Autoconhecimento Meditação Zen

O que acontece com o seu cérebro quando você medita?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A maioria das pessoas se preocupa com o corpo, vai no médico constantemente e pratica exercícios físicos. Mas ainda são poucas as que têm consciência de que nossa mente precisa dos mesmos cuidados. Ainda temos muito preconceito em relação à terapia e meditação, por exemplo. Pois saiba que agora é comprovado pela ciência que a meditação é benéfica para o nosso cérebro.

Cinco minutos do seu dia é o mínimo que você precisa para começar a sentir os benefícios. Tente se desligar da vida terrena e treinar sua mente para focar em algo específico, livre de problemas, preocupações ou qualquer outra coisa que tire seu foco. Em poucos dias, vai sentir a diferença em sua vida.

Cinco minutos do seu dia é o mínimo para começar a sentir os benefícios.

Cientistas americanos descobriram que a meditação funciona para o nosso cérebro da mesma forma que os exercícios físicos funcionam para o nosso corpo. Se, ao nos exercitarmos fisicamente, nosso corpo fica mais tonificado e nossos músculos tendem a crescer, ao meditarmos, nosso cérebro também incha e desenvolve o crescimento de massa cinzenta, ou seja, de células nervosas que podem aumentar nossa capacidade de aprendizado e concentração.

Pessoas que meditam frequentemente tendem a também retardar a perda de células nervosas do cérebro ao longo da vida, o que costuma nos tornar mais esquecidos e com dificuldade de aprendizado, os sintomas típicos da velhice. Meditar seria uma forma de renovar os pensamentos, focar no que realmente importa e treinar o pensamento para uma forma correta e mais saudável de lidar com os acontecimentos diários.

O hipocampo, a área do nosso cérebro responsável pela conversão das memórias de curto prazo para as de longo prazo, foi a região em que mais foi comprovada o crescimento da massa cinzenta, o que denota na manutenção da memória ao longo da velhice.

Diante destes fatos, tenha em mente que, além de ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos, os exercícios mentais são tão importantes quanto para se ter uma vida benéfica. Separe alguns minutos do seu dia e relaxe, medite longa e profundamente e colha os benefícios de ter uma mente mais tranquila, sábia e em constante renovação e crescimento.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]