Comportamento

Saia da zona de conforto!

Mulher branca deitada com os braços para fora da cama.
Zohre Nemati / Unsplash
Escrito por Fernanda Colli

Comumente buscamos fazer o mais conhecido, o mais cômodo, o mais fácil. A falta de vontade e disposição para interromper ciclos viciosos e improdutivos, a falta de coragem para começar algo novo ou desafiador e de engajar em um projeto de vida que demande autodisciplina e comprometimento nos faz desenvolver mecanismos para realizar nossas tarefas o mais rápida e praticamente possível.

A partir daí, problemas a serem resolvidos já não nos competem, impasses no trabalho não chegam até nós, nossas participações em debates são no máximo como espectadores. A rotina é algo bem mais seguro: acordar, seguir à risca o horário do trabalho, chegar em casa e dormir. Realmente não tem como falhar seguindo a rotina; está criada a zona de conforto.

A zona de conforto nos proporciona uma falsa sensação de segurança. E nessa sensação não há espaço para sonhos, projetos nem perspectiva. É um lugar de sossego, porém a comodidade não permite que tenhamos a audácia de ao menos tentar. É uma zona protegida do medo, mas também de conquistas. É uma inércia que faz com que a gente não se interesse por participar deste imenso milagre que é a vida.

Mulher branca deitada numa cama branca.
Nick Karvounis / Unsplash

Quando entramos na zona de conforto, somos impedidos de aprender coisas novas e de progredir em nossas vidas profissionais e pessoais. É como se o aluno que concluiu o 1º ano não quisesse ir para o 2º, pois já aprendeu o que tinha que aprender. É preciso ter muito cuidado com esta zona, pois a tendência é que se torne tão familiar que a pessoa passa a não enxergar que simplesmente não sai do lugar.

É preciso ter cautela para não cairmos nesse local tão perigoso; não significa que devemos nos privar de qualquer coisa que nos conforte; pelo contrário, é buscarmos cada vez mais fontes de satisfação, pois a vida consiste em desafios e superações diárias. É isso que nos impulsiona e nos motiva para seguirmos.

Você também pode gostar

Em suma, a vida começa justamente onde termina a zona de conforto. Mesmo sendo um local aparentemente seguro, é um local onde se torna impossível encontrar o sucesso, a felicidade e a satisfação.

Saia imediatamente da sua zona de conforto e viva!

Sobre o autor

Fernanda Colli

Pedagoga, psicopedagoga, arte-educadora, membro da IOV Brasil, pesquisadora sobre a importância da educação e cultura para evolução da sociedade. Trabalhos e artigos publicados sobre a importância da preservação de nossa identidade. Atua em projetos de manutenção e fomento da cultura popular.

Email: fernanda_colli@msn.com