Convivendo

Quem invade o espaço dos outros com suas certezas não sabe o significado da palavra empatia

Duas pessoas de mãos dadas sentas em um sofá
123RF/Aleksandr Davydov
Escrito por Fabiano de Abreu

Quando o espaço é do outro, devemos seguir nele com cuidado. Penetrar nele com as nossas certezas, mais do que falta de empatia, significa falta de respeito, significa que damos mais valor a nós próprios, às nossas opiniões e certezas do que ao que o outro pensa ou acha.

As certezas causam impossibilidades, por outro lado, as dúvidas são prenhes de ensinamentos e descobertas. Ser empático é ter a capacidade de se “colocar no lugar do outro” mesmo que de forma abstrata e basear a razão de forma concreta no ponto de vista da outra pessoa.

Se as certezas são limitantes, encurtam a visão de mundo, é um verdadeiro desastre invadir o espaço do outro com as próprias certezas.

Duas pessoas de frente com as mãos unidas
Aaron Blanco/Unsplash

Se eu, por vezes, me confundo com minhas próprias emoções e sentimentos, é quase certo que farei estragos adentrando o espaço alheio com minha visão limitada pelas minhas certezas.

Minimamente, preciso de autorização ou solicitação para, respeitosamente, entrar no território sagrado da alma alheia.

Passo a passo para a empatia:

Ouvir — oferecer ao outro uma escuta de qualidade.

Ouvir, a ele, como ele vê, percebe e “sente”.

Compreender seu relato de acordo com seu ponto de vista.

Só então é a hora de enriquecer a visão, acrescentando um novo olhar sobre o mesmo ponto, porém, com outra perspectiva.

Home ao lado de um homem conversando
Etienne/Unsplash

Entre o “não” das incertezas da outra pessoa e o “sim” das nossas próprias certezas, há o “talvez”, o “quem sabe”, o “pode ser”, o “pensando bem”, o “não tinha me atentado a esse aspecto”, o “vou pensar sobre isso”…

Na agregação dos pontos de vista, criamos um caleidoscópio de opções, saberes e novas possibilidades, ampliando, assim, o espaço de escolha.

Portanto, o respeito, a empatia, o limite e a escuta determinarão o melhor resultado.

Você também pode gostar

Ou, pelo menos, o mais ameno, com menor impacto negativo.

“Invasão é diferente de contribuição, portanto, num diálogo, saiba a hora de opinar, como opinar, o que falar e faça sua contribuição.”

Sobre o autor

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, psicanalista, neuropsicanalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e especialista em neurociência cognitiva e comportamental, neuroplasticidade, psicopedagogia e psicologia positiva.

Pós PhD em Neurociências e biólogo membro das principais sociedades científicas como SFN - Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Sigma XI, sociedade científica onde os membros precisam ser convidados e que conta com mais de 200 prêmios Nobel e a RSB - Royal Society of Biology, maior sociedade de biologia sediada no Reuno Unido.

É membro de 10 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa, Intertel, ISPE, Triple Nine Society, coordenador Intertel Brazil, diretor internacional da IIS Society e presidente da ISI e ePiq society, todas sociedades restritas para pessoas com alto QI comprovados em testes supervisionados. Criou o primeiro relatório genético que estima a pontuação de QI através de teste de DNA e o projeto GIP - Genetic Intelligence Project com estudos genéticos e psicológicos sobre alto QI com voluntários.

Autor de mais de 50 estudos sobre inteligência, foi voluntário em testes de QI supervisionados, testes genéticos de inteligência e estudo de neuroimagem já que atingiu a pontuação máxima em mais de um teste de QI em mais de um país corroborando com os demais resultados genéticos e de neuroimagem.

Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.

Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo, criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.

Lançou os livros “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, “Como Se Tornar Uma Celebridade”, “7 Pecados Capitais Que a Filosofia Explica” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.

Contatos:

Email: deabreu.fabiano@gmail.com
Site: deabreu.pt
Site: pressmf.global/
Facebook: FabianodeAbreuOficial
Instagram: @fabianodeabreuoficial
Twitter: @Filosofofabiano
Youtube: Filósofo e jornalista Fabiano de Abreu
Linkedin: Fabiano de Abreu