Autoconhecimento

Quem é você? Conheça frases que podem revelar a sua personalidade

Quem é você? Chegar à resposta dessa questão requer autoconhecimento. A psicologia, por exemplo, auxilia as pessoas nesse processo, oferecendo recursos para identificar o jeito de ser de cada um. Além disso, há frases que expõem muito da personalidade de quem as utiliza. Explore o que algumas delas surpreendentemente revelam.

Quem é você? Essa é uma pergunta que frequentemente cada um de nós deveria fazer a si mesmo. Ela envolve o autoconhecimento — um dos aspectos mais importantes para se relacionar bem, viver com propósito e verdade, ser feliz e evoluir.

Quando sabemos quem somos, reconhecemos as nossas forças e identificamos as nossas fragilidades, podendo aperfeiçoá-las. Também aumentamos a confiança para fazer escolhas e assumir as consequências que elas geram. Além disso, tornamo-nos capazes de realizar objetivos e de conduzir a nossa vida de maneira consciente e com autonomia.

Há várias maneiras de empreender o autoconhecimento. A psicologia, por exemplo, possibilita a identificação de características de personalidade, seja em sessões de terapia ou por meio de testes ou inventários psicológicos.

Entre os mais utilizados e classificados como favoráveis pelo Conselho Federal de Psicologia estão: HTP ( House, Tree, Person); Palográfico; TAT (Teste de Apercepção Temática) e IFP (Inventário Fatorial de Personalidade).

Desde que respeitadas as formas de aplicação, a finalidade, a análise correta dos resultados e a população-alvo para o qual foi desenvolvido, um teste de personalidade constitui-se num recurso confiável para informar sobre o jeito de ser de uma pessoa e orientar seu processo de desenvolvimento, especialmente se for associado a outros métodos de investigação.

Assim, renomados profissionais da área de psicologia os utilizam e já expressaram a aprovação sobre eles, que, para estarem em uso, tiveram sua sistemática e seus resultados comprovados pelo método científico.

Porém, uma pessoa pode ter sua personalidade revelada na convivência com os demais. Embora haja julgamentos nem sempre fidedignos, a forma como ela é vista diz muito a seu respeito, afinal, refere-se ao impacto que seus comportamentos causam aos outros. Além disso, suas palavras expressam o que conhece, pensa, sente e acredita.

Nesse sentido, você deve saber que há frases que podem revelar sua personalidade. Ao utilizá-las, você estabelece sua imagem para os demais, que acreditam que elas lhe fazem sentido e correspondem à sua forma de ser, ainda que você não tenha consciência disso. Entenda!

1 – “Eu te amo”

“Eu te amo” é uma frase que pode gerar uma série de sentimentos. Quando dita com sinceridade, se o sentimento for recíproco, essa frase pode provocar alegria, êxtase, paixão e ainda mais amor. Ela pode ser trocada por pessoas de uma família, por amigos e por amantes nesse caso. Se você diz “eu te amo” com muita verdade, você é alguém responsável com os sentimentos dos outros e que age com lealdade.

Porém, quando uma pessoa diz “eu te amo” com o objetivo de manipular a outra ou porque sente a obrigação de fazer isso, uma frase que poderia ser muito positiva se transforma em uma ilusão muito prejudicial. Caso você já tenha dito “eu te amo” sem de fato viver esse sentimento, saiba que ainda precisa melhorar o seu caráter. É importante dizer a verdade, porque uma mentira, mesmo que tenha boa intenção, só fará mal em longo prazo.

2 – “Não confio em ninguém”

Homem olhando por trás de uma mesa, desconfiado
Cjp / Getty Images Signature / Canva

É muito comum ouvir de uma pessoa alguma frase como “Não confio em ninguém”. Com base nisso, podemos deduzir que ela já foi enganada muitas vezes ou que teve a confiança quebrada de maneira traumática, com consequências irreparáveis. Para uma pessoa perder a confiança em qualquer outra, é nítido que ela já foi muito decepcionada.

