Autoconhecimento Coaching

Qual é o caminho? Chega de vitimização!

Pedro Omar
Escrito por Pedro Omar
Quando a gente entende que cada um vive o que necessita viver e aprende o que necessita aprender, a maneira como encaramos as situações propostas pela vida, sendo fácil ou difícil, nos ajuda a seguir adiante.

A ciência nos mostra que somos todos iguais em essência, e a vida nos mostra que somos diferentes na jornada, uns aprendem mais rápido e outros demoram um pouco, mas todos estão a caminhar. Não é uma competição, nem é um jogo. É simplesmente a vida em uma grande jornada!

O que você acha fácil, outros acharão difícil, o que para você é simples, haverá quem considere complicado. O que você levou horas para aprender, outros nem piscaram e já entenderam! Cada um em seu nível de aprendizagem, de caminhada e todos se complementando.

Mas para isso é necessário aceitar as ADVERSIDADES, compreender e respeitar as DIFERENÇAS, entender que tudo que chega é necessário. Assimilar o que você precisa aprender, esse é o caminho!

Ficar reclamando, murmurando, lastimando é pura perda de tempo. A vitimização nos atrasa, não resolve o problema e, com certeza, torna muito pior a situação. Toda vez que a gente reclama, revivemos toda aquela energia negativa e ficamos parados no problema, cegos e sem direção, parece que não tem solução.

O evento é neutro, é você que dá a carga emocional a ele. O fato é imutável. Podemos procurar corrigir, mas já foi, está no passado, resta aprender com o fato e usá-lo para subir para um próximo nível. E se for o caso, pedir perdão, se perdoar e seguir em frente!

Superar é opção. E é um dos verbos que nos leva para frente: Superação = Super + Ação. É aquele momento que somos fortes, além do normal, fazendo de tudo, o possível e o impossível para que as coisas melhorem.

Então, prezados, desafios sempre existirão, oportunidades de crescimento também. Eu, apesar de ser cadeirante, já saí da cadeira… E você, está esperando o quê? Eu saí com atitudes, com metas e sonhos bem estruturados! Se para isso você tiver que estudar, estude! Se tiver que mudar, mude! Se tiver que amar, ame! Faça o que tem que ser feito, e caminhe, siga em frente! Cada dia dê um passo em busca dos seus sonhos! Movimente-se com alegria, vontade, otimismo e tenha atitudes proativas, pois a vida lhe trará o que é necessário aprender para vencer. Perceba que quem muda somos nós. Um novo “eu” nascerá, pois a mudança acontece de dentro para fora, as lições sempre vão chegar.

E só mais uma coisa importante, entenda que não podemos mudar o que chega, mas podemos mudar a maneira de como vamos REAGIR ao que chega, dando inteligência para as nossas emoções. Estamos sempre fazendo escolhas. Escolha ser sábio em momentos difíceis e você ganhará tempo e sairá mais rápido da situação, mais forte e feliz!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Pedro Omar

Pedro Omar

Profº Enfº Palestrante Pedro Omar – Palestrante Motivacional, Enfermeiro, Especialista em Cardiologia pela UNIFESP; Especialista em Enfermagem Clínica Médica e Cirúrgica pela UNIFESP; Licenciatura em enfermagem pelas Faculdades de Guarulhos. Docente do Centro Formador da Cruz Vermelha Brasileira - SP, Docente do Colégio Êxitus de Guarulhos e Docente da ABITEP especializada em concursos públicos para enfermeiros.

Site: www.pedroomar.com.br/
E-mail: [email protected]
Telefones: (11) 5641-5785 | (11) 98289-0316 (WhatsApp)
Facebook: Pedro Omar Palestrante