Natureza

Significado da Cattleya: a flor da luxúria e do desejo

Flor Cattleya
jokungmickey de Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com seu uso ornamental que enche os olhos e características de feminilidade e elegância, a Cattleya orquídea, possui também significados espirituais que transformam, entre eles a pureza e a harmonia, que podem ser atraídos para quem cultiva essa flor cheia de mistério e beleza. Aprenda muito mais sobre ela e encante-se!

Um dos gêneros de orquídeas mais conhecidos e admirados ao redor do mundo. Esse é o lema da Cattleya, flor com mais de 100 espécies que é bastante apreciada por colecionadores. As orquídeas Cattleya possuem uma simetria admirável, uma beleza deslumbrante e uma gama variada de cores e formas.

Elas têm origem em regiões tropicais das Américas, incluindo o Brasil. Uma de suas espécies, a Cattleya walkeriana, foi descoberta no galho de uma árvore próxima às margens do rio São Francisco, em Minas Gerais, e pode ultrapassar o valor de mil reais. Também são encontradas em florestas tropicais que vão do México à Argentina, sendo capazes de se adaptar a qualquer clima latinoamericano, menos áreas desérticas ou geladas.

Em ambientes bem iluminados, arejados e com alta umidade, a Cattleya encontra o lugar perfeito para crescer. É uma flor muito utilizada em jardinagem e decoração, configurando-se como um charmoso ponto focal em qualquer cômodo, como um quarto ou um escritório.

Se você se interessou por essa magnífica planta, continue lendo o artigo para conhecer as características da flor Cattleya.

Qual o significado da Cattleya?

Cattleya branca
AdelMBautista-AdelsFotos de Getty Images / Canva

Não é só pela beleza que essa flor conquistou uma legião de admiradores. O significado de Cattleya também é carregado de muita apreciação. De forma geral, a planta é associada à feminilidade, elegância e charme. Por isso, torna-se uma ótima opção de presente em diversas ocasiões.

Outra simbologia frequentemente associada a Cattleya é a do amor e da admiração, podendo ser utilizada em buquês e arranjos florais. Para a espiritualidade, a flor está ligada à pureza, beleza e harmonia.

Mas o significado mais potente da Cattleya tem a ver com o desejo ardente. Por ser repleta de folhas exuberantes e cores vibrantes, a flor é considerada o símbolo perfeito das emoções mais intensas. Ao presentear alguém com esse arranjo, você pode demonstrar sentimentos mais profundos por aquela pessoa.

Em alguns contextos, a Cattleya também pode representar sabedoria e lúxuria. A flor pode se apresentar em diferentes cores, como vermelho, laranja, branco, rosa, amarelo e variações misturadas. A seguir, conheça os significados de algumas dessas cores:

  • Cattleya branca: extremamente popular em casamentos, inclusive no buquê da noiva, essa flor transmite eternidade, paz e tranquilidade, tudo o que se deseja em um casamento. Também transmite o requinte necessário à cerimônia.
  • Cattleya amarela: conhecida como “chuva de ouro”, devido à aparência de cascata, a flor traz sentimentos como amistosidade e alegria. É uma ótima alternativa para presentear pessoas queridas.

Benefícios

Entre as vantagens associadas a flor Cattleya, podemos citar três principais:

  • Ação anti-inflamatória e analgésica: as propriedades medicinais da Cattleya estão ligadas ao tratamento de feridas, ao desinfeccionar a região e reduzir a inflamação. Tal característica está mais relacionada às espécies Cattleya labiata e Cattleya trianae.
  • Geração de híbridos intergenéricos: os híbridos intergenéricos são o resultado do cruzamento de espécies de flores de gêneros distintos e raros na natureza. As flores Cattleya possuem um grande número de híbridos intergenéricos naturais.
  • Efeito ornamental: por tais características, associadas ainda a sua beleza, as flores Cattleya são perfeitas para a ornamentação de eventos, como casamentos, ou decoração de casas e escritórios. Cores que conversam entre si e propõem energias diferentes ao ambiente ajudam na melhor escolha.

Consumo

Não existem muitos registros de como consumir a Cattleya, e algumas de suas espécies são sabidamente impróprias para consumo. Uma das poucas que parece ser comestível é a Cattleya labiata, cujas flores aparentemente podem ser ingrediente para receitas. No entanto, para evitar problemas, o melhor é aproveitar apenas os poderes ornamentais da flor.

No que diz respeito ao cultivo, o cuidado com a Cattleya pode ser extremamente gratificante, tanto em jardins quanto dentro de vasos. Nos jardins, elas podem ser cultivadas em árvores ou canteiros. Em vasos, precisam de um subtrato específico, como casca de pinus, para que se desenvolvam de forma saudável.

Você também pode gostar:

A rega é muito importante para que isso aconteça. Precisa ser abundante. Depois, deve-se esperar que o substrato seque antes de regar de novo.

Contra indicações

Como vimos, tendo em vista que a maior parte das espécies de Cattleya são impróprias para consumo, elas são contraindicadas para a população em geral.

Ao ler este artigo, entende-se que, além da beleza estonteante, a flor Cattleya possui diversos simbolismos inspiradores, bem como utilizações diversas em festas e decorações. É uma planta carregada de energias positivas e pode ser uma ótima opção para o seu jardim. Interessou-se pela Cattleya? Que tal conhecer uma de perto e enviar este artigo para familiares e amigos que também podem gostar?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br