Se você é a pessoa que sempre diz “Não confio em ninguém”, uma boa opção é procurar auxílio psicológico. Não faz bem ser uma pessoa que não pode compartilhar pensamentos e sentimentos com outras, que não se sente à vontade para fazer isso. Investigue o que faz com que você seja assim e se transforme para melhor!

3 – “Ele(a) não vale nada”

Em nenhum contexto dizer a frase “Ele(a) não vale nada” será uma atitude positiva. Independentemente do que tenha acontecido com você, difamar outra pessoa com base em sua opinião e em sua experiência diz mais sobre você do que de quem supostamente não vale nada. Procure ajuda para lidar melhor com esse trauma e abandonar o rancor que está te consumindo!

Se você ouve “Ele(a) não vale nada” de alguma pessoa, já tenha uma certa desconfiança dela. Se ela está falando mal de outra pessoa contigo, o que garante que ela não falará a mesma coisa de você para outro indivíduo quando você se afastar? Falar mal dos outros não é um bom sinal!

4 – “Eu sou sincero(a)”

Uma pessoa que precisa dizer o quanto ela é verdadeira pode estar enfrentando um problema, afinal, por que ela precisa dizer algo que deveria ser percebido? A frase “Eu sou sincero(a)” parece inofensiva, mas é um sinal de que a pessoa que a disse pode estar tentando criar uma imagem sobre ela que não condiz com a realidade.

Porém há casos em que alguém diz “Eu sou sincero(a)” para reafirmar uma opinião ou um pensamento. Normalmente, pelo contexto da conversa, é possível identificar quando a pessoa está realmente falando a verdade. Só não podemos confundir sinceridade com grosseria!

5 – “Eu te adoro”

Duas amigas segurando flores em frente à câmera
Max Andrey de Pexels

Na maioria dos casos, traduzir o que sentimos por outra pessoa por meio de uma frase não é algo negativo. Podemos usar palavras gentis para fazer isso e escolher o momento certo para evitar constrangimentos. Então, um “Eu te adoro” pode ser uma frase sincera e carinhosa se você tiver uma relação positiva com a pessoa que lhe disse isso.

Caso você seja a pessoa que vive usando “Eu te adoro”, é possível interpretar que você é uma pessoa extrovertida e amorosa, que tem muito afeto para distribuir. Mas usar essa frase de modo irônico será muito prejudicial para as suas relações. Opte sempre pela sinceridade, sem agressividade.

6 – “Não faço questão de ninguém na minha vida”

Não é um pouco difícil acreditar que a pessoa que diz “Não faço questão de ninguém na minha vida” está dizendo a verdade? Alguém pode usar essa frase para transmitir uma imagem de independência e invencibilidade, como se nada nem ninguém pudesse atingir quem usou a expressão. No entanto fazer questão de outras pessoas é algo natural ao comportamento humano, não é um defeito nem um sinal de fraqueza.

Pense se alguma vez você já disse “Não faço questão de ninguém na minha vida” em um momento de raiva. Talvez você tenha se arrependido logo em seguida, talvez não. De qualquer forma, é importante que você entenda que gostar de outras pessoas e querer que elas estejam ao seu lado é essencial!

7 – “Uma parte de mim confia em você, a outra não”

A frase “Uma parte de mim confia em você, a outra não” parte de um pressuposto que não é verdadeiro. Uma pessoa não pode se dividir em duas ou em pequenas partes, principalmente de maneira em que cada novo pedaço se sinta de um jeito. Então há uma chance muito grande de ela não confiar em você de verdade e que tenha dito que confia parcialmente para não te magoar.

Mesmo com a melhor das intenções, você não deve dizer “Uma parte de mim confia em você, a outra não”. Isso confundirá a pessoa que está ouvindo, além de não ser um posicionamento totalmente sincero da sua parte. Use a frase correta para expressar o que sente!

