Autoconhecimento

Reconheça as suas qualidades

Beauty woman with perfect smile and white teeth walking on the street and looking at camera
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma nota alta. Um elogio no trabalho. Uma receita de bolo que todos elogiam. O cabelo recém-cortado. A habilidade de se expressar em público. Uma canção que todos gostaram. O jeito que só você tem de encantar crianças.

Coisas que deveriam deixar qualquer pessoa orgulhosa, não é mesmo? Infelizmente, na sociedade que prega a humildade como uma das maiores qualidades que alguém pode ter, muitos acabam não comemorando suas vitórias e reconhecendo suas qualidades, como se isso fosse até mesmo uma atitude errada. Pois saiba que a importância de saber que se é bom em determinada coisa é imensurável.

Quando dizemos para nós mesmos e para os outros que somos muito bons em determinada coisa estamos dizendo imediatamente para nosso cérebro que temos orgulho de nós mesmos. Essa atitude desenvolve a segurança, a autoestima e a realização. Estas sensações, por sua vez, geram mais qualidades para serem ressaltadas e mais habilidades são desenvolvidas.

Experimente! Esse tipo de atitude te ajudará em todos aspectos da sua vida!

No âmbito profissional, reconhecer suas qualidades demonstrará segurança de seus conhecimentos e de suas habilidades, resultando em oportunidades de crescimento. Um gestor sempre verá maior potencial em alguém que também acredita que é capaz de atender às expectativas do mercado de trabalho.

Quando o assunto é relacionamento, tudo também fica mais fácil diante desta atitude positiva perante si mesmo. Sejam relacionamentos de amizade ou amorosos.

As pessoas tendem a se aproximar de pessoas agradáveis e que saibam de seu real valor.

A inteligência e o conhecimento também são atrativos para os demais. A velha máxima “se eu não gostar de mim, ninguém vai” é extremamente verdadeira aqui. Quando gostamos de nós mesmos e da nossa companhia, significa que nos aceitamos como somos e reconhecemos nossa melhor porção, estando assim mais propensos e preparados para desfrutar da companhia das outras pessoas e dar a elas o melhor que podemos.

Outro viés de sua vida que só tem a ganhar é o pessoal. Se olhar no espelho e enxergar alguém de quem se tem orgulho é uma das melhores sensações que qualquer pessoa pode experimentar. Perca (ou seria ganhe?) alguns minutos olhando pra si mesmo e encontre motivos que te façam gostar de você, ressalte sempre seus melhores traços! E se por acaso achar coisas das quais não gostou muito, se obrigue a achar soluções para melhorá-las ou aceite que todos temos defeitos, mas que suas qualidades são muito maiores.

Só um adendo importante: nunca confunda a importância de reconhecer suas qualidades com egocentrismo, soberba ou hipervalorização de si mesmo. Nestes casos, o efeito será exatamente o inverso e as pessoas passarão a se afastar, desvalorizar suas ações e até mesmo suas falas. Sem contar que você já se achará tão bom que deixará de procurar alternativas de crescimento e melhora pessoal. A dosagem de reconhecimento neste caso é extremamente importante!


  • Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]