Convivendo

Veganismo x Hipismo/Corrida de Cavalos/Rodeios e Vaquejadas

Cavalo olhando para o lado
Marcelo Chagas / Pexels
Luciana Pessutti
Escrito por Luciana Pessutti

O texto a seguir vai abordar algumas práticas que por muitos são chamadas de esportes, como hipismo, corrida de cavalos, rodeios e vaquejadas.

Muitas pessoas pensam que o veganismo é voltado apenas para a alimentação, mas não, veganismo é muito mais abrangente.

Veganismo é lutar pelos animais no âmbito geral, como alimentação, vestuário, “entretenimentos”, testes, dentre outros.

Com a colaboração da ativista Mariana Zampieri, autora dos e-books, podemos ter maiores informações do que a prática dessas atividades causam aos animais em questão.

Ambos e-books explicam detalhadamente os danos causados nesses animais, a forma como são tratados, a história dessas atividades e como fazer para que essas atividades tenham fim.

São abordados temas desde a alimentação, alojamento, barulhos, transporte, treinamentos/movimentos que são forçados a fazer, instrumentos usados para tal, tudo antinatural às espécies, todos os temas são abordados detalhadamente e com embasamento científico.

Mulher lendo e-book
RF._.studio / Pexels

Vamos colocar alguns links onde os e-books podem ser adquiridos, porém quem entrar em contato direto com a autora no e-mail [email protected] obtém um valor promocional, ressaltando que 50% do valor arrecadado com as vendas será revertido para o Santuário Abraço Animal.

Para quem tiver interesse em conhecer o trabalho do Santuário e da ativista autora dos e-books na página Crueldade Equestre, seguem os links:

Alguns sites onde também poderão ser adquiridos os e-books:

Comprar no Kobo:

Comprar no Google Play Livros:

Comprar no Clube de Autores:

Comprar no Amazon:

O maior locutor da história dos rodeios do país, Waldemar Ruy dos Santos, conhecido pelo público como Asa Branca, nos seus últimos momentos de vida, deu seu depoimento contra os rodeios relatando o que, de fato, acontece com os animais. Podemos encontrar esse relato em vários sites na internet.

Algumas frases do locutor: “Dos rodeios grandes aos pequenos, a festa era de alegria para o público, mas de dor e sofrimento para os bichos.”

Você também pode gostar

Ao fazer vistas grossas a isso em troca da fama, acredita Asa Branca, um castigo divino caiu sobre ele na forma da sucessão de problemas de saúde. “Estou pagando toda a dor que causei e incentivei os outros a causarem nos bichos dos rodeios”, disse com a dicção bastante prejudicada devido aos problemas de saúde, sem um pingo de vestígio da voz potente que lhe garantiu sucesso e fortuna nos anos 90, vindo a falecer em fevereiro de 2020.

Com informações podemos agir de forma consciente e ética, pois muitos desconhecem tal prática.

“Não feche os olhos para outros olhos que assim como os teus também choram.” (desconheço a autoria).

Sobre o autor

Luciana Pessutti

Luciana Pessutti

Oi, meu nome é Luciana Pessutti, sou vegana desde abril de 2011.

Desde criança não achava correto ter os “bichinhos” no meu prato, porém somente depois de adulta fui conhecer o veganismo e, desde então, divulgo por meio da internet informações dos bastidores da indústria de laticínios, ovos, mel e demais explorações

que acontecem com os animais, visando conscientizar para o fato de podermos ter uma vida ética e saudável sem precisar explorar ou matar animais.

Uma das minhas frases preferidas é:

“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.”

– Philip Ochoa

Contato: [email protected]
Instagram: @Luzinha4071