Autoconhecimento PNL - Programação Neurolinguística

Relacionamentos amorosos

José Carlos Oliveira

No mundo de hoje, o que não falta para um casal são problemas. Se você está namorando ou vivendo um casamento então você irá enfrentar algumas dificuldades na vida com o seu parceiro.

Fato. E às vezes, virão problemas de todos os lados da vida: saúde, finanças, amigos, etc. Por exemplo, é comum vermos um casal que não esteja enfrentando doenças junto com o parceiro, passando por transtornos financeiros, colhendo brigas por causa das dificuldades de hoje etc.

Porém, como psicoterapeuta, eu devo dizer que 95% das pessoas costumam interpretar os problemas que aparecem em suas vidas como algo ruim e danoso para os relacionamentos amorosos, o que é um grande equívoco. Atualmente, a maioria das pessoas fazem questão  de visualizar a dificuldade que estão enfrentando como um ataque direto, como uma ameaça impiedosa que está prestes a atingir a estabilidade do casal. E então vem as reclamações…

E é muito comum você escutar coisas como: “Eu estou sempre doente e meu amor merece um parceiro(a) saudável ao lado dele(a)…” , “Nunca tenho dinheiro para dar um presente melhor para ele(a)…”.  E ao remoer estes fatos – que existem por um motivo benéfico – o casal começa a mergulhar em uma armadilha e a destruição de tudo que foi construído até o momento tem início.

“Mas como um problema pode ser benéfico para um casal?!”, “O que deve ser feito então?!”.

Eu sei, você quer a explicação. Vamos ver como reprogramar sua mente para pensar da maneira certa e deixar o seu relacionamento mais saudável. Veja a seguir como problemas devem ser vistos de agora em diante.

Problemas são uma prova de fogo

A primeira coisa que você precisa entender sobre problemas no relacionamento é:

“Eles existem para provar que o amor de vocês é verdadeiro!”. Pense por um minuto comigo. Digamos que você viva uma vida de absoluto sucesso financeiro e ao mesmo tempo você está totalmente livre de doenças, dificuldades e quaisquer obstáculos que seriam motivos para dividir você e quem você ama.

Eu te pergunto: Como você conseguiria provar que ele(a) te ama de verdade?

Existiria alguma maneira? Alguma alternativa? Lógico que não. Porque se um casal não passa por problemas então não é possível saber se existe de fato um amor verdadeiro já que a pessoa que realmente quer ficar contigo permanece mesmo após tantas “porradas da vida”.

Está passando por problemas de saúde?

Está passando por problemas financeiros?

Está vivendo dificuldades na família?

shutterstock_165772163 Não importa. Porque ele(a) ainda está lá firme e forte contigo. Este tipo de perseverança, que envolve aguentar a maré com nervos de aço é o que comprova que existe um amor real entre o casal porque quando alguém que tem todos os motivos para sair e te abandonar decide ficar, prova com atitudes que tudo que está acontecendo de ruim não supera nem de perto o lado bom de ficar com você.

Então como você pôde perceber, o amor deve enfrentar problemas porque esta é justamente a única maneira de testá-lo! Não tem como testar se uma pessoa te ama sem que ela sacrifique algo da parte dela. É por isso que sacrifícios devem ser feitos para conseguir um prêmio maior, os limites devem ser pressionados e o casal deve ser testado para que ambos não gastem tempo com uma pessoa que não irá “à guerra” e que não serve para ficar lado a lado no jogo da vida.

A garantia de que você está vivendo dias de um amor real vale muito

O lado bom são as garantias que nunca falham. Nunca. Por exemplo, uma vez que um casal passa por um problema bem difícil e avassalador e o relacionamento sobrevive, automaticamente você tem a certeza de duas coisas:

  • Você não está jogando tempo fora com uma pessoa errada. Alguém que permanece em tempos de batalhas prova que te ama muito, pois poderia simplesmente “abandonar o barco” mas escolheu ficar com você.
  • O relacionamento de vocês se torna mais “invencível” após dificuldades vencidas. Quanto mais uma pessoa investe do seu tempo próprio ajudando o parceiro(a) em tempos ruins, mais ela espera uma recompensa. Além disso, o casal fica com a impressão de que “nada pode os separar” o que é ótimo para manter um relacionamento, pois fortalece o amor com níveis bem profundos, E isto é que é o melhor para ambos.

