Autoconhecimento

Qual a vida útil de uma refeição?

French food on a wooden background. Different types of cheese, wine and other ingredients on a wooden table
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você chega em casa cansado, com aquela fome, e, quando abre a geladeira, vem um cheio estranho e desagradável para derrubar você de costas. Essa é uma situação bem ruim, mas mais comum do que parece. Com a facilidade de guardar tudo na geladeira, acabamos esquecendo quando uma comida está lá até mesmo por semanas. Para não cair no erro de ficar perdendo comida em casa, veja algumas dicas de tempo de vida útil de alguns dos principais alimentos de uma refeição simples:

Arroz branco

Se ele estiver cru, em um recipiente bem fechado e longe de umidade, pode durar por tempo indeterminado. Porém, caso ele pegue umidade e apareça algum sinal de mofo, todo o recipiente deve ser descartado sem dó. A dica aqui é deixá-lo em um armário longe de qualquer traço de umidade na casa. Quanto ao arroz cozido, ele pode durar até 5 dias na geladeira, mas quanto mais dias passados, mais ele vai perder o sabor, por isso recomendamos no máximo 3 dias.

Frango

Uma das carnes mais fáceis de preparar, o frango é um dos alimentos mais comuns na mesa do brasileiro. O que não pode é demorar muito para comê-lo. Se for congelado antes de cozer e embalado com papel-alumínio ou filme, pode ficar por meses no freezer. Já depois de cozido, no máximo dois dias na geladeira e não mais do que isso.

Ovo

O campeão do mal cheiro depois de estragado merece um cuidado para não contaminar a sua geladeira. Crus, o ideal é guardá-los dentro da caixa que eles vem dentro da geladeira (e não na porta dela, pois a temperatura é muito alta). Depois de cozidos, pode ficar em um pote bem lacrado por até uma semana.

Carnes vermelhas

Se elas estiverem naquela embalagem fechada a vácuo, pode durar até um mês na geladeira. Fora dessa embalagem só dura dois dias. Caso você precise guardar por mais tempo que isso, congele e deixe no freezer. Depois de cozida, o ideal é deixar no máximo três dias na geladeira.

Feijão

Depois de cozido, o feijão aguenta no máximo três dias na geladeira, guardado em um recipiente bem fechado. Comer um feijão guardado por mais tempo do que isso é algo bem arriscado. Evite correr esse risco.

Leite

Se for o leite pasteurizado, deve ser consumido em no máximo um dia depois de aberto. No caso do leite longa vida, ele pode durar de três a quatro dias.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]