Energia em Equilíbrio

Por que tirar os sapatos ao entrar em casa

happy barefoot couple at the kitchen, girl standing on tiptoe try to kiss husband
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um dia desses fui a uma loja de utilidades japonesa, que está em plena expansão em São Paulo, e entre  muitos enfeites, itens de inverno, outros para jardinagem, papelaria e diversos utensílios para a casa, eu me deparei com palmilhas de sapato super decoradas. Tinha estampa de bichinhos, do Mickey, de padrões como bolinhas e flores e também dos mais diversos tamanhos; para homens, mulheres e crianças. Saí de lá intrigada e fui pesquisar porque alguém se preocuparia em decorar o interior de seus sapatos. A resposta encontrei rapidinho: é um costume oriental tirar os sapatos quando entram em suas casas (e também alguns estabelecimentos comerciais, como restaurantes).

Fiquei ainda mais surpresa quando entendi o porquê deste costume. Surpresa e um pouco burra, devo confessar. Afinal, como nunca tinha pensado nisso antes? A premissa é bem básica: se você usa os calçados para passar pelas mais diferentes superfícies durante o dia e pisa em mato, lama, calçadas sujas, dejetos que você não faz ideia da origem, por que motivo absurdo você levaria tudo isso para dentro da sua casa?

Além da sujeira propriamente dita, a sabedoria oriental também nos mostra que além do aspecto físico entrar com os sapatos que usou na rua para dentro da sua casa levará junto todo tipo de energia que captou, obviamente e principalmente as energias negativas que tanto tentamos evitar. Tirar os sapatos antes de entrar e ter um cantinho específico para eles cria uma espécie de barreira para coisas indesejadas, sejam elas físicas ou energéticas. O ideal é que todos criem o costume de limpar bem o sapato em uma área o mais próximo da porta possível e só depois os coloque para dentro da residência.

O cuidado deve ser ainda maior se você for com os sapatos para o quarto. O dormitório é uma área de repouso e dedicado a recarregar as energias, por isso deve sempre estar limpo e o mais despido possível de objetos que possam trazer germes, sujeira e quaisquer outros tipos de substâncias negativas.

Se você não está acostumado a andar descalço e a temperatura do chão o incomoda, não há problema algum em usar sapato dentro de casa, desde que seja um calçado destinado somente para esse uso específico. Uma pantufa ou um chinelo mais confortável resolve o problema.

Adote este hábito e note as mudanças em sua rotina. Além de ter que limpar o chão menos vezes, você sentirá um equilíbrio energético muito maior. Experimente!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]