Autoconhecimento Coaching

Processos de Coaching

Muito tem se falado sobre processos de Coaching, que acabaram invadindo todas as áreas da nossa vida: coaching de carreira, de vida, matrimonial, sexual, financeiro, nutricionismo, idiomas, aposentadoria, de negócios, espiritual, de equipes, e assim vai.

Encontramos várias definições sobre esse assunto, mas na sua essência, o processo de coaching tem por objetivo ajudar as pessoas a desenvolver-se em relação às suas metas mais importantes, realizar seus objetivos, seja na carreira profissional, nas equipes ou na vida pessoal. O foco é potencializar suas habilidades e competências, transformando possibilidades desejadas em realidade. Parte da sua realidade atual rumo ao desenvolvimento desejado no futuro.

Como existe uma verdadeira inundação de “Coaches” no mercado, é importante buscar por profissionais experientes e que tenham uma formação e certificação confiável. Profissionalismo, ética e confidencialidade são aspectos fundamentais em um processo de coaching.

Podemos ver abaixo alguns exemplos de aplicação:

Coaching executivo: para pessoas que estão trabalhando, mas estão insatisfeitas e desmotivadas, que tem dificuldade no relacionamento com chefes e pares, querem desenvolver alguma competência para pleitear uma promoção, querem mudar de cargo ou área de atuação e estão em dúvida do que fazer, etc.

Coaching de vida: para jovens em início de carreira que não sabem com certeza o que fazer ou que carreira seguir, executivos em fase de aposentadoria, pessoas que querem começar uma nova vida de empreendedor, aqueles que buscam equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, etc.

Coaching de equipe: elevar a motivação, comprometimento, entrosamento na equipe, comportamento de um grupo específico, etc.

A utilização de pesquisas e técnicas de inteligência emocional e física quântica, coaching de adversidade, neurociência, psicologia positiva, coaching racional, entre outras, podem ajudar, e muito, a lidar com as dificuldades do nosso dia a dia de uma forma mais harmoniosa e menos desgastante.

Coaching, hoje, se tornou uma palavra com significado muito amplo, o que nos propicia entrar em mais detalhes específicos nos artigos seguintes.

Sobre o autor

José Helio Contador Filho

José Helio Contador Filho

Engenheiro Politécnico/USP com especializações nacionais e internacionais, pós-graduado em Musicoterapia Organizacional e Hospitalar. Formado como Conselheiro de Administração pelo IBGC/SP, Coach internacional pelo ICI/SP e Technician em Neurobusiness pelo Instituto Brasileiro de Neurobusiness.

35 anos de experiência (nacional e internacional) como executivo na Siemens Brasil/Alemanha, Ford Brasil, Presidente para a América do Sul da Visteon Sistemas Automotivos e CEO do GRAACC Hospital de Câncer Infantil, incluindo vivência como conselheiro de diversas instituições nacionais.

Atual Sócio-diretor da HCont Consultoria, Coaching e Neurotreinamentos de Alta Performance. Palestrante, autor de livros e artigos, além de presidente voluntário das instituições filantrópicas Instituto Cândido de Desenvolvimento Social e O Semeador Instituto de Desenvolvimento Humanitário e Assistência Social.

E-mail: [email protected]
Site: www.hcont.com.br