Autoconhecimento Coaching

Como o coaching pode mudar sua carreira?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Coaching, de acordo com a International Coaching Federation é a “parceria que provoca os clientes e os inspira a ter processos criativos que maximizam seu potencial pessoal e profissional”. Surgido nos anos 40 para ajudar os estudantes a melhorarem o rendimento, invadiu as empresas americanas em 1980 para o desenvolvimento dos executivos. O processo engloba conhecimentos da psicologia, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras áreas.

A metodologia trabalha com várias técnicas, uma delas é o ensaio dramático voltado na preparação para processos seletivos e apresentações. Nela, há uma simulação onde o coachee (quem procura o treinamento) fica frente a frente com o coach (quem conduz o treinamento). Os pontos fortes e fracos são analisados e o que precisa ser melhorado é treinado em outros ensaios.

Profissionais insatisfeitos, em busca de melhores resultados ou que desejam mudar de carreira são o público alvo do coaching. Entretanto, esportistas, estudantes e famílias também podem recorrer ao treinamento. Melhora na comunicação e gerenciamento de tempo são apenas alguns dos benefícios do coaching.

Como aproveitar o coaching?

Esta técnica de aconselhamento não faz milagres. Você precisa se esforçar para aprimorar suas qualidades e reverter as falhas. Para aproveitar o coaching, o ideal é agir como um atleta. Veja como tirar o máximo do treinamento:

  • Tenha foco

Os atletas não tiram o esporte da mente nunca. Eles sempre procuram meios para melhorarem seu rendimento e não desistem, os desafios dão força para seguir em frente.

  • Coloque o que aprendeu em prática

Aprendeu a dominar o medo de falar em público? Na próxima apresentação ou reunião na empresa, faça perguntas, exponha seus pontos de vista. Faça o mesmo nas reuniões em família e com amigos.

  • Está craque em um aspecto? Treine outro ponto

Não se dê por satisfeito e continue o treinamento com o mesmo foco do começo.

  • Comemore

Comemore cada resultado! Você sabe quais eram suas limitações e se esforçou demais. Quem luta para melhorar merece celebrar a vitória.

Não conhecia o coaching? Leia mais sobre o assunto no site: O que é o coaching e seu processo.


  • Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]