Alimentação consciente Mindful Eating Nutrição Saúde Integral

Que tal começar a praticar alguns princípios da Alimentação Consciente?

Luiza Camargo
Escrito por Luiza Camargo
O Mindful Eating (Alimentação Consciente) abre muitas possibilidades para comer com prazer e aproveitar o momento.

Antes de iniciar uma refeição ou decidir comer algo, faça algumas respirações e sinta seu corpo. Note como está sua barriga e os sinais de fome que seu corpo lhe mostra. Perceba com quanto de fome seu corpo está neste momento, o tipo de alimento que quer comer, se é fome de comida ou de alguma outra coisa e está se distraindo com a comida, como uma situação de ansiedade ou estresse, por exemplo.

Fazer esta pequena pausa abre possibilidades. Entrar em contato com o corpo e suas sensações físicas facilita a fazer melhores escolhas sobre o que e como comer.

Ao comer, observe sua comida, as cores, texturas, formas, o tamanho, sinta os aromas e veja se é isso que seu corpo está lhe pedindo. Desfrute do primeiro pedaço, note os diversos sabores, a mudança de textura conforme mastiga e acompanhe-a, diminuindo o ritmo de sua refeição.

“Estar consciente do momento presente (mindfulness) é a base da Alimentação Consciente”

Quando baixamos o ritmo e deixamos a refeição prolongada, é possível notar os sinais de saciedade que seu corpo lhe mostra. E estar ciente ajuda a não comer a mais. Comer até ficar saciado é um respeito com o corpo e terminamos bem a refeição sem a sensação física de que comemos demais.

Durante a refeição, esteja presente e ciente de seus pensamentos e emoções ou sensações que possam surgir. Dar essa atenção ao que estamos pensando ou sentindo nos auxilia a perceber se estamos comendo pelos sinais de fome ou por algum acontecimento que nos impulsiona a comer.

Aproveite cada momento e desligue a TV, deixe o celular longe ou qualquer outra distração por alguns minutos. Estar consciente do momento presente (mindfulness) é a base da Alimentação Consciente.

E lembre-se de não ficar com críticas e julgamentos sobre você e/ou o que comeu. Aproveite a próxima refeição e pratique a Alimentação Consciente.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Luiza Camargo

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

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