Convivendo Educação

Por que a educação no Brasil deveria mudar

Amanda Magliaro
Escrito por Amanda Magliaro
Você aprendeu algo na escola que fosse realmente útil para a vida cotidiana? Se sim, ótimo. Você é uma exceção.

É inegável que a escola é importante, ela ajuda a moldar nosso caráter (dependendo da realidade escolar, nem sempre para o bem) e nos ensina alguns valores. Agora, o que me deixa abismada é uma pessoa passar mais de 11 anos da sua vida enfurnada entre 4 paredes, achando que será educada para a vida, e sair de lá sem saber algo verdadeiramente útil para a realidade.

Aprender matemática, física, português, biologia e tantas outras matérias é importante para que possamos passar num vestibular e conquistar uma vaga na faculdade, mas a realidade é que os estudantes se formam no terceiro ano, já jovens adultos, e a maior parte deles não sabe fazer nada realmente relevante.

Muitos de nós saem do ambiente escolar sem saber como cozinhar, identificar quais são as propriedades dos alimentos que poderiam ajudar numa gripe ou dor de estômago, costurar, diferenciar produtos de limpeza, lavar uma roupa (por mais que se resuma a apertar um botão hoje em dia), ser criativo ou tantas outras qualificações essenciais para o mercado de trabalho.

Nós deveríamos aprender tudo isso e também a como lidar com a “engenharia” de uma casa desde conhecimentos de elétrica, marcenaria, até conhecimento de hidráulica, como trabalhar e gerir dinheiro, ou o simples fato de viver em sociedade e ter um pensamento crítico, saber viver com outras pessoas, respeitá-las, aceitá-las, ao mesmo tempo em que somos capazes de pensar por nós mesmos.

Você pode até pensar que os pais têm um papel essencial nisso e, de fato, eles têm, mas o ideal seria que a escola também fizesse parte disso. Em vários países, principalmente nórdicos, esse tipo de educação é oferecida, portanto, não seria de fato uma novidade. Esse método educativo funciona e prepara o estudante não só para o vestibular, mas também para a vida, que é o mais importante!


Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: A importância da insatisfação

Sobre o autor

Amanda Magliaro

Amanda Magliaro

Redatora e tradutora, me apaixonei pela vida desde que aprendi a enxergar tudo o que ela tem para oferecer. Existem aquelas pessoas que nunca conseguiram encontrar seu caminho, até o próprio caminho decidir ir ao seu encontro, eu fui uma delas.

Num mundo cheio de possibilidades, escolhi acolher todas quando comecei a escrever. A busca por ser alguém melhor e mais feliz, e a chance de poder auxiliar uma pessoa que seja através da magia das palavras é o que significa para mim ter meu sonho se realizando todos os dias.