Convivendo

Podcasts: a era dos rádios está de volta?

Na era digital, aprendemos que, para consumir conteúdos, ele pode vir de diversas formas e para diversas situações. Os áudios estão aí para isso: para consumir, basta ouvi-los. Você pode estar dirigindo, cozinhando ou fazendo qualquer outra tarefa sem ter a necessidade de parar para olhar uma tela. Não é incrível?

Falando assim, parece até que estamos falando de algo novo, mas a verdade é que consumimos áudios há séculos. Sim, estou falando do rádio! Afinal, as primeiras transições no mundo começaram por volta de 1906 nos Estados Unidos. Ou seja, somos bem familiarizados com esse formato. Qual a diferença, porém, do podcasts para as rádios? Um formato chegou para acabar com o outro? Qual e como ouvir um podcast, afinal? Leia o artigo e descubra as respostas!

O que são os podcasts?

Os podcasts são programas de áudio sob demanda e isso significa que, diferentemente dos programas de rádio, o ouvinte pode escolher ouvir o programa que quiser na hora que quiser, sem precisar se programar muito para ouvir determinado conteúdo em um horário específico.

Um ponto essencial dos podcasts é que eles são carregados via internet. Hoje, temos disponíveis vários canais, sejam eles independentes ou de serviços de streaming. Isso permite que qualquer usuário que tenha um bom microfone e uma boa ideia execute um programa e o coloque no ar.

Duas mulheres gravando posdcast
George Milton / Pexels

Do amadorismo ao profissionalismo, tem espaço para todo mundo. Segundo o mecanismo de busca ‘Listen Notes’, também conhecido por muitos como “o Google dos podcasts”, existem 60.534 podcasts em português e, entre esses, 20.780 são do Brasil. Além disso, o Brasil é o 5º no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts, segundo um estudo da Globo em parceria com o Ibope, lançado em 2021.

É muita coisa, não é? E todos esses programas são diversos, enquadrando-se em vários gêneros, para várias idades, necessidades e gostos. Dos assuntos mais específicos ao simples boletim de notícias semanais.

Por que os podcasts estão em alta?

Se os próprios rádios já são um fenômeno entre gerações pela simples possibilidade de conciliar várias tarefas enquanto são ouvidos, imagine agora com os podcasts, que disponibilizam milhares de programas para você ouvir a hora que quiser. Essa é uma explicação muito boa sobre porque esse formato está fazendo tanto sucesso.

A pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters revelou, em 2021, que mais de 51% dos consumidores têm o hábito de ouvir esse tipo de conteúdo diariamente, em média por mais de 2 horas, e o momento em que mais se ouve são em trajetos, como no caminho para o trabalho.

Microfone ao lado de uma tela de computador
Tommy Lopez / Pexels

Vale lembrar que o jornal britânico “The Guardian” foi o primeiro a usar o termo “podcast” em 12 de fevereiro de 2004. Como a internet tem evoluído de lá até aqui, esse formato de programa em áudio cresceu e evoluiu com ela.

Como a relação do ser humano com a internet foi se estreitando com o passar do tempo, foi crescendo a fidelidade dos consumidores por conteúdos disponibilizados online, possibilitando até uma linguagem mais dinâmica, natural e próxima, como é característica forte dos podcasts.

O resultado de tudo isso? Dos quase 100 milhões de brasileiros que consomem alguma forma de áudio digital, 28 milhões já declaram ouvir podcasts, segundo o estudo da Globo lançado em julho de 2021.

Os podcasts são o novo rádio?

Sim e não. Afinal, ao mesmo tempo em que muitas pessoas podem ter substituído o rádio pelos podcasts, outras apenas aumentaram o seu consumo de áudio no geral. Isso pode ser encarado, de certa forma, como uma oportunidade para a reinvenção do rádio.

Toda vez que algo novo surge no mercado de comunicação e de tecnologia, todos os outros canais, formatos e meios devem buscar se adaptar às novas demandas do público e à constante mudança no comportamento do consumidor atual. E é isso o que o rádio tem feito. Claro, respeitando suas finalidades e características únicas de um rádio, como a transmissão ao vivo de um jogo de futebol.

Conheça 10 podcasts mais ouvidos no Brasil

Hoje, no Brasil, há vários podcasts de sucesso disponíveis em todas as plataformas digitais. Confira algum deles para você colocar em sua playlist de programas:

  • Bom Dia, Obvious;
  • Diário de Bordo;
  • O Assunto;
  • Projeto Humanos;
  • NerdCast – Jovem Nerd;
  • Um Milk Shake Chamado Wanda;
  • O Assunto;
  • Trago Boas Notícias;
  • Boletos Pagos com Nath Finanças;
  • Não Inviabilize.

Você também pode gostar

Você já deu uma chance para os podcasts?

Nessa constante mudança e transformações digitais em que vivemos, a cada dia surge um novo meio para suprir nossas demandas e necessidades – sejam elas de entretenimento, de estudos, de informativos ou apenas aquele passatempo ouvindo histórias e matando nossas curiosidades. Os podcasts conseguem oferecer tudo isso! E você, já deixou os podcasts entrarem no seu dia a dia?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br