do despertar e ancorar a energia da Deusa na Terra e no empoderamento de mulheres, visando a cura das feridas da alma, em um caminho de resgate de seus poderes interiores e da conexão com suas mulheres livres e selvagens.

Paulistana, vive atualmente em Santa Catarina, onde é guardiã do Espaço Purna, um espaço terapêutico localizado em Garopaba, no litoral sul do Estado.

Segue levando seu trabalho a diversos lugares do Brasil, compartilhando seus saberes, histórias e aprendizados, a importância da reconexão com a Mãe Terra, com os saberes ancestrais e com os ciclos da natureza.

Contato:

E-mail: [email protected]
Site: www.joananetz.com.br (em construção)
Instagram: @joananetz | @espacopurna
Facebook: Joana Netz | Espaço Purna