Autoconhecimento

Por que você deve fazer coaching?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Sucesso no meio corporativo e no mundo dos negócios, o coaching tem sido o queridinho de muitos profissionais que buscam alavancar suas carreiras e conseguir uma posição de destaque em sua área de atuação. Mas aí surge o questionamento: o que é, de fato, esse tal de coaching?

De acordo com o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) o coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e traçar metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva. E é também considerado pelo instituto como o melhor instrumento da atualidade para o desenvolvimento e capacitação pessoal no mercado de trabalho.

Em inglês, “coach” significa “treinador” e este profissional faz uso de procedimentos que englobam conhecimentos administrativos, psicológicos, de neurociência, gestão de pessoas, recursos humanos, PNL (Programação Neolinguística), dentre outras ferramentas que são utilizadas em uma espécie, realmente, de treinos. O coachee, assim chamado quem recebe os exercícios, atua juntamente com seu coach definindo metas e traçando planos para alcançá-las, pontuando sempre o que se deve melhorar para alcançar determinado resultado.

Sendo uma atividade ampla, as técnicas relacionadas podem ser utilizadas tanto em prol do profissional, quanto do pessoal.

De uns anos para cá, esse campo cresceu muito e com isso abriu-se um espaço para outros nichos neste mercado, propiciando também a procura de profissionais de outras áreas por capacitação e especializações tornando-o assim um novo tipo de empreendimento. Atualmente, há quem trabalhe com coaching de vida, saúde, espiritual, business, relacionamentos, financeiro, nutricional, dentre outras categorias que surgem de acordo com a procura dos clientes. Cada uma delas se desenvolve de maneiras distintas, mas que se interligam de alguma maneira.

As vantagens de se fazer coaching

Sabe aquela resolução de final de ano de que alguma coisa na sua vida precisa mudar? Essa pode ser uma oportunidade bem bacana para quem deseja sair da zona de conforto e quer começar a tirar os planos e projetos do papel.

Quer melhorar o setor financeiro? Está insatisfeito com a profissão? Quer adquirir mais concentração para estudar ou simplesmente alavancar a motivação que te falta? Não se desanime! Existem abordagens para todo o tipo de problema.

Segundo o IBC, esses são alguns dos benefícios que você pode obter:
  • Desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Equilíbrio e inteligência emocional;
  • Melhoria nos relacionamentos pessoais;
  • Diminuição de cargas negativas e estresse;
  • Elevação da felicidade e realização;
  • Alinhamento de valores e missão de vida;
  • Novas competências e aprimoramento de habilidades.

Com relação aos valores, a informação procede de acordo com o profissional e sua experiência. É muito comum os preços serem estipulados por pacotes com quantidades de sessões, que podem variar de uma ou duas horas, dependendo do que for combinado entre coach e coachee.

No entanto, há possibilidade de ser treinado em sessões avulsas, individuais, em grupo ou até mesmo in company, já que muitas empresas são adeptas desta alternativa como meio de crescimento.

Para bons resultados é necessário foco e muito comprometimento. O projeto deve ser encarado com disciplina e seriedade, pois são desafios que demandam esse tipo de dedicação.

Fica a dica!


Texto escrito por Juliana Alves de Souza da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]