Autoconhecimento

5 dicas para tornar a meditação um hábito

Mulher mais velha sentada em pose de meditação.
goodluz / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Meditar parece impossível para pessoas elétricas, impacientes ou àquelas que chegam cansadas de um dia cheio de estresse de trabalho e querem apenas assistir à televisão e se distrair. Negativo! A meditação é uma prática que pode ser realizada por qualquer pessoa que busca uma melhoria de saúde física e mental.

Alívio da ansiedade, melhora em quadros de depressão, relaxamento da mente, melhor concentração, ativação do cérebro e capacidade de criatividade, aumento da energia corporal e mental, sensação de autorrealização e bem-estar são apenas alguns benefícios que você pode alcançar tornando a meditação um hábito natural e estilo de vida.

Quem não gosta de sentir um momento de paz? Quando se pratica o ato de meditar, é proporcionado um descanso profundo, podendo ser maior até mesmo que o nosso sono. Vamos conhecer algumas dicas que podem despertar interesse pela meditação.

Escolha da técnica

Para iniciar, é necessário escolher a técnica meditativa. O ideal é buscar um professor qualificado e treinado que possa explicar todas as técnicas para se aprofundar em uma delas.

Existem cursos diversos de meditação, como o ministrado pela fundação Arte de Viver, fundada pelo guru indiano Sri Sri Ravi Shankar. A técnica é a Meditação Sahaj Samandhi, que significa “sem esforço ou natural, em estado de tranquilidade”. Nessa prática, você é levado a conhecer partes do seu corpo até que chegue a um estado de relaxamento profundo.

Outros cursos, em outras fundações, como o Raja Ioga, na Organização Brahma Kumaris, por meio de pensamentos positivos, consegue acalmar o estado mental por mais agitada que esteja. Variadas aulas que podem ser disponibilizadas até mesmo da internet.

Mulher de olhos fechados e braços abertos respirando fundo.
Lucas Pezeta / Pexels

Xin Zhai Fa é a técnica da Sociedade Taoísta do Brasil, onde utilizam da respiração a principal ferramenta para obtenção de resultados.

O importante é escolher a técnica que mais combina com o seu perfil e realizar a prática. Meditar causa um bem interior intenso, sendo que depois que começa, é difícil conseguir parar.

Encontre o horário ideal

Todos nós temos um dia corrido, de trabalho, dando atenção pra a família, estudos e outras atividades que ocupam a maior parte do nosso tempo. Então, assim como nos organizamos para ir à academia, ou para fazer aquele happy hour com a galera, vamos encaixar a meditação no nosso tempo para que ela possa tornar um hábito.

Praticar pela manhã seria o ideal, uma vez que se torna mais fácil de repetir isso diariamente. Além de que, iniciar o dia mais leve e tranquilo pode lhe dar mais satisfação de realizar as outras atividades. A mente trabalha melhor e a capacidade de aceitação e convivência com outras pessoas também.

Homem sentado em posição de meditação.
Andrea Piacquadio / Pexels

Porém, não é sempre que conseguimos tornar isso uma rotina. Com tantos imprevistos, fixar uma prática em um horário não é garantido que consiga realizar isso todos os dias. Mas, não tem problema. Em casos extremos, tente reservar uns minutos do seu horário de almoço no trabalho, ou até mesmo durante a viagem, dentro do transporte coletivo ou naquele descanso de 15 minutos para espairecer.

Você pode meditar em 10 ou 20 minutos, desde que esteja por inteiro naquele momento para realizar a prática. 

Desafie-se!

Após conhecer os benefícios da meditação, faça o seu próprio desafio. Marque num calendário o início de um ciclo e pratique durante 60 dias uma técnica meditativa. Isso irá ajudar no comprometimento diário com a meditação.  

A meditação não precisa de muito tempo e sim concentração.

Após esse tempo, é comprovado que muitas pessoas conseguem fazer a atividade tornar um hábito. E claro, você irá notar a sua diferença no seu próprio comportamento, saúde mental e física e não conseguirá parar.

A gratificação e satisfação de meditar são tão grandes que quem começa só quer aumentar, fazer mais tempo por dia, praticar mais vezes, não pular nenhum dia e com isso, ser mais feliz!

Não avalie a sua meditação

Não é necessário realizar a avalição da sua meditação, mesmo que você seja iniciante. Não existe nenhuma ruim, portanto não se deve julgar. Apenas nota-se que em alguns dias dará a impressão que você está mais concentrado e o resultado será melhor, sendo que em outros dias, por conta de diversos motivos, a sua mente não está preparada completamente e o resultado são menos satisfatórios. Isso não quer dizer que esteja praticando errado.

Você também pode gostar

Procure colocar a mente para trabalhar e relaxe. Livre-se de autojulgamentos e pratique sempre. Uma dica do guru Sri Sri Ravi Shankar é para se aprofundar em três critérios antes de iniciar cada meditação:

  • Eu não quero nada – Onde você deixa as coisas fluírem, sem planos;
  • Não estou fazendo nada – Deixa o esforço de lado;
  • Eu não sou nada – Mande embora os rótulos que faz de si mesmo.

Inspire-se a cada dia para praticar sempre

Busque a inspiração a cada dia para lhe dar mais vontade de fazer essa prática tornar um hábito na sua vida. Pratique. Busque. Viva. Relaxe. Inspire-se!

Coloque a meditação na sua lista de afazeres e se sinta melhor a cada dia. A leitura sobre o assunto é uma ótima oportunidade para despertar mais interesse no assunto e realizar com mais frequência. Existem também, documentários e vídeo-aulas que podem causar o mesmo efeito. Basta procurar e deixar que a mente trabalhe por si.


Escrito por Natalia Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]