Autoconhecimento Comportamento Relacionamentos

Seu parceiro(a) te explora?



No mundo dos negócios, uma sociedade ou uma parceria comercial só existem quando as duas partes envolvidas saem ganhando de maneira justa e obedecendo a critérios pré-estabelecidos. Em relacionamentos pessoais e sentimentos, a realidade é a mesma: ninguém pode sair perdendo sempre.

Mas, infelizmente, não é isso o que ocorre em muitos namoros, casamentos e até em amizades. Enquanto uma pessoa quer prosperar e crescer, o outro quer apenas sobreviver sem maiores esforços. Aí temos uma exploração financeira maquiada por várias desculpas.

Entretanto, a pior exploração é a sentimental. Claro que para manter a harmonia na vida familiar, frequentemente precisamos fazer concessões, mas isso é bem diferente do que se anular totalmente para satisfazer as vontades da outra pessoa. Isso é exploração.

Então, responda com sinceridade às perguntas a seguir e descubra se há exploração emocional em seu relacionamento:

Seu parceiro(a) tem prazer em tua companhia? Ele(a) te trata como prioridade? Seu parceiro(a) é verdadeiramente um companheiro para todas as ocasiões? Ele(a) te incentiva a crescer profissionalmente e como ser humano? Seu parceiro(a) abre mão de fazer a vontade dele(a) para te agradar com a mesma frequência com a qual você faz o mesmo? Ele(a) admite quando agiu errado sem jogar a culpa em você ou em outras pessoas e situações? A outra pessoa faz algum esforço para te ver feliz?

Se a resposta para alguma destas perguntas foi “NÃO”, você deve começar a planejar o término deste relacionamento abusivo, que está roubando diariamente a tua alegria de viver.

Agora, vamos para mais algumas perguntas para que você avalie seu relacionamento: você está sempre se esforçando para agradar a outra pessoa? Se sente culpado(a) pela infelicidade do outro? Para seu parceiro(a), tanto faz estar contigo nas horas de folga? Sempre há alguém ou alguma coisa mais importante do que estar com você?

Se a resposta para alguma destas perguntas foi “SIM”, saia desse relacionamento com urgência. Pare de se iludir, pessoas exploradoras e acomodadas jamais sentirão o desejo de mudar suas atitudes, pois para elas a situação está tranquila e favorável, mesmo que ele(a) diga o contrário.

Lembre-se, ninguém é capaz de mudar ninguém. E você não merece estar com alguém que te explora, seja financeiramente, seja emocionalmente.

Sobre o autor

Rogério Prado

Rogério Prado

Professor Rogério Prado é graduado em Letras, coach sentimental, escritor, poeta, especialista em comportamento, palestrante e produtor do canal do Youtube Vida em Abundância - palavras que transformam tua alma.

E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (44) 99974-7726