Mas vendo por outro lado, agora imagine investir 10 anos de sua vida em uma pessoa que nunca provou o amor dela para você. Pense, o quanto isso iria te deixar feliz? O quanto você realmente teria certeza de que é seguro casar com essa pessoa e investir mais anos de sua juventude com ela?

Seria bem difícil definir, certo? Pois é… Afinal…

Não houveram testes, não houveram provas de fogo.

Não houve constatação direta de que um ama verdadeiramente o outro.

E você fica no escuro com a sua pergunta sem ser respondida.

Mas claro, tenha em mente que problemas são em sua essência ruins, mas eles servem para um propósito bom no final se você souber olhar as coisas pelo prisma correto. Então é óbvio que você não deve buscar criar problemas para testar o seu amor, não. Apenas deve olhá-los como uma dádiva divina, entendendo que agora chegou a hora de testar as palavras que são ditas nos bons momentos.

O problema também traz revelação do lado oculto de uma pessoa

shutterstock_258895865

E existe uma última vantagem sobre problemas e relacionamento: Em alguns casos, apenas situações extremas conseguem expor o verdadeiro caráter de uma pessoa. Por exemplo, suponha que você é alguém que odeia corrupção e você e seu parceiro(a) estão no momento sem dinheiro, vocês estão passando por uma tempestade financeira há 6 meses.

Se acontecer de aparecer uma oportunidade de o seu parceiro(a) tomar o caminho errado, você vai conseguir enxergar o real caráter da pessoa com quem você está vivendo. Então além de fortalecer o relacionamento por passar a certeza de que ambos estão experimentando amor verdadeiro, os problemas servem também para expor o lado oculto de alguém.

Conclusão?

Agradeça os problemas pois eles são uma certidão de amor verdadeiro para você e seu parceiro(a) porque apenas passando por lutas, é que se torna possível perceber se existe um time ou se está cada um jogando pelo seu próprio interesse, e pelo seu próprio lado. E por último, o ponto positivo de viver problemas logo no início do relacionamento, é que você pode checar se você está prestes a desperdiçar uma vida com a pessoa errada. No fundo, problemas são uma maneira de prevenir que você perca tempo mas que também ao mesmo tempo fortalece os seus laços.

Então não se sinta mal quando estiver passando por dificuldades.

Teste se você está vivendo o tão sonhado amor verdadeiro.

Sobre o autor

José Carlos Oliveira

José Carlos Oliveira

Psicoterapeuta há 31 anos, cursou graduação em Psicologia e Psicanálise, é autor de duas obras literárias: "É Possível, Eu sou Capaz", 234pgs - Editora Formato Livre; e "O Semeador de Metáforas" 308 pgs - Editora Formato Livre.

Especialista em tratamento com Psicoterapia Focal, utilização de abordagens com Hipnose Ericksoniana e Clássica, Neurolinguística, Linha do Tempo (Timeline), Regressão Etária Hipnótica para disfunções mentais e emocionais, Regressão de memórias Intrauterina.

Possui três trabalhos em áudio publicados pela Editora Qualidade de Vida do Grupo DOMO: "Libere Seu Potencial", "Emagreça com Saúde" e "Conquiste seu Peso Ideal".

José Carlos Oliveira possui Registro CRT 31.547/SP em Psicoterapia Holística e atende presencial e pelo Skype.

ATENDIMENTO EM PSICOTERAPIA
(16) 32410745 - (16) 996348754
Skype: atendimento.psi

Contato:
Site: jcoliveirapsi.com.br
Facebook: Psicoterapia Online
Youtube: JC Oliveira - Psicoterapeuta
Email: contato@libereseupotencial.com | E-mail pessoal: sefirabina@gmail.com