Alimentação consciente Mindful Eating Nutrição Saúde Integral

Que tal começar a praticar alguns princípios da Alimentação Consciente?

Cute little girl cooking with her mother. Healthy food, cooking healthy salad with vegetables ingredients. Mom and daughter cooking together. Recipe food for baby or child
Luiza Camargo
Escrito por Luiza Camargo
O Mindful Eating (Alimentação Consciente) abre muitas possibilidades para comer com prazer e aproveitar o momento.

Antes de iniciar uma refeição ou decidir comer algo, faça algumas respirações e sinta seu corpo. Note como está sua barriga e os sinais de fome que seu corpo lhe mostra. Perceba com quanto de fome seu corpo está neste momento, o tipo de alimento que quer comer, se é fome de comida ou de alguma outra coisa e está se distraindo com a comida, como uma situação de ansiedade ou estresse, por exemplo.

Fazer esta pequena pausa abre possibilidades. Entrar em contato com o corpo e suas sensações físicas facilita a fazer melhores escolhas sobre o que e como comer.

Ao comer, observe sua comida, as cores, texturas, formas, o tamanho, sinta os aromas e veja se é isso que seu corpo está lhe pedindo. Desfrute do primeiro pedaço, note os diversos sabores, a mudança de textura conforme mastiga e acompanhe-a, diminuindo o ritmo de sua refeição.

“Estar consciente do momento presente (mindfulness) é a base da Alimentação Consciente”

Quando baixamos o ritmo e deixamos a refeição prolongada, é possível notar os sinais de saciedade que seu corpo lhe mostra. E estar ciente ajuda a não comer a mais. Comer até ficar saciado é um respeito com o corpo e terminamos bem a refeição sem a sensação física de que comemos demais.

Durante a refeição, esteja presente e ciente de seus pensamentos e emoções ou sensações que possam surgir. Dar essa atenção ao que estamos pensando ou sentindo nos auxilia a perceber se estamos comendo pelos sinais de fome ou por algum acontecimento que nos impulsiona a comer.

Aproveite cada momento e desligue a TV, deixe o celular longe ou qualquer outra distração por alguns minutos. Estar consciente do momento presente (mindfulness) é a base da Alimentação Consciente.

E lembre-se de não ficar com críticas e julgamentos sobre você e/ou o que comeu. Aproveite a próxima refeição e pratique a Alimentação Consciente.

Sobre o autor

Luiza Camargo

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

Contatos:

Site: luizacamargo.com/
Instagram: @luiza_camargo_mendes
Facebook: /luizacamargomendes