8 – “Só respeito a minha mãe”

Imagem de mãe e filho sorrindo
BananaStock / Photo Images / Canva

Se alguma vez você já ouviu um “Só respeito a minha mãe” de outra pessoa, acenda o sinal vermelho para ela. O respeito que nutrimos pelas pessoas não deve ser específico ou centralizado em quem nos deu a vida. Alguém que tem um bom caráter entende a necessidade de tratar todos com dignidade, e não só quem amamos.

Em vez de dizer “Só respeito a minha mãe”, caso você já tenha feito isso, reflita sobre todas as pessoas que fazem parte da sua vida e sobre as histórias de todas elas. Viver é um desafio para todos, e é por isso que precisamos tratar cada um com importância e valor, independentemente de serem nossos familiares ou não.

9 – “Mas eu te ajudei naquela vez”

Quando nós ajudamos uma pessoa, devemos fazer isso por altruísmo ou por bondade, e não porque esperamos receber algo em troca. Então, a frase “Mas eu te ajudei naquela vez” traz em si um sentido que distorce a gentileza para uma troca de favores que nunca foi combinada.

Dizer “Mas eu te ajudei naquela vez” para fazer com que alguém atenda a algum pedido seu mostra que a sua gentileza não foi sincera e que você só se preocupou com os seus interesses em vez de realmente querer ajudar alguém.

10 – “Você nunca faz o que eu peço”

Uma frase muito comum é “Você nunca faz o que eu peço”, normalmente dita quando uma pessoa se recusa a fazer algo que a outra exige. Normalmente quem diz isso está criando uma chantagem emocional para manipular outra pessoa, o que nunca é um exemplo de bom caráter.

Se você já disse “Você nunca faz o que eu peço”, evite fazer isso de novo. Explique para a outra pessoa por que ela deveria fazer algo por você de forma objetiva e educada, sem tentar fazê-la se sentir mal. Você sabe que ela se sentirá melhor se for tratada com gentileza e provavelmente vai te ajudar!

11 – “Obrigada(o) por estar ao meu lado”

Duas mulheres sorridentes se abraçando.
fizkes / Shutterstock

Uma pessoa que é capaz de reconhecer o que as outras fazem por ela é alguém que sempre deve estar ao nosso lado. É com base na gratidão que construímos relações amigáveis, prazerosas e verdadeiras. Então a frase “Obrigada(o) por estar ao meu lado” carrega as melhores energias que alguém pode transmitir.

Incorpore o uso de “Obrigada(o) por estar ao meu lado” na sua vida para demonstrar o quanto você é feliz ao lado das pessoas que realmente importam para você, que te apoiam e que te ajudam com tudo que é necessário.

12 – “Você quer falar sobre isso?”

Quando vemos uma pessoa passando por uma situação ruim, é mais respeitoso usar a frase “Você quer falar sobre isso?”. Isso mostra que você respeita o tempo e o espaço dela, ainda que esteja preocupado sobre o que está acontecendo. Usar essa frase é uma maneira muito gentil de demonstrar atenção e cuidado.

Da próxima vez que você quiser ajudar alguém em alguma situação, use “Você quer falar sobre isso?” para que a pessoa saiba que ela pode se abrir com você, ao mesmo tempo em que não precisa fazer isso caso não queira.

13 – “Eu preciso ficar sozinha(o)”

Existem situações nas nossas vidas que não podem ser traduzidas ou explicadas, e muitas vezes precisamos de um tempo para processar o que aconteceu. Então dizer “Eu preciso ficar sozinha(o)” não é um sinal de desprezo ou de grosseria, é um pedido sincero por mais tempo e mais espaço.

Se você sentir que nenhuma pessoa poderá entender o que você está sentindo em um momento ou se quer colocar os seus sentimentos no lugar antes de entrar em contato com mais alguém, diga “Eu preciso ficar sozinha(o)” sem medo!

14 – “Eu não quero fazer isso”

Uma pessoa que diz “Eu não quero fazer isso” é uma pessoa que se ama, que respeita os próprios limites e que não aceita aquilo que não lhe faz bem. Muitas vezes ela pode ser interpretada como grosseira ou como mesquinha, porque aprendemos que devemos estar sempre disponíveis para as outras pessoas. Mas essa frase é um sinal muito positivo!

Então, se você não quer fazer alguma coisa, use a frase “Eu não quero fazer isso” com a consciência de que esse é o seu direito e de que não faz mal não querer fazer alguma coisa. Até porque cada um é de um jeito e tem as próprias preferências!

15 – “Eu não gosto de você”

Uma mulher fazendo o sinal de "não" (ou pare) com a mão na frente de seu rosto.
fizkes / Shutterstock

“Eu não gosto de você” é uma frase que nunca soa bem, porque o melhor sempre é se relacionar bem com todas as pessoas. Mas às vezes é melhor a sinceridade de uma frase negativa do que a falsidade de uma frase bonita. Se alguém disse isso para você, afaste-se da pessoa e siga a sua vida, sem problemas.

Caso alguém do seu círculo social não lhe agrade muito e esteja tentando forçar a amizade, um “Eu não gosto de você” ajudará você a comunicar para a outra pessoa que, nesse caso, a aproximação é indesejada.

16 – “Você poderia fazer uma mudança no visual”

“Você poderia fazer uma mudança no visual” e qualquer frase parecida com essa, que parece um conselho, não passa de um julgamento. Nunca faça sugestões sobre a aparência de outra pessoa, porque você não sabe o que ela sente sobre si.

Se alguém já disse “Você poderia fazer uma mudança no visual” para você, demonstre que você se sentiu mal com esse comentário e que gostaria que ele não fosse feito novamente, já que demonstra uma falta de sensibilidade com você. Não se aproxime dessa pessoa!

17 – “Você é importante para mim”

A frase “Você é importante para mim” é essencial em qualquer tipo de relação positiva. É por meio dela que mostramos como nos sentimos sobre alguém e o quanto essa pessoa é significativa para a nossa vida. Quando dita com honestidade, essa frase pode transformar o dia de alguém.

É importante ressaltar que você nunca deve dizer “Você é importante para mim” só para não magoar os sentimentos de alguém, porque criar uma ilusão é uma forma de magoar muito mais dolorosa. Só diga isso se realmente for o que você sente!

18 – “Eu me amo em primeiro lugar”

Ainda que pareça egoísta, a frase “Eu me amo em primeiro lugar” é o melhor indicativo sobre o caráter de uma pessoa. Se nós não formos capazes de amar quem somos, não conseguiremos amar nenhuma outra pessoa. Então valorize quem passou por esse processo de autoconhecimento e desenvolveu amor próprio!

Se você nunca teve coragem de dizer “Eu me amo em primeiro lugar”, embora sinta isso, resgate toda a sua força e tenha orgulho do seu processo de se reconhecer, de se respeitar e de se colocar em primeiro lugar.

Você também pode gostar

Essas são algumas frases de alerta para você que já escutou de tantas pessoas e deixou passar. Muitas vezes você fica quieto e quando vai ver a própria vida te dá a prova de que certas pessoas não merecem o seu tempo. Devemos abrir sempre os nossos olhos as coisas que nos acontecem constantemente.

O mais importante de tudo é se dar valor. Ninguém precisa ficar se humilhando para ter atenção ou amor de alguém. As pessoas são o que elas são e devemos aceitar isso. Não podemos abraçar o mundo sozinhos achando que iremos resolver todos os problemas e pior ainda, achando que podemos mudar as pessoas que amamos.

Realmente não é fácil ser desprezado por alguém que temos tanto amor, mas o amor próprio vem em primeiro lugar. Se você não se amar, quem vai te amar? Certamente você já ouviu isso de alguém e pode ter certeza, essa pessoa gosta de você de verdade. As pessoas só te afetam, positiva ou negativamente se você deixar.

Elimine pessoas negativas de sua vida e seja feliz. 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br