Autoconhecimento

Recomeçar

Mulher agachada em posição de largada de corrida
Escrito por Giselli Duarte
Ao longo de nossas vidas, criaremos inúmeras oportunidades para recomeçar. Possuir a capacidade de iniciar novos ciclos faz de nós, seres humanos, seres iluminados pelo privilégio de recomeçar. Essa grande oportunidade nos eleva a um universo de infinitas possibilidades. Temos o livre-arbítrio para escolher.

Quando tomamos para nós a convicção de sermos protagonistas de nossa própria história, conseguiremos tomar melhores decisões  sobre as nossas escolhas, atitudes, comportamentos e pensamentos. Ao despertarmos para uma nova realidade, encerraremos velhos ciclos para recomeçarmos uma nova e virtuosa caminhada.

De fato, mudar os nossos rumos pode não ser uma tarefa tão fácil. Como tudo na vida, recomeçar exige de nós muita atenção. Para andar por novos caminhos e traçar rotas nunca antes percorridas, é preciso deixar de calçar velhos sapatos.

Os “sapatos” muitas vezes são as crenças, padrões de comportamento, atitudes, sentimentos e pensamentos limitantes. E recomeços exigem uma melhor versão de nós mesmos.

Quando nos permitimos fazer melhorias internas, levamos luz ao nosso eu, trazendo assim uma nova chance de nos reconectar com a nossa fonte. Com exercícios de auto-observação, podemos identificar aos poucos esses pontos a fim de nos tornarmos cada vez melhores em relação aquilo que queremos transmutar.

Recomeçar verdadeiramente requer fazer movimentos distintos dos quais estávamos habituados a fazer. Pois assim como já dizia Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”, que possamos aproveitar esse momento para fazer um balanço de nós mesmos. Fazer anotações poderá ser bem efetivo nesse processo.

Recomeçar

Você também pode gostar:

Como nos sentimos com relação ao nosso estado atual, verdadeiramente? 
O que conquistamos até aqui e o quão positivo essas conquistas foram em nossas vidas?
Quanto de “amor-próprio” temos e praticamos por nós mesmos? 
Quanto de amor e atenção compartilhamos com o nosso próximo?
Quanto, até aqui, contribuímos por um mundo melhor? 
Podemos acrescentar quantas perguntas mais forem necessárias para esse processo.

Assim também, do outro lado da folha, podemos responder o que queremos daqui para frente. 

Recomeçar

O que exatamente nós queremos para as nossas vidas, daqui em diante?
O que queremos conquistar e o quão positivos queremos nos sentir em relação a isso? 
Quanto de “amor-próprio” praticaremos por nós mesmos?
E o que faremos para nos amarmos ainda mais? 
Quanto de amor e atenção compartilharemos com o nosso próximo?
Quanto mais vamos contribuir por um mundo melhor? 
O que queremos recomeçar? Por onde vamos recomeçar?

Podemos acrescentar aqui, também, quantas perguntas mais forem necessárias para esse processo.

Que possamos sempre nos questionar, nos autoavaliar e recomeçar com o peito aberto em todos os dias de nossas vidas. 
“Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje!” – Kaizen.
Vamos?

Sobre o autor

Giselli Duarte

Eu sempre fui uma pessoa curiosa. Já me aventurei em diversas áreas, desde uma carreira corporativa até um curso de DJ. Sempre gostei de aprender, independentemente de o curso estar relacionado ao meu mercado de trabalho ou não. Afinal, é assim que os melhores insights são gerados, não é mesmo?

Sempre tive uma veia empreendedora, graças aos meus pais. Iniciei no mercado de trabalho como jovem aprendiz aos 14 anos e nunca mais parei de aprender e trabalhar. A partir dos 18 anos, comecei a empreender de fato, legalizando meu primeiro negócio com um CNPJ, e desde sempre trabalhei em projetos empreendedores, sejam eles tradicionais ou com uma intenção em virar uma startup, em paralelo ao meu emprego ou a trabalhos em forma de projetos.

Sempre trabalhei arduamente e nunca hesitei em colocar a mão na massa, além de desenvolver estratégias. Na verdade, foi exatamente por isso que gradualmente direcionei meu foco para a saúde mental e para compartilhar esse conhecimento com as pessoas. Já enfrentei o burnout duas vezes e, a partir da primeira experiência, busquei tratamentos complementares, como o Yoga e a meditação, aliados à medicina tradicional.

Essa busca pelo autoconhecimento me levou a uma formação em Hatha Yoga. Essa experiência não apenas aprimorou minha compreensão sobre equilíbrio e bem-estar, mas também me permitiu explorar terapias naturais, culminando em uma especialização em outras terapias.

Atualmente, como professora de meditação e podcaster no Insight Timer e Aura Health, encontrei plataformas para compartilhar técnicas que promovem paz interior e equilíbrio diante das demandas diárias.

O ápice de minha jornada foi a publicação do livro "No Caminho do Autoconhecimento", onde compartilho insights e aprendizados acumulados ao longo do caminho. Além disso, contribuí como co-autora em antologias poéticas.

Minha missão é inspirar outros a trilharem o caminho do autoconhecimento e crescimento pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para uma vida mais plena e significativa.

Curso
Meditação para quem não sabe meditar

Contatos
Email: giselli.du@outlook.com
Site: giselliduarte.com
Site do livro: Loja Uiclap/No Caminho do Autoconhecimento
Facebook:: @giselli.d
Instagram: @giselliduarte_
Twitter: @gisellidu
Linkedin: Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento
YouTube: No Caminho do Autoconhecimento

Aura Health: www.aurahealth.io/coaches/giselli-duarte

Insight Timer: insighttimer.com/br/professores/giselli