Autoconhecimento

8 frases que revelam quem você é

Mulher olhando para o lado e com a mão em torno da boca, como quem fala um segredo.
Foto: Roman Samborskyi / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma das formas de comunicar nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossa visão de mundo é por meio das palavras. Nós precisamos delas até mesmo para dizer aquilo de que não gostamos ou para dizer que não somos capazes de verbalizar algo. Você já tinha pensado nisso? Dizer “não existem palavras para descrever o que sinto” é uma maneira de usar as palavras para traduzir o quanto essa sensação é única e especial, por exemplo.

Depois que aprendemos a usar palavras, como “sim” e “não”, ainda durante a infância, desenvolvemos a capacidade de criar frases. São elas que nos auxiliam a comunicar nossas ideias e provocar diferentes tipos de relação, já que as palavras sozinhas nem sempre são capazes de produzir sentido.

Frases ofensivas farão com que outra pessoa se sinta mal ao conversar com você, enquanto frases gentis criarão um clima de bem-estar onde quer que você esteja. E muitas vezes somos mal interpretados porque não soubemos formular uma frase corretamente. Em outros casos, porém, uma frase bem-elaborada é capaz de emocionar, de divertir, de encantar.

Com base nas frases que uma pessoa escolhe utilizar, podemos entender muito sobre o caráter dela. É possível identificar se ela é carinhosa, divertida, animada, contida, extrovertida, introvertida, tímida e muito mais! Se você nunca tinha parado para observar isso, continue lendo o texto e descubra o que cada frase pode revelar sobre a sua personalidade!

1.“Eu te amo” 

Pessoa segurando um balão em forma da palavra "love".
Foto de cottonbro no Pexels

Com certeza essa é uma das frases mais duvidosas que existem. Uma pessoa pode dizer que te ama só para conseguir o que quer com você e depois cair fora. Um “eu te amo” pode ter tantos significados, dependendo de como, quando e da situação em que ele é dito. Tome muito cuidado e confie desconfiando das pessoas, ninguém precisa dizer que te ama o tempo todo, até porque o amor precisa ser demonstrado e não apenas falado da boca para fora.

2. “Não confio em ninguém”

Duas mulheres sentadas à mesa, conversando.
Foto de Ekaterina Bolovtsova no Pexels

Certamente quem diz isso é porque não confia nem na própria sombra. Você acha que precisa de uma pessoa do seu lado que não confia nem em você? Pois é, tome cuidado e se distancie de pessoas assim. O importante é ter alguém do seu lado que confia em você e não que fique esperando pela primeira oportunidade de jogar as coisas na sua cara.

3. “Ele (a) não vale nada” 

Homem falando algo pelo ombro de uma mulher, que olha para o lado.
Foto de cottonbro no Pexels

Quantas vezes você já escutou isso de alguém? Essa frase é típica de relacionamentos que não deram certo, vai ter sempre alguém falando isso. Independente dos motivos para falar mal de uma pessoa, você não precisa sair por aí difamando alguém, mesmo que essa pessoa tenha sido a pior pessoa do mundo com você. Muito daquilo que dizemos diz mais sobre nós do que sobre quem queremos atingir. No futuro bem próximo essa pessoa pode dizer o mesmo sobre você, tome cuidado com isso.

Você também pode gostar

4. “Eu sou sincero”

Homem e mulher sentados na areia, conversando.
Foto de Athena no Pexels

E aí a pessoa não se cansa de repetir isso para as pessoas, porque nem ela se convence da própria mentira que está falando. Quem é sincero não precisa ficar falando isso mil vezes. Fique esperto com pessoas assim, o seu pior inimigo muitas vezes é aquele que se finge de melhor amigo.

5. “Te adoro amiga”

Duas mulheres sentadas, segurando copos de cerveja e rindo.
Foto de ELEVATE no Pexels

Pode acontecer de você conhecer uma pessoa e se simpatizar tanto com ela que parece que vocês se conhecem desde a infância, mas se puder fugir de pessoas que dizem isso sem ao menos te conhecer, é melhor. Pode até ser que a pessoa esteja sendo verdadeira, mas na maioria dos casos é falsidade mesmo, então tome cuidado. O tempo vai dizer se esse “te adoro amiga” é verdadeiro ou não.

6. “Não faço questão de ninguém na minha vida”

Homem sentado na beira da praia, visto de costas.
Foto de Pixabay no Pexels

Se a pessoa diz isso é porque ela não faz questão que você esteja na vida dela. Você acha mesmo que precisa se humilhar por pessoas assim? Abra os seus olhos e dê valor para quem lhe der valor, essa é a vida.

7. “Uma parte de mim confia em você, a outra não”

Homem e mulher discutindo e gesticulando com as mãos, lado a lado.
Foto de Polina Zimmerman no Pexels

Essa pessoa não confia em você, isso é fato. Não existe essa de cofiar e não confiar ao mesmo tempo, confiança é uma coisa só, ou você tem ou você não tem. Se uma pessoa te disse isso, você não precisa dela em sua vida.

8. “Só respeito a minha mãe”

Homem com olhar despreocupado acendendo um cigarro.
Foto de JESSICA TICOZZELLI no Pexels

Se uma pessoa te disse isso, sendo namorado ou amigo, tire ela de sua vida. Para quê ter uma pessoa do lado se ela não vai te respeitar? Perda de tempo isso.

Essas são algumas frases de alerta para você que já escutou de tantas pessoas e deixou passar. Muitas vezes você fica quieto e quando vai ver a própria vida te dá a prova de que certas pessoas não merecem o seu tempo. Devemos abrir sempre os nossos olhos as coisas que nos acontecem constantemente.

O mais importante de tudo é se dar valor.
Ninguém precisa ficar se humilhando para ter atenção ou amor de alguém. As pessoas são o que elas são e devemos aceitar isso. Não podemos abraçar o mundo sozinhos achando que iremos resolver todos os problemas e pior ainda, achando que podemos mudar as pessoas que amamos.

Realmente não é fácil ser desprezado por alguém que temos tanto amor, mas o amor ao próprio vem em primeiro lugar. Se você não se amar, quem vai te amar? Certamente você já ouviu isso de alguém e pode ter certeza, essa pessoa gosta de você de verdade. As pessoas só te afetam, positiva ou negativamente se você deixar.

Elimine pessoas negativas de sua vida e seja feliz. 

Texto escrito por Letícia Espíndola